terça-feira, 14 de dezembro de 2010

NÃO FALTE!

É NA BIBLIOTECA SEDE

Mais uma sugestão para o Natal

Sinopse:
Numa manhã fria de Natal, um pequeno ouriço- -cacheiro é acordado do seu profundo sono de Inverno. Ele está cheio de frio, demasiado frio para conseguir adormecer novamente.
De súbito, algo cai do céu! Que alegre surpresa! É um lindo gorro de lã vermelho enviado pelo Pai Natal.
Mas, o nosso amigo tem um problema: o pompom fica sempre virado para o lado errado! Até que uma brilhante ideia transforma aquele goro no melhor presente de sempre. 

Título: Uma prenda de Natal
Autor(a):Tina Macnaughton, M. Christina Butler
Editora: Educação Nacional

segunda-feira, 13 de dezembro de 2010

Sabores de Natal

Durante o dia de hoje e amanhã, decorre no ginásio da EB1 Nº 1 – Escola dos Correios – uma actividade muito doce e tentadora.
O projecto “Sabores de Natal”, da autoria e responsabilidade da Coordenadora do 1º Ciclo Prof. Lina Vinhas, está a proporcionar a todos os alunos a participação na oficina de culinária “Vê como é e aprende como se faz.”
O objectivo principal é transmitir tradições, tão portuguesas e próprias desta época natalícia, aos nossos alunos.
O entusiasmo foi imenso e amanhã lá continuarão a sair pela porta do ginásio os cheiros e sabores de Natal.

Relembramos, que no ano anterior, levámos a efeito o Concurso “A rabanada que nos une” envolvendo os encarregados de educação. Foram apresentadas 17 travessas de rabanadas (uma por turma) a concurso e todo o corpo docente e auxiliar elegeu a melhor rabanada. Fizemos a recolha de todas as receitas mas lamentavelmente a que foi eleita como melhor rabanada não nos foi possível ter acesso à sua receita… segredo de família… que pena não ter sido partilhada…
Porém, este ano temos a certeza de que a receita das rabanadas desta oficina assim como a receita da aletria serão partilhadas e aqui publicadas.


Uma alternativa à tradição...(a pedido da Prof. Geninha Sanches :-) )

Ingredientes:
  • 8 pães franceses (duros)
  • 1 litro de leite de vaca;
  • 1 lata de leite condensado;
  • 8 ovos;
  • 4 colheres (sopa) de maizena (amido de milho);
  • 4 pitadas de sal;
  • Manteiga light e óleo de soja;
  • Canela;
  • 5 colheres (sopa) de açúcar;
  • Amêndoas para decorar. 
Preparo:
  1. Corte os pães em fatias de 1 (um) centímetro.
  2. Junte o leite de vaca ao leite condensado e mergulhe o pão nessa mistura para amolecer.
  3. Bata as claras em ponto de neve, adicione as gemas e continue batendo até obter uma mistura homogénea.
  4. Acrescente a maizena e o sal e bata até ficar cremosa.
  5. Envolva as fatias de pão nesse creme e, numa frigideira com um pouco de manteiga e óleo, frite-as, virando para dourar dos dois lados.
  6. Junte canela ao açúcar até ganhar cor de chocolate e passe nele as rabanadas.
  7. Após, empilhe numa vasilha as rabanadas em forma de pirâmide (para ficar bonito) e decore com algumas amêndoas por cima das rodelas das rabanadas.

Sabias que...

Uma das receitas tradicionais de Natal em Portugal são as rabadas.
A rabanada é uma fatia de pão de trigo (pão de forma ou baguete) que, depois de molhada em leite, vinho (no Minho usa-se Vinho Verde tinto ou branco) ou calda de açúcar, é passada por ovos e frita.
As rabanadas fazem parte de muitas mesas da consoada em Portugal. Servem-se polvilhadas com açúcar e canela ou regadas com calda de açúcar ou mel. Outrora, a palavra rabanada era apenas utilizada para norte do rio Mondego e à mesma sobremesa atribuía-se, a partir da margem sul do referido rio, o nome de fatia-dourada, ou fatia-de-parida.
O nome mais curioso é Fatia Parida, pela história que trás consigo. Estas fatias foram chamadas assim porque, em tempos passados, nos meios rurais e mais pobres, estas fatias eram dadas às mulheres que acabavam de ser mães, pois acreditava-se que este alimento rico em ovo, açúcar, leite e pão alimentava bem a mãe e puxava o leite para alimentar o bebé. Por este motivo foram chamadas de fatias–de-parida.

quinta-feira, 9 de dezembro de 2010

Ohhhhh se não fossem os sapatos...

Aqui fica, em especial para os meninos e meninas da Prof. Susana, 2º B, este conto de José Fanha "Os sapatos do Pai Natal"
Ah!!! Falta o texto!!!
Quem quer inventar uma história para estas belas ilustrações da autoria de Sandra Serra? 
No final, procurem o livro na Biblioteca e descubram como é a história do José Fanha.

quarta-feira, 8 de dezembro de 2010

Emoção: as palavras envoltas em música. Fantástico!

No final da tarde deste feriado, estivemos no encerramento da 6ª edição da Festa da Poesia em Matosinhos. Nesta edição Florbela Espanca, poetisa que dá nome à biblioteca municipal, foi mais uma vez homenageada. Quem foi até lá, pode ver uma mostra de cartas de amor escritas pela autora, que integram um vasto espólio adquirido pela autarquia de Matosinhos.



“Poesia e Outras Músicas” encerraram este evento. 
A voz e emoção de José Fanha, o som do saxofone de Nanã Sousa Dias e as mãos de António Palma ao piano deliciaram todos quantos tiveram o privilégio de assistir a este evento.
Parabéns a todos(as) quantos trabalharam na concretização desta Festa da Poesia.
Para o ano lá estaremos.











Para recordar outros tempos...(2)



Neste feriado descobre este sítio

... com muitas histórias


Podes ouvir, ler os contos de Hans Christian Andersen, Charles Perrault e Irmãos Grimm...


... e ainda podes descobrir muitas actividades divertidas, basta clicares AQUI.

 

Ainda faltam uns dias...

terça-feira, 7 de dezembro de 2010

Logo bem cedo pela manhã...

...foram chegando à Biblioteca grupos de alunos muito entusiasmados com Feira do Livro. O fundo musical natalício, o convívio alegre e a conversa à volta dos livros tornou a Biblioteca, mais uma vez, num lugar mágico!

segunda-feira, 6 de dezembro de 2010

Esperamos por vós!

Como já tínhamos anunciado, na passada semana, abriu hoje a Feira do Livro de Natal. São muitos e variados os títulos expostos. Contamos com a vossa presença na BE da Escola Sede.







sábado, 4 de dezembro de 2010

Para (re)ver neste fim de semana gelado!

Raymond Briggs
O ilustrador, Raymond Briggs é um clássico entre os ilustradores britânicos da actualidade, sendo detentor de numerosos prémios e distinções. Entre os diversos trabalhos sensacionais que tem feito irá ficar para sempre The Snowman, criado em 1978.
O boneco de Neve é um belíssimo livro ilustrado sem palavras que há muitos anos encanta crianças e adultos. O Boneco de Neve vendeu já mais de dois milhões de exemplares em todo o mundo.
Mais tarde, em 1982, este belíssimo trabalho foi transformado em desenho animado por Dianne Jackson, chegou a concorrer ao Oscar de Melhor Curta de Animação e assim se tornou num clássico.







sexta-feira, 3 de dezembro de 2010

ESTÁ A CHEGAR!


Desta vez a Feira do Livro de Natal vai ser em GRANDE. As três Bibliotecas Escolares do nosso Agrupamento reunidas para este evento Natalício.








TODOS JUNTOS!

Os alunos do 2º A, Prof. Isabel Leão, com os meninos da UAM, Prof. Fatinha Trovão, partilharam a história A Arca de Ninguém.

Mais algumas sugestões
Sinopse:
Um dia a Lua decidiu acordar mais cedo para ir ter com o Sol e convidá-lo para passearem os dois. Mas, enquanto deslizavam tranquilamente pelo céu algo aconteceu na Terra … O Sol e a Lua ficaram muito aflitos! Foi então que a Lua teve uma ideia que disse em segredo ao Sol. Dirigido ao público infantil, este livro permite incursões em várias áreas curriculares e integra um DVD acessível a crianças com necessidades educativas especiais. O DVD integra, ainda, conteúdos pedagógicos: Olá queres viajar no Espaço as crianças são convidadas a viajar num foguetão que os irá transportar numa fantástica aventura de descoberta do sistema solar. É só ligar os motores e … 3,2,1 … Descolar! 


Título: O segredo do Sol e da Lua
Autor(a): Graça Breia e Manuela Micaelo
Editor(a): Cercica

Sinopse:
A história do Gato Gatão Poeta de Profissão dá-nos a conhecer a vida de um gato. De uma maneira alegre e bem-disposta em que as palavras também brincam, este gato poeta apresenta-nos a sua companheira e descreve-nos a sua aldeia onde é feliz e onde encontra motivos de inspiração para a sua poesia. Dirigido ao público infantil, este livro permite incursões em várias áreas curriculares e integra um DVD acessível a crianças com necessidades educativas especiais.
O DVD integra, ainda, conteúdos pedagógicos: A viagem do Gato Gatão convida os mais pequenos a descobrir Portugal Continental e as Regiões Autónomas dos Açores e da Madeira. Este gato e a sua amiga Ruivinha passeiam de balão por Portugal e com uma linguagem simples e divertida vão descrevendo o que vêm e sentem. 
Título: O Gato Gatão Poeta de Profissão
Autor(a): Graça Breia e Raquel Pinheiro
Editor(a):Cercica
 
 Sinopse: Dom Leão gostava muito da Dona Catatua, e por isso queria que ela aprendesse a falar.
Título: Dom Leão e Dona Catatua
Autor(a): Manuela Micaelo e Raquel Pinheiro
Editor(a):Cercica

 
Sinopse:
Com a Matilde, o Tomás e a Maria aprendemos que, com muita amizade e um pouco de imaginação, o querer e o poder não têm limites.
Por isso, o " Pirilampo Mágico" é dedicado a todos os meninos e meninas que, com um toque de sábia magia, transformam a diferença em individualidade e aos adultos que acreditam que a igualdade mais não é do que o direito e também a obrigação de sermos diferentes, até de nós próprios. 
Título: O Pirilampo Mágico
Autor(a): Maria João Carvalho
Editor(a):  Cercica
 
Sinopse:
Cada quadra desta história é acompanhada da ilustração correspondente e escrita com texto e símbolos.
Associando-se as imagens, o texto e os sons, este método pode ser utilizado para processos de reabilitação ou em contextos educativos, nomeadamente para crianças com necessidades especiais ou dificuldades de aprendizagem.
Título: O Piolho Zarolho e o Arco-íris
Autor(a): Lurdes Breda e Carla Figueiredo
Editor(a): Temas Originais



Sinopse:
Era uma vez um Cavalinho que queria conhecer novos amigos para brincar. Viajando por searas amarelas e florestas de árvores frondosas, vamos aprender de forma divertida as cores e como elas se misturam, alimentando o despertador dos sentidos e da imaginação.

Título: O Carrossel das Cores
Autor(a): Diana Pereira
Editor(a): Cercica