quinta-feira, 27 de janeiro de 2011

Parabéns iPad, um ano de conquistas

O iPad da Apple foi um verdadeiro sucesso mesmo antes de aterrar no mercado. Só chegou a Portugal há cerca de dois meses, mas já fazia as delícias dos consumidores há mais tempo. Foram milhares as pessoas que, em todo o mundo, fizeram fila de espera para serem as primeiras a adquirir o tablet maravilha. Um ano depois, o rebento está de parabéns. Nada como olhar para trás para compreender melhor a origem de tanto sucesso e o que lhe reserva o futuro. Os rumores anteriores ao lançamento espalharam-se pela Internet. Seria chamado de iSlate? Quando é que ia chegar às prateleiras das lojas? Será que só viria aí um iPhone em tamanho gigante? Neste primeiro aniversário, o boato que circula é que vem aí uma segunda geração ainda mais promissora.

Nota:
Vendas do tablet da Apple ficaram cinco vezes acima do que se estava à espera
(In, Agêencia Financeira)

Provavelmente, também o futuro dos livros escolares passará por aqui. Será a evolução natural e estes dispositivos serão ferramentas extraordinárias para uma aprendizagem com qualidade e ligação aos mais avançados métodos de informação.
Congratulamo-nos pelo facto de já terem sido adquiridos dois iPad para a Biblioteca Escolar José Régio. Os alunos devem estar radiantes com a novidade!
Parabéns PB Fernanda Sampaio por mais esta conquista :-) , foi uma forma excelente para abrir a porta da BE ao novo ano.
 

A imprensa local fala de nós

(clique sobre a imagem para aumentar)

Ainda as colheres de pau e a Feira dos Namorados

(clique sobre a imagem para aumentar)

terça-feira, 25 de janeiro de 2011

1ª reunião concelhia deste novo ano

Realizou-se hoje, na Biblioteca Escolar da EB2/3 de Mindelo, a 1ª reunião concelhia deste novo ano.
Foram vários os assuntos abordados pela Coordenadora Interconcelhia Dr.ª Angelina Pereira, entre os quais, a continuação da aplicação do modelo de avaliação da biblioteca escolar. Este processo foi  iniciado no ano lectivo anterior e é um instrumento criado pelo Gabinete RBE para que as bibliotecas possam, de uma forma estruturada e fundamentada, realizar a avaliação da sua acção e definir estratégias de melhoria e desenvolvimento das suas práticas nos diferentes domínios de actuação.
No final da reunião fomos todos agradavelmente surpreendidos com uma actuação musical por um grupo de 8º Ano. 
O nosso bem haja, a PB Rosa Guedes, pelo acolhimento

sábado, 22 de janeiro de 2011

Continua a ter sonhos! Ainda quer ser palhaço antes dos 80 anos. Este é José Fanha

Valeu a pena a espera de Outubro a Janeiro!
Todos os alunos do 1º Ciclo do nosso Agrupamento tiveram oportunidade de contactar com um homem das letras, das artes e da cultura portuguesa, o escritor/poeta José Fanha. Os momentos que ontem a todos proporcionou, foram de encantamento e alegria.
Os alunos ouviram e deliciaram-se com a narração de histórias e a declamação de poesias. Tudo isto numa linguagem simples, acessível e salpicada de muito humor à mistura, do bom humor que caracteriza este contador de histórias.
Houve oportunidade para partilhar momentos sobre a sua vida, sobre a forma como escreve, como lhe surgem as ideias...Falou ainda das suas visitas às escolas, bem como as suas histórias preferidas que aliás sabe contar e declamar como poucos.
Ainda houve tempo para falar de igualdade, liberdade e a comoção foi enorme quando subiu ao palco um aluno da EB1 de Azurara para lhe dar um abraço especial, este menino é neto de um grande amigo seu, um dos capitães de Abril.
Neste afectuoso convívio, o poeta chamou à atenção para a importância e o prazer da leitura, e também para o papel importantíssimo das bibliotecas escolares e do trabalho que os PB´s desempenham na formação das pessoas. 
No final de cada sessão, e foram três, aconteceu o momento pelo qual  José Fanha nutre especial carinho, o contacto mais personalizado com os seus leitores: a sessão de autógrafos.  
Há que referir, que este grande comunicador desenvolve um trabalho intenso, um pouco por todo o país, divulgando a poesia, promovendo o livro e a leitura.
Só podemos dizer, VOLTE SEMPRE José Fanha.

Nota: Só foi possível proporcionar este mega encontro graças à disponibilidade demonstrada pela Câmara Municipal de Vila do Conde na utilização do Teatro Municipal e à fantástica e muito eficiente equipa que lá desempenha funções. O nosso bem haja, mais uma vez, pela preciosa ajuda e colaboração.

José Fanha
Dramatização da história "O Dia em que a Barriga Rebentou"
 Em breve publicaremos mais fotografias deste evento

quinta-feira, 20 de janeiro de 2011

A promessa vai ser cumprida

Amanhã vai acontecer, finalmente, o tão aguardado encontro com o escritor José Fanha.
Das 09:30 até as 12:30 o Teatro Municipal abre as suas portas para acolher os alunos da EB1 Nº 1 e depois do almoço será a vez das EB1´s de Azurara, Tougues, Retorta, Meia Laranja, Bairro Alto e Formariz.
O Salão Nobre será o palco onde tudo irá acontecer. Num primeiro momento será feita a apresentação do escritor, de seguida as estagiárias do Curso de Animação Sociocultural da Esc. Prof. de Vila do Conde irão dramatizar o conto “O Dia em que a barriga rebentou”. Para finalizar sobe ao palco José Fanha
Amanhã diremos como tudo correu.

quarta-feira, 19 de janeiro de 2011

Uma doce surpresa

Se visitar uma das pastelarias O Forninho, em Vila do Conde, poderá encontrar esta doce surpresa.
Bela ideia!!! Bem hajam, Miguel e Celeste, por tornarem as nossas vidas mais doces  ao saborearmos os vossos bolos e por desafiarem os  clientes a LER+.



Há que salientar, também, que esta pastelaria sempre se mostrou disponível em colaborar connosco, nomeadamente aquando dos aniversários da Biblioteca patrocinando em enorme bolo assim como em outros eventos.

O poder da imginação

Chegou hoje, à Biblioteca, a história inventada pelos pequeninos do 1º B, alunos da Prof. Manuela Oliveira. Esta história aconteceu após o desafio lançado para observarem só as ilustrações de Neil Reed no livro “O ursinho Mágico” sem terem conhecimento do enredo deste conto de Alice Catherine aqui fica o registo destes meninos e meninas.

Parabéns a todos e à Prof. Manuela Oliveira.


O ursinho mágico
Era uma vez uma casa onde vivia uma menina chamada Margarida.
Margarida dormia tranquila quando de repente se abriram as portas de um armário do seu quarto.
Ela acordou e ficou admirada a olhar para dentro desse armário.
De lá saíram vários brinquedos: um comboio, cubos, com letras, um tambor, uma raqueta, uma bola de ténis e um embrulho com laço vermelho.
A Margarida ficou muito contente quando abriu o embrulho e saiu de lá um urso.
O ursinho pôs-se em pé em cima de um banco de madeira.
-Ó Margarida, queres voar comigo?
- Sim, mas como é que consegues voar?
- Porque sou mágico! Posso realizar todos os teus sonhos, Margarida!
- Então quero voar no mundo da fantasia! – disse a Margarida.
O ursinho agarrou a mão da menina e voaram num lençol mágico. Só pararam quando chegaram à cidade dos brinquedos. Esta cidade era especial porque era o local onde todos os brinquedos ganhavam vida e eram todos amigos. Era para aqui que os brinquedos iam quando as crianças já não os queriam.
Ali a Margarida sentia-se feliz e admirada, pois, não era costume ver brinquedos falantes e entra na brincadeira deles, desfilando ora com soldados, o ursinho e o palhaço, ora viajando no comboio, na cidade dos Brinquedos ou com o cão Bobi que saltava para o colo dela.
Até o macaquinho Fofinho aplaudia o baile dos brinquedos, onde a Margarida também participou.
Chegou a hora da Margarida deixar a cidade dos Brinquedos e foi-se despedir de todos eles que agora eram seus amigos. Eles também se despediram muito felizes por ter ido ali uma menina tão alegre e simpática.
Quando chegou a casa a Margarida abraçou o avô e contou-lhe a sua aventura.
Logo a menina foi dormir e o seu amigo ursinho regressou ao embrulho onde dormiu um sono tranquilo e longo.
FIM

Assim escreveram o amor ...alguns exemplos

 (PARA AUMENTAR CLICAR NAS IMAGENS)

terça-feira, 18 de janeiro de 2011

O Espantalho Gustavo e a sua paixão

As imagens deste livro, que podes encontrar na nossa Biblioteca, foram feitas por Giovanna Osellame. É uma história que conta o amor de um espantalho pela sua amada. Até lá, vai vendo as imagens e depois descobre a história que Guido Visconti escreveu.

Se Maomé não vai a montanha, a montanha vem até Maomé :-)

"Independentemente do nível de ensino, os professores bibliotecários estabelecem redes de trabalho cooperativo, desenvolvendo projectos de parceria(…). São eles os co-responsáveis pela liderança e gestão das bibliotecas e serviço de biblioteca no agrupamento. (…)"
(In, Para uma gestão integrada da biblioteca escolar do agrupamento
Orientações. 2010. Lisboa. Rede Bibliotecas Escolares)
Já em 1999, o Manifesto para as Bibliotecas Escolares da UNESCO fazia também a defesa do trabalho colaborativo, sublinhando os resultados que permite alcançar:
“…quando os bibliotecários e os professores trabalham em conjunto, os alunos atingem níveis mais elevados de literacia de aprendizagem, de resolução de problemas e competências no domínio das tecnologias de informação e comunicação.”(2)
Foi tudo isto que hoje aconteceu com e para os alunos do 4º ano da EB1 Nº1. Tentando eliminar as distâncias geográficas a docente de ET, Prof. Maria do Céu Silva, exercendo funções na escola sede e membro da equipa da BE Sede, deslocou-se até à BE dos Correios para fazer, com estes alunos, um workshop sobre a decoração de colheres de pau.
Numa primeira fase, os alunos foram recebidos na BE e aí tivemos tempo para dialogar acerca desta antiga e bonita tradição de Vila-condense “A Feira dos Vinte e as colheres de pau”. 
Depois e com base nos ensinamentos dados por esta mestre em arte, foi tempo de imaginação, muita criatividade e o AMOR foi a palavra-chave.

Alunos do 4º Ano 
Alunos das Professoras 
Ana Bouça-Nova, Olinda Barreto e Eulália Machado

Todas as colheres estarão em exposição na BE Sede até ao dia 14 de Fevereiro. Nessa data serão conhecidos os vencedores deste ano. Até lá irão continuar os workshops na BE Livros na Areia e na BE da Escola Sede.
No final, todos os alunos tiveram direito a um certificado!

domingo, 16 de janeiro de 2011

Vem aí a Feira das Colheres de Pau

Feira Grande de Janeiro ou
Feira dos Vinte ou
Feira das Colheres de Pau ou
Feira dos Namorados, assim ficou conhecida uma das feiras que teve origem no século XVIII e uma das mais importantes do Norte do País. 
Tudo começou num alvará régio, promulgado por D. Pedro II, a 5 de Setembro de 1704, por solicitação das gentes de Vila do Conde, e onde se instituía a Feira Franca de Santo Amaro, a realizar ao dia 20 de cada mês.
Durante séculos a "Feira dos Namorados" foi o local privilegiado para os jovens encontrarem o seu "par ideal", deslocavam-se até lá nos seus trajes de festa, levando colheres de pau que serviam de "suporte" para escrever versos e rimas de amor às suas amadas. Na feira não faltava o som das gaitas tocadas por músicos galegos e barracas onde se vendiam vinho, pão e figos.
Esta colher servia como tema de brincadeira, tentando os rapazes tirá-la às raparigas, o que provocava correrias e risadas e, por vezes, o início de alguns namoros.
Uma outra maneira de iniciar uma relação de amizade, ou até de futuro compromisso amoroso, consistia em o rapaz oferecer à rapariga que tinha "debaixo de olho", a colher que tinha decorado, e esta aceitá-la.
Desde os anos noventa, e até aos dias de hoje, a Câmara Municipal de Vila do Conde, através das Escolas de Ensino Básico deste concelho, pretende manter esta tradição, promovendo um concurso de colheres de pau.
Todos os anos, a autarquia compra centenas daquelas colheres que depois distribui pelas escolas para os alunos decorarem com pinturas e desenhos.
As colheres são depois expostas e vendidas ao público na feira de Vila do Conde, revertendo as receitas para uma instituição de solidariedade local. Os alunos apresentam-se vestidos à época setecentista e são acompanhados por música, de forma a ser recriado o ambiente original festivo.




Concurso / Exposição de Colheres de Pau - 2011
Data: 13-01-2011 a 20-01-2011
Horário: Exposição de Colheres de Pau Auditório Municipal | Galeria r/c 13 a 20 de Janeiro | Terça a Sábado das 15h00 às 23h00 Venda das Colheres de Pau Entrada do Mercado Municipal – 21 de Janeiro | 10h00 às 16h00

 Escolas participantes na iniciativa:(clicar aqui para saber +)
- Escola Secundária José Régio
- Escola Secundária D. Afonso Sanches
- Escola EB 2,3 Júlio Saúl Dias
- Escola EB 2,3 Frei João
- Escola EB 2,3 D. Pedro IV
- Escola EB 2,3 A Ribeirinha
- Escola EB 2,3 Dr. Carlos Pinto Ferreira

terça-feira, 11 de janeiro de 2011

Aprender para procurar

Os alunos do 2ºC, alunos da Prof. Elvira, passaram o inicio da tarde na Biblioteca para perceberem como se organizam os livros nas estantes. Foi grande o interesse e ficou marcada para breve outra sessão.

domingo, 9 de janeiro de 2011

GUIA DE UTILIZAÇÃO e Princípios Básicos de Segurança





A Internet é uma fonte inesgotável de informação, muito útil para apoiar a aprendizagem, ajudar nos trabalhos de casa, comunicar, trocar ideias e experiências, abrindo novos horizontes e oferecendo oportunidades que não existiam há alguns anos atrás. No entanto, enquanto meio de comunicação e informação de livre acesso tem alguns riscos a que os pais e educadores devem estar atentos.

ALGUNS CONSELHOS
·         Oriente os seus alunos nas na Internet e vigie os diálogos que mantêm através das ferramentas de comunicação (fórum, email, chat, messenger, facebook...).
·         Alerte os seus alunos para as questões de credibilidade das fontes informação que encontram na Internet. Estimule um sentido crítico e selectivo sobre a informação e aconselhe-os a compararem várias fontes. A construção desse sentido crítico e selectivo deve ser acompanhada à semelhança do que acontece com os restantes Media (televisão, rádio, jornais, revistas...).
·         Alerte os seus alunos para o risco de se confrontarem com na Internet (pornografia, apelo à violência, apelo ao racismo...), e recomende que conversem com os professores ou com os pais, sobre os assuntos que os incomodarem. Recomende-lhes que evitem a pesquisa deliberada de determinados sites com conteúdos ilícitos ou mesmo ilegais (neste caso configurando crime).
·         Aconselhe os seus alunos a manter um comportamento ético quando pesquisam na Internet. Alerte para o problema do - copiar e colar é muito prático para elaborar os trabalhos da escola, mas é condenável do ponto de vista moral e intelectual, havendo que respeitar os direitos de autor. Ensine-os a fazer citações e/ou a reformular as ideias utilizando as suas próprias palavras.
·         Aconselhe os seus alunos a não responderem a insultos quando estiverem a comunicar através de email, chat, messenger, facebook... Este tipo de diálogo não deve ser alimentado, aconselhe-os a desligarem-se.
·         Alerte os seus alunos para o risco de comunicarem com estranhos. Recomende-lhes que não forneçam dados pessoais (idade, nome completo, morada, telefone, passwords, fotografias pessoais...) e a não marcarem encontros com desconhecidos. O mesmo tipo de precauções também se aplica à utilização dos telemóveis. Não se esqueça que uma grande parte da comunicação é hoje estabelecimento através dos telemóveis (sms, envio de imagens, acesso à internet…)
·         Alerte os seus alunos para os perigos dos vírus que podem introduzir-se nos computadores, ao abrirem emails (e anexos) estranhos ou enviados por desconhecidos, ou ao descarregar determinados programas da Internet. Confirme se a escola tem os seus computadores protegidos com software antivírus actualizado, software de filtragem de conteúdos e outros mecanismos de segurança.

·         Alerte os seus alunos para os perigos da pirataria de software, jogo a dinheiro, conteúdos ilícitos e ilegais (as autoridades policiais têm serviços especializados em detectar utilizações ilícitas de conteúdos na Web e a pena pode ir até aos dois anos de prisão).
·         Aconselhe os seus alunos a não se deixarem influenciar pelo marketing agressivo e publicidade abusiva e a evitar preencherem questionários onde são pedidos dados pessoais.   

Apesar dos perigos inerentes à utilização da internet, devemos manter uma atitude POSITIVA e devemos INCENTIVAR os nossos alunos a pesquisar sítios na internet que sejam apelativos e que os motivem a aprender e a conhecer o mundo à sua volta, descobrindo em conjunto o lado positivo da utilização da Internet.

Vai às compras neste fim de semana?

Então, está à sua espera, recentemente colocado nas livrarias, mais um livro de Eugénio Lisboa editado pela  Imprensa Nacional Casa da Moeda. 
É um conjunto de textos em torno da obra, da vida e da personalidade do nosso conterrâneo e grande escritor José Régio.

sábado, 8 de janeiro de 2011

O concurso "Conheço um escritor"



 O concurso "Conheço um escritor" é promovido pela VISÃO Júnior, em parceria com o Plano Nacional de Leitura e a Rede de Bibliotecas Escolares. Todos os meses será publicada uma entrevista a um autor com perguntas e outros trabalhos dos leitores (Alunos do Ensino Básico, do 1.º ao 9.º anos de escolaridade). 


Conhecer um escritor e visitar o seu local de trabalho.
Em que se inspira um escritor para construir as histórias e personagens?
O que faz quando tem de escrever e não lhe apetece?
Quanto tempo demora a escrever um livro?
O que sente quando vê o seu livro à venda?
Pensa o que gostarias de perguntar a um escritor.


Álvaro Magalhães
(fifiencantada.blogspot.com)

Se pretende enviar perguntas relativas à entrevista a fazer a Álvaro de Magalhães, a data limite para o fazer é 14. 01. 2011.


 Alice Vieira
(creeb23bocage.blogs.sapo.pt)
Se pretende enviar perguntas relativas à entrevista a fazer a Alice Vieira, a data limite para o fazer é 03. 02. 2011.

quarta-feira, 5 de janeiro de 2011

Leituras, contos, alegria entre Reis e Rainhas

Assim começou a manhã...
Com a colaboração das estagiarias, as coroas para os "reis" e "rainhas" ficaram prontas! Leitura calma, aconchegante e mais um conto de Natal estão a ser momentos felizes e partilhados com todos.
Aqui, os alunos do 4ºA - alunos da Prof. Olinda Barreto e estagiárias.

Reis Magos e tradições de Natal

View more presentations or Upload your own.

terça-feira, 4 de janeiro de 2011

Diferentes formas de "ver" os Três Reis

 
Oxana Zaika

Matilda Harrison

 
Nicholas Andrikopoulos

Mauro Evangelista
A LEITURA NÃO ESTÁ EM CRISE

(clique sobre o gráfico para aumentar)


No valor apresentado, na BE Correios,  estão incluídas as requisições feitas pelas EB1´s e alguns JI´s do Agrupamento

Sugestões para o Dia de Reis


Sinopse:
Joana, menina rica e prisioneira no seu jardim, faz amizade com o Manuel, criança órfã e pobre, que vive num estábulo na companhia de uma vaca e de um burro. Todos os dias se encontram e conversam debaixo do cedro. Na noite de Natal, ao aperceber-se de que os pobres não têm presentes, resolve sair para procurar a cabana onde dorme o seu amigo para lhe dar as prendas que tinha recebido. Sente frio e medo, mas não desiste; orientada por uma estrela, penetra no pinhal onde encontra os três Reis magos que também se dirigiam para a cabana. Quando ali chegaram, viram um casebre sem porta inundado pela claridade dos anjos; ali estava, deitado na palha, o Manuel. A Joana ajoelhou-se e poisou no chão os presentes.
Título: A Noite de Natal
Autor(a): Sophia de Mello Breyner Andresen
Editora: Figueirinhas

Título: A Noite de Natal
Autor(a): Sophia de Mello Breyner Andresen
Editora: Figueirinhas

 
Aqui ficam alguns moldes que te poderão ajudar a construir a tua
Coroa para festejar o Dia de Reis





Para os mais pequeninos cantarem