segunda-feira, 29 de novembro de 2010

Os Lagartinhas Sabichões


Os pequeninos do 1º B, alunos da Prof. Manuela Oliveira, conheceram a história A lagartinha muito comilona
fizeram um trabalho articulando com o tema da Área de Projecto "Eu e a Alimentação" e o PNL – Leitura Orientada na sala de aula.
A turma explorou a história e o projecto culminou com a pintura de um painel.
Parabéns aos pequeninos e pequeninas Lagartinhas Sabichonas e à sua Prof. Manuela Oliveira!




 

O Livro da Tila

Em 1957, era lançada a 1ª edição de o O Livro da Tila. Foi a estreia de Matilde Rosa Araújo na escrita de poemas para crianças.
Na Biblioteca Municipal Orlando Ribeiro, Lisboa, no passado dia 25, foi lançada uma nova edição do livro, numa homenagem à autora com o título “Senhora de Tantos Tesouros”.
Tila era o nome por que Matilde (que morreu em Julho deste ano) era tratada pelas pessoas mais próximas. Os poemas giram à volta da relação mãe-filha. A menina descobre o mundo, protegida por uma mãe que responde às suas dúvidas e que se deslumbra com as respostas... e do deslumbramento de ambas com o mundo. 
Desta vez a ilustração esteve a cargo de Madalena Matoso.

Matilde Rosa Araújo - Foto de António Góis

Um presente muito especial

Descobre na Biblioteca o conto da escritora Alice Catherine Allison e do ilustrador Neil Reed. Vai ser uma bela surpresa!


Vê as imagens e descobre brinquedos de outros tempos.

quinta-feira, 25 de novembro de 2010

Outro livro, outra autora e o Natal

Sinopse:
Na casa de Babushka não se vê um grão de pó ou vestígio de sujidade: as janelas cheiram a lavado, o chão, os castiçais e o peitoril da janela brilham de asseio. Mas Babushka está tão preocupada com o pó e a sujidade, que não se apercebe do que de maravilhoso acontece à sua volta: a nova estrela que brilha no céu, o anjo pairando no seu jardim, a excitante notícia trazida pelos três reis magos que a vão visitar.
É então que Babushka tem um estranho sonho em que um anjo lhe anuncia cantando que um menino nasceu numa manjedoura. Babushka fica horrorizada só de pensar que o pobre bebé possa estar cheio de frio naquele estábulo. Decidida a oferecer-lhe a sua ajuda, depois de os reis magos terem partido, põe-se também a caminho, levando consigo um xaile para aquecer o bebé e uma cesta cheia de presentes. Mas na viagem encontra a mais diversa gente e depressa aprende uma valiosa lição.
Título: Babushka
Autor(a): Sandra Ann Horn
Editora: Campo das Letras

quarta-feira, 24 de novembro de 2010

A primeira para o tempo de Natal

Sinopse:
Ariela, uma pequena fada de asas transparentes, ficou muito curiosa quando soube da existência de uma cidade cinzenta. Porque teria perdido a cor? Como seriam os seus habitantes? As crianças seriam felizes?
Descobre o que Ariela e as suas amiguinhas vão fazer para tornar especial o Natal nesta cidade cinzenta...
Autora: Alice Cardoso e Sandra Serra
Editor: Edições Nova Gaia

quarta-feira, 17 de novembro de 2010

A arte de todos os sentidos - cozinhar!

Hoje foi dia de o Conselho Geral reunir.
Damos aqui referência a esta reunião, pelo facto de todos os conselheiros terem sido agradavelmente surpreendidos pelos alunos do Curso de Educação Profissional de Jovens de tipologia T2 com saída profissional – Cozinha –.
Estes alunos, puderam mostrar e nós provar e comprovar e o que de bom já sabem executar nesta arte que é a culinária. Os nossos parabéns a todos e ao seu professor.


terça-feira, 16 de novembro de 2010

Chiuuuuu.... não incomodem estamos a ler

A grande recompensa no final de mais um dia de trabalho.
Entrar na Biblioteca e ver os pequenos leitores em ambiente calmo e acolhedor.
Os Alunos do 3ºA - Prof. Lurdes - Projecto LAC (Leitura Autónoma Continuada)





Reunião Mensal dos Professores Bibliotecários


Hoje foi a vez do Prof. Bibliotecário Abílio Santos, da Biblioteca Escolar da Escola EB2,3 Dr. Carlos Pinto Ferreira , Junqueira, dar acolhimento aos PB´s do Concelho para a realização de mais uma reunião de trabalho.
O objectivo destas reuniões, que são mensais, é garantir o desenvolvimento do trabalho realizado pelas escolas e pelos Professores Bibliotecários, de acordo com as orientações do gabinete RBE.
Da  agenda de trabalho proposta pela Coordenadora Inter-Concelhia Dr.ª Angelina Pereira,  constavam os seguintes pontos:
  • várias informações;
  • reflexos da visita da Coordenadora Nacional da RBE, Dr.ª Teresa Calçada, a V.Conde ;
  • avaliação dos PB´s;
  • blogues, marketing – algumas ferramentas Web 2.0.
A próxima reunião agendada terá lugar na  BE da EB1 das Caxinas.

segunda-feira, 15 de novembro de 2010

+ LIVROS



LIVROS NOVOS  NA BIBLIOTECA!!!
A partir da próxima semana, podes ver, ler e requisitar os novos livros que adquirimos com a verba anual atribuída pelo PNL  para o Pré-Escolar, 1º, 2º  e 3º Ciclo. 
Apesar, de essa verba ser destinada apenas para as BE´s/Correios e Sede, as novas aquisições "viajam" de Biblioteca em Biblioteca, de mão em mão.

Aqui ficam alguns exemplares... eles ESPERAM POR TI...






Nota: A aquisição das obras, só é efectuada após auscultação aos docentes

domingo, 14 de novembro de 2010

Descobrimos hoje e vamos estar atentos…




Korky Paul entusiasma-se a descrever a forma como as ideias lhe surgem, por isso contou o exacto momento em que se lembrou de “atirar a bruxa para debaixo da água”: “Ia a descer a rua da minha editora [Oxford University Press], com desenhos do espaço debaixo do braço, e pensei que a seguir queria levar a Mimi até ao fundo mar. Pô-la de debaixo de água.”
E lá foi ela (e o gato). Agora, anda a imaginar em que tipo de submarino a vai fazer mergulhar.
O livro será publicado em 2011 e, segundo Helena Rafael, da Gradiva, editora que detém os direitos para Portugal, ainda não está decidido se o título será uma tradução literal de Winnie Underwater (Mimi debaixo de Água).
Como em todas as edições haverá um concurso feito por crianças, cujo vencedor verá o seu trabalho impresso nas guardas do livro e receberá um exemplar assinado Korky Paul.
A escola a que pertence o aluno fica registada na obra, recebe um prémio e livros para a Biblioteca. A novidade (e a boa notícia) é que para a história da Mimi no fundo do Mar os desenhos serão recolhidos em Portugal, só ainda não se definiram as escolas que irão participar.
O ilustrador explicou o processo. “Faço uma curta descrição da história, mas não mostro os desenhos já feitos por mim para não influenciar. Os professores fazem a selecção de 20 desenhos de raparigas e 20 de rapazes. Eu, o editor e o director escolhemos o melhor.”
(in revista Pública 14.11.2010. Texto de Rita Pimenta)

O ilustrador e a autora dos contos da Bruxa Mimi
 
O tapete Voador da Mimi
Sinopse:
A Mimi sempre quisera ter um tapete voador. Mas o tapete voador da Mimi é especialmente desobediente e leva o Rogério para muito longe, numa louca e arriscada viagem. Conseguirá a Mimi salvar o seu querido gato? Ela vai precisar de muita coragem e, claro de um pouco de magia.



A Bruxa Mimi
Sinopse:
A Bruxa Mimi vivia numa casa preta. 
Tinha tapetes pretos, cadeiras pretas, uma cama preta com lençóis pretos e quadros pretos nas paredes. Até a casa de banho era preta.
Naturalmente, o gato dela também era preto. E por isso a Mimi estava sempre a tropeçar nele - até ao dia em que decidiu usar um pouco de magia...
VENCEDOR DO PRÉMIO DO LIVRO INFANTIL atribuído pela Federação de Grupos do Livro Infantil.

A Bruxa Mimi e a Varinha Mágica
Sinopse:
A Bruxa Mimi voltou a fazer das suas: com a pressa de lavar o vestido novo para o dia do Espectáculo de Magia das Brxas, meteu a varinha mágica na máquina de lavar por engano! E agora a varinha não funciona. Como resolver o problema? Talvez o Rogério possa dar uma ajudinha. Talvez... 



A Bruxa Mimi no Inverno
Sinopse:
A bruxa Mimi e o seu gato Rogério estão fartos do Inverno. O jardim está coberto de neve, a fone congelou, das árvores pendem picos de gelo. Então a Mimi lança um feitiço e transforma tudo em Verão. Um grande erro... 


A Bruxa Mimi e o Dragão da Meia-Noite
Sinopse
A Bruxa Mimi e o Dragão da Meia-Noite
É noite. A Mimi está enroscadinha na sua cama. Tudo está tranquilo... mas não por muito tempo! Depressa a casa se enche de estrondos de armaduras a cair e relógios desafinados, de baforadas de fumo e nuvens de borboletas. E tudo isto por causa de uma visita inesperada e bastante escamosa.
Neste livro, viverás com a Bruxa Mimi, o Rogério e um dragão-bebé uma inesquecível noite mágica e enluarada! 
 

A Bruxa Mimi Vai à Praia
Sinopse:
Com tanto calor, a Bruxa Mimi não consegue ficar em casa, e decide partir com o Rogério rumo à beira-mar. Mal chega à praia, estende a toalha na areia e corre para o mar para dar um mergulho - ao contrário de Rogério, que odeia água! Mas à medida que a maré vai subindo, as ondas vão-se aproximando do sítio onde a Mimi deixou as suas coisas - e levam-lhe a vassoura. Ela bem tenta que a vassoura responda ao seu «Abracadabra», mas nem tudo corre como previsto...

A Bruxa Mimi Voa Outra Vez
Sinopse:
A Bruxa Mimi vai para todo o lado de vassoura. No céu, não há semáforos nem engarrafamentos. Mas, de repente, ela começa a chocar com muitas coisas: helicópteros, asas-deltas, edifícios muito altos. Por isso, resolve usar a sua varinha mágica e transformar a vassoura em todo o tipo de coisas estranhas e maravilhosas. E é então que começam os sarilhos a sério.



 

O Novo Computador da Bruxa Mimi
Sinopse:
O novo computador da Mimi é mágico. Basta um toque no rato e os seus feitiços realizam-se.
 A Mimi nunca mais vai ter de pegar na varinha mágica, de ler o livro dos feitiços ou de gritar ABRACADABRA! Ou será que vai?

A Mimi no Espaço
Sinopse:
Três, dois, um... uau!
A Mimi e o Rogério vão fazer uma viagem espacial! Por entre satélites e discos voadores, a Mimi descobre um simpático pequeno planeta onde fazer um piquenique. É então que um grupo de estranhas criaturas decide juntar-se a eles, a Mimi vai precisar de muita magia para a ajudar a salvar o dia!
 





Aqui fica um dos livros que podes encontrar na Biblioteca

sábado, 13 de novembro de 2010

Descanso, leitura... num ambiente único. Este fim de semana vá até Vidago

Localizado hoje a cerca de uma hora de distância do Porto, o Vidago Palace abriu pela primeira vez em 1910. Hoje sob, a autoria do reconhecido arquitecto português, Álvaro Siza Vieira, este parque renasce – preservando a herança arquitectónica dos edifícios e ajustando as valências às necessidades dos clientes  do século XXI.
A acolhedora sala de leitura

“Um lugar mágico, onde a Natureza, a História e a Tradição nos envolvem … 
e onde apetece sempre voltar.”
Miguel Torga

sexta-feira, 12 de novembro de 2010

I Jornadas de Bibliotecas Escolares da Maia


Hoje, estivemos presente nas I Jornadas de Bibliotecas Escolares da Maia.
Durante a sessão de abertura podemos ouvir as intervenções do Vereador da Cultura e da Coordenadora Nacional da RBE, Dr.ª Teresa Calçada
Tal como aconteceu em Vila do Conde, no passado dia 10, também na Maia foi assinado o acordo de Cooperação entre a Autarquia e os Agrupamentos de Escolas.
Surpresa muito agradável, para nós, foi a actuação do Coro de Professores da EB23 do Castêlo da Maia. 
Os nossos parabéns à comissão organizadora destas Jornadas.

Imagens recolhidas por Dr.ª Angelina Pereira 
(ver em http://bibliotecasemrede.blogspot.com/)

quinta-feira, 11 de novembro de 2010

Dr.ª Teresa Calçada, Coordenadora Nacional da RBE, em Vila do Conde

Foi ontem, oficialmente, criada a Rede de Bibliotecas Escolares de Vila do Conde.
O acto solene da assinatura do respectivo protocolo entre a Câmara e os Agrupamentos Escolares representados pelos seus Directores teve lugar na Biblioteca Municipal José Régio.
A este acto presidiu a Vereadora da Educação Dr.ª Elisa Ferraz, Dr.ª Teresa Calçada, Coordenadora Nacional da RBE e a Directora da Biblioteca Municipal José Régio, Dr.ª Marta Miranda.
Também estiveram presentes os Professores Bibliotecários do concelho várias Coordenadoras Inter-Concelhias e outros convidados que testemunharem este acontecimento tão importante para todas as Bibliotecas Escolares de Vila do Conde.
Durante esta cerimónia foi apresentado o portal da Rede de Bibliotecas.

Para mais tarde recordar