quinta-feira, 29 de setembro de 2011

Vai começar

Clique na imagem para ver maior

Está quase a chegar um mês especial!


Antes de 2008 já existia o Dia Internacional das Bibliotecas Escolares mas desde 2008 passou a existir um Mês Internacional. Outubro, foi o mês escolhido pela Direcção da International Association School Librarianship (IASL).
O lema para este ano, ainda sem a versão portuguesa, é:
“School Libraries Empower Learners for Life”.
Pelas nossas bibliotecas irão decorrer variadas actividades; concursos, espectáculos de animação e será também tempo de festejar o 7º aniversário da BE dos Correios e o 1º da BE Livros na Areia.
Esperamos muita animação e alegria à volta dos livros, com leituras dentro e fora das Bibliotecas durante o mês de Outubro. Mais uma vez será a festa da Leitura.

segunda-feira, 26 de setembro de 2011

Mais moderno e eficaz o Empréstimo Domiciliário Itinerante da BM José Régio


Este é o novo veículo da Biblioteca Municipal José Régio. Mensalmente chega a todas as freguesias do concelho de Vila do Conde para empréstimo domiciliário. Além da respectiva colecção este bonito veículo tem acessos para cadeira de rodas e equipamento informático.

"Os verdadeiros agentes do Plano Nacional de Leitura são os professores bibliotecários"

Quem o afirma é Fernando Pinto Amaral, comissário nacional do PNL, a Rita Pimenta (Pública, 25.09.11). E acrescenta: "As escolas e agrupamentos escolares que tenham um determinado número de alunos, têm um professor bibliotecário. São eles que estão no terreno e contactam directamente com as crianças. [...] É muito importante o papel dos professores bibliotecários, pois são eles que dinamizam as actividades e as práticas de promoção da leitura. "
Segundo o comissário, e a propósito das leituras dos e para os jovens "Eles têm de saber que, se quiserem ler este ou aquele livro, o têm na biblioteca. Sobretudo naquela fase de transição, no 3º ciclo, 14/15 anos, em que se perdem hábitos de leitura. É muito importante não forçar. Estão numa fase contestatária e pode surtir o efeito contrário."
[...] Durante este último ano, já lançaram um projecto piloto em articulação com a Rede de Bibliotecas Escolares. São Clubes de Leitura dirigidos para o secundário, numa base voluntária. As escolas envolvidas foram: ES José Régio (Vila do Conde), Colégio Moderno (Lisboa) e ES de Castro Verde (Alentejo).

domingo, 25 de setembro de 2011

Dia Mundial do Surdo




Sinopse:
Este livro ensina a linguagem das mãos para a criança surda. Além do alfabeto, ele contém sinais que podem ser usados em casa, na escola ou em diversas situações do dia-a-dia. Adultos e crianças que ouvem também poderão viajar pela linguagem dos sinais e descobrir o mundo do silêncio.
Título: Meus primeiros sinais
Autor: Paulo Favalli
Editora: Panda Books


Pode baixar o livro AQUI
Título:
Ensino de Língua Portuguesa para surdos– Caminhos para a prática pedagógica (vol. 1)

Ainda sobre o regresso às aulas. Um regresso em segurança


Sabia que em média 14 crianças por dia são vítimas de acidentes de viação?


 
A Autoridade Nacional da Segurança Rodoviária (ANSR) informa e alerta sobre os riscos inerentes às crianças com idade inferior ou igual a 14 anos, bem como os cuidados a ter para que elas possam circular em segurança, independentemente do modo de deslocação utilizado.   
Assista ao vídeo, clica aqui

Muitos para escolher ...depois é só ler!!!

Sinopse:
Ao princípio, no meio de uma folha branca
sem desenhos nem marcas, havia um pontinho.
Era claro, quase transparente.
O sol atravessava-o como um espelho de água.
Pouco a pouco, o ponto foi ganhando cor...
Um dos temas que mais curiosidade suscita aos leitores é a origem das coisas. A eterna pergunta do porquê está na boca de todas as crianças, acompanha-as desde a infância até à idade adulta. Aquiles representa na perfeição esse papel inquieto, que o leva a transformar-se continuamente: faz crescer os seus próprios olhos, boca, nariz, orelhas, braços e pernas; tudo com o fim de ir mais além, de experimentar novas vivências, de crescer como ser vivo.
Não importa tanto o tipo de ser vivo que Aquiles é. A proposta plástica desenvolvida com grande talento por Marc Taeger não esclarece o género a que pertence. Mas o texto e a imagem deixam perfeitamente claro desde as primeiras páginas que Aquiles possui muita personalidade, com muita iniciativa e uma grande sensibilidade.
Contemplar o que o rodeia, explorar o espaço envolvente, desfrutar com as pequenas coisas da vida, experimentar sensações como a felicidade, e enriquecer dia a dia em emoções e sentimentos são algumas das coisas que Aquiles nos convida a partilhar. Taeger trabalha com diferentes tipos de papel que previamente pinta e depois recorta dando-lhes forma para fazer composições com a técnica da collage.
Título: Aquiles o Pontinho
Autor: Marc Taeger, Guia Risari
Editor: Kalandraka


Sinopse:
Livro recomendado para apoio a projectos sobre o corpo humano/saúde no para a Educação Pré-Escolar, 1º e 2º anos de escolaridade.
Felizmente somos todos diferentes, quer a nível físico, quer a nível emocional. Este livro-brinquedo promete encantar os mais novos, mostrando crianças diferentes e dos vários cantos do globo. No final, há uma surpresa - um espelho, para um exercício divertido de auto-descoberta, e também uma página onde cada criança pode registar as suas características especiais. Uma obra feita de ternura, à imagem do mundo infantil.
Título: Somos Todos Diferentes
Autor: Emma Damon
Editora: Presença

Sinopse:
Era uma vez um menino que não queria comer a sopa.
A mãe disse-lhe: "Vou dar-ta eu".
Então o menino respondeu: "Está muito quente!".
A mãe mexeu a sopa. Agora já não estava quente.
Mas então o menino virou a cabeça e resmungou:
"Não tenho fome! Não quero comer! Quero brincar!"
Então a mãe começou a contar-lhe uma história para ele comer a sopa.
A apaixonante história da máquina de saltos, os estranhos gostos culinários de uma vaca, a história de uma borboleta recém-nascida que tinha medo de voar ou a generosidade de um esquilo para com uma família de ratos são alguns dos contos breves - mas de intenso sabor - que uma mãe vai desfiando para vencer a falta de apetite do filho frente a um prato de sopa.
Todos nós, nalgum momento da infância ou da maturidade, já nos vimos reflectidos neste livro: ora arquitectando artimanhas para estimular o apetite dos mais pequenos, ora abrindo a boca para dar as boas vindas a sucessivas porções de comida que sulcavam o ar a bordo de talheres voadores.
Neste caso, a colher que seguramos com estas "27 histórias para comer a sopa" contém as sugestivas narrações de Ursula Wölfel, adornadas pelo talento do ilustrador Pablo Bernasconi. Para comer a sopa, para ir para a cama, para tomar banho... qualquer actividade se torna irresistível se for precedida de algum destes contos, estruturados com uma linguagem simples e prática. O gato que comia flan de chocolate, a lebre que salvou as outras lebres dos caçadores graças às suas grandes orelhas, as vicissitudes de um carrinho de brincar que entrou pelas galerias subterrâneas de uma toupeira...
Ursula Wölfel mostra neste livro a sua habilidade para comunicar com a sensibilidade infantil e atrair a sua atenção.
Título: 27 Histórias Para Comer a Sopa
Autor:Ursula Wölfel
Editor: Kalandraka

Sinopse:
Livro recomendado para o 2º ano de escolaridade destinado a leitura autónoma e/ou leitura com apoio do professor ou dos pais.
"A casa da mosca fosca" é uma adaptação realizada a partir de um conto popular russo recuperado por Alexander Afanásiev. As diferentes personagens introduzem os leitores num atraente jogo de números e tamanhos, rimas, repetições e ritmos, que são elementos próprios da tradição oral. Trata-se de um conto acumulativo que apresenta uma galeria de personagens que convidam ao jogo fonético.
O ilustrador Sérgio Mora cria animais delirantes, com personalidade própria, repletos de humor e expressividade, utilizando cores "explosivas, quase fluorescentes". Um conto para ler e contar, que cresce em intensidade a cada página até culminar num final surpreendente.
Excerto
“Era uma vez a mosca fosca que vivia num bosque distante. Farta de zunir, de dar voltas sem parar, decidiu fazer uma casa para morar... Fez uma torta de amoras, cujo cheirinho atraiu sete estranhos animais. Não havia lugar para nem mais um, porém...”
Título: A Casa da Mosca Fosca
Autor: Eva Mejuto
Editora: Kalandraka

Sinopse:
Entrem e venham ver, senhoras e senhores, meninas e meninos, o único, o inigualável, e até hoje nunca visto espectáculo da Família C, que, servindo-se apenas da sua grande imaginação, sem rede, sem truques, nem artifícios, consegue encher de cor até os dias mais cinzentos!
... Porque o circo é muito mais do que uma barraca cheia de artistas insólitos e de animais habilidosos; porque o circo é um espaço onde se cruzam realidade e irrealidade, um lugar neste mundo que pertence a outro mundo: o da ficção e da magia. "A Família C" (C de circo?) é uma família que adora o ambiente circense e o quanto ele simboliza de possível-impossível. E esse amor pela fantasia, esse jogo de realidade-irreal, é que lhe permite que a rotina cinzenta dos seus dias se encha de ilusão e fantasia. A Família C leva uma vida normal, mas impregnada de cor e de possibilidades, graças a esse caudal de engenho que lhe permite viver assim o sonho dos dias gloriosos, em que fazer o pequeno-almoço ou sair para o trabalho pode culminar numa aventura.
As ilustrações, em técnica mista, destacam-se pelo seu colorido e pela sua força expressiva. No conjunto, trata-se de uma obra que o júri do III Prémio Internacional Compostela 2010 para Álbuns Ilustrados definiu como "imaginativa, original e moderna.
Excerto:
“Todas as manhãs o meu pai faz o pequeno-almoço...
Enquanto a minha mãe lê o jornal.
E eu preparo a minha mochila.
Depois de tomarmos o pequeno-almoço saímos todos disparados.”
Título: A Família C
Autor: Pep Bruno
Editora: Kalandraka

Sinopse:
Leo Lionni na sua infância foi um grande admirador de animais, sobretudo de répteis, que acolhia num terrário com paredes de vidro, acondicionado com areia, pedras, fetos e musgo. Desta paixão surgirão com o tempo contos como o do caracol que ansiava ter uma casa mais chamativa do que a de qualquer outro dos seus congéneres; uma metáfora mais sobre a vida, a prudência, o sentido prático das coisas, a humildade e a simplicidade face à arrogância e à superficialidade.
Com uma linguagem de grande riqueza literária, e umas ilustrações que se destacam pela sua plasticidade e colorido, Leo Lionni apresenta esta fábula que segue a senda de outros dos seus livros, como "Frederico", "Pequeno Azul e Pequeno Amarelo" e "Nadadorzinho", histórias simples que supõem, nas palavras do autor, "uma compreensão intuitiva da essência das coisas e dos acontecimentos".
Excerto:
«Alguns caracóis viviam numa suculenta couve.
Moviam-se delicadamente à volta dela, transportando as suas casas de folha em folha, em busca de um sítio tenro para mordiscar.
Um dia, um caracolinho disse ao seu pai:
- Quando for grande, quero ter a maior casa do mundo.
- Que disparate – respondeu o pai, que por acaso era o caracol mais sensato de toda a couve.
- Há coisas que são melhores pequenas. E contou-lhe a seguinte história...»
Título: A Maior Casa do Mundo
Autor: Leo Lionni
Editora: Kalandraka

Sinopse:
...Um dia, ao sair de casa, o vento bandido levou-lhe sete riscas do seu vestido. Uma aranha, uma serpente, o arco-íris e uma cigarra, entre outros animais do bosque, ajudarão Camila a esquecer as suas penas. As ilustrações de Óscar Villán são singelas e expressivas, adornadas por tracejados dispostos de forma a que os pequenos leitores possam chegar mais além da aparente simplicidade.
"A Zebra Camila" oferece-nos uma particular visão da passagem da infância para uma certa consciência do tempo, para a descoberta do mundo e dos problemas que isso pressupõe. O texto, de estrutura encadeada, utiliza os recursos próprios dos contos tradicionais: jogos de perguntas e respostas, rimas, reiterações, apoiando-se num tom sugestivo e poético.
Excerto
Ali, no fim do mundo, no país onde o vento dá a volta vivia uma pequena zebra chamada Camila. Como naquele sítio o vento era tão revirado, Camila tinha de andar com muito cuidado, para não perder as suas roupas...
Título: A Zebra Camila
Autor: Marisa Núñez
Editora: Kalandraka

Sinopse:
Um dia, o protagonista desta história cava um buraco na terra e deixa cair lá dentro uma semente. Dia após dia, sob o olhar expectante de um pássaro, vai crescendo nele o desejo e a ansiedade de ver brotar do chão a flor que plantou. Ainda nada?, pergunta ele todas as manhãs ao ver que a semente não nasce. Até que um belo dia...
"Ainda nada?" é um texto simples que encerra uma grande mensagem: a descoberta da paciência e a virtude da perseverança para nos identificarmos no mundo. Através do processo do nascimento e do crescimento de uma semente, Christian Voltz constrói uma metáfora da própria vida, com as suas alegrias e com as suas frustrações.
As originais ilustrações deste álbum, ornamentadas com jogos tipográficos, combinam a mistura de elementos em relevo, destacando-se o arame e os materiais reciclados. Simples, mas não simplistas, atingem um elevado grau de atracção e ternura.
Título: Ainda Nada?
Autor: Christian Voltz
Editor: Kalandraca

Sinopse:
Através do sonho de uma menina que deseja dançar com as nuvens, este livro reflecte acerca da importância do intercâmbio cultural e do respeito entre as pessoas de diferentes proveniências. As suas páginas, onde se pode apreciar a presença constante do folclore latinoamericano, contam a história de uma pequena povoação que vai crescendo, dia após dia, com os seus novos habitantes, que aí vão construindo as suas casas, ao mesmo tempo que partilham as suas experiências colectivas.
Do ponto de vista artístico, "Dançar nas nuvens" é um álbum de estilo naïf e étnico, com ilustrações luminosas, exóticas e a transbordar de colorido. O texto, de frases curtas e descritivas, tem um enfoque acumulativo: a cada novo vizinho, a comunidade enriquece em costumes, música e aromas.
Mestiçagem, multiculturalidade, convivência e tolerância são conceitos que subjazem a esta obra, finalista do III Prémio Internacional Compostela para Álbuns Ilustrados, e que, tal como a sua protagonista, também incentiva os leitores a não deixarem de perseguir os seus próprios sonhos.
Excerto:
Todas as manhãs eu saía de casa para observar as nuvens.
O meu sonho era um dia dançar com elas. A mamã dizia-me que esquecesse essa ideia, que só os pássaros conseguiam tocar-lhes...
Título: Dançar nas Núvens
Autor: Vania Starkoff
Editora: Kalandraka

sábado, 24 de setembro de 2011

"Cozinhado" para este fim de semana

Este é um livro fascinante, diferente dos que estamos habituados a ver, com ilustrações fantásticas, bastante originais e divertidas que nos remetem para o imaginário infantil. Esta história criativa e singular reporta-nos para um tema pertinente: de onde vêm afinal os livros? E se, certo dia, déssemos conta que já tínhamos lido de todas as maneiras possíveis e imaginárias todos os livros que existiam? E se descobríssemos que não havia livros novos? Era essencial descobrir a sua origem e o porquê desta situação tão terrível. E é quando descobrimos que os livros são feitos numa fábrica com sete chaminés, onde sete cozinheiras com os seus sete fogões cozinham sete histórias diferentes, pois cada uma tem a sua especialidade. Trata-se de um livro que nos remete para a questão da leitura e para a importância de ler muito, de ler novas histórias e sobretudo de lermos aquilo de que mais gostamos. Porque, tal como refere o livro, a semente para lermos novos livros é lermos o nosso livro preferido. Quando encontramos o livro certo, este dá-nos vontade de ler sempre mais e de ler livros novos. Uma história deliciosa, pronta para ser saboreada. 
Texto de Ana Liberato 
Título: As cozinheiras de livros
Autor: Margarida Botelho
Editora: Editorial Presença


Ainda sobre o Acordo Ortográfico


Ler+ AQUI
De acordo com a resolução n.º 8 do Conselho de Ministros, de 25 de Janeiro de 2011, o Acordo Ortográfico da Língua Portuguesa entra em vigor no sistema educativo português no ano letivo de 2011/2012.
Relativamente à aplicação do Acordo Ortográfico (AO) na avaliação externa dos alunos, consulte a informação.
O portal da DGIDC disponibiliza para professores, alunos, famílias e público em geral informação relevante sobre o AO, bem como propostas de actividades que poderão vir a ser desenvolvidas nas escolas.

Novo livro do Padrinho da Biblioteca Livros na Areia


Sinopse
"Com os dentes branquinhos tratados
escovados saudáveis luzentes
Dentola Dentinho Dentão
voltaram de novo a tocar
trombone tambor violão
e sempre a fazerem assim:
BADALIM BADALIM BADALIM
BADALIM BADALIM BADALÃO"

De uma forma divertida e musical, em jeito de cantilena, José Fanha apresenta-nos Dentinho Dentola Dentão, uma cantilena que brinca com a musicalidade das palavras e dá abertura para se abordar um tema que preocupa pais, professores e profissionais da saúde pública - a higiene oral. 
Título:Dentola, Dentinho e Dentão
Autor: José Fanha
Editora: Gailivro

O Fato do Tanto-Faz-Como-Fazia. Mais uma sugestão


Sinopse:
Livro recomendado para o 3º ano de escolaridade destinado a leitura autónoma e a leitura com apoio do professor ou dos pais.
«O Max vivia com a Mãe e o Pai Nix e os seis irmãos numa pequena aldeia chamada Winkelburg, a meio de uma montanha íngreme. A montanha tinha três picos e em todos os três picos, tanto de inverno como de verão, havia uns chapéus de neve que pareciam mesmo três grandes cones de gelado de baunilha. O Max gostava do sítio onde vivia. O Max era feliz, à excepção de uma única coisa. Mais do que qualquer outra coisa no mundo, o Max Nix queria ter um fato só para si.»
Título: O Fato do Tanto-Faz-Como-Fazia 
Autor: Sylvia Plath
Editora: Relógio D` Água

Jim Henson, criador dos Muppets (Marretas), faria hoje 75 anos


O site de buscas Google publicou hoje uma ilustração conhecida como ‘doodle’ para homenagear a data que marcaria o 75 aniversário de Jim Henson, criador e manipulador dos bonecos Muppets.
Ler+ AQUI

Caco, o Sapo no Brasil, Sapo Cocas em Portugal e em inglês Kermit the Frog foi um dos primeiros e mais conhecidos Muppets criados por Jim Henson. Foi também Jim Henson que fez sua voz até sua morte em 1990, quando então o papel de Caco/Cocas passou para Steve Whitmire. Na realidade representa uma rã e não um sapo.


sexta-feira, 23 de setembro de 2011

Sugestões para os docentes do grupo de 1º Ano

Sinopse:
As protagonistas destas histórias curtas reunidas em dois tomos são duas amigas inseparáveis: a Milly e a Molly. As aventuras que vivem são o pretexto para falar de sentimentos, de comportamentos e de valores, ensinando a ter responsabilidade e iniciativa. São histórias fáceis de ler, cheias de ilustrações coloridas e divertidas, para aprender a respeitar os outros e a gostar de nós tal como somos.
Título: Milly Molly - Contos com Valores para... Conhecer, Respeitar e Brincar
Autor:Gill Pittar
Editora:Everest

Sinopse:
A Lucy nem consegue acreditar no que os seus olhos vêem quando dá de caras com a Goldie e a Bonnie, duas fadas dos dentes cuja missã o é recolher os dentinhos das crianças para serem transformados em Bondade. As fadas andam muito preocupadas, pois ultimamente os de ntinhos têm desaparecido. A Precious, uma fada egoísta, anda a roubá-los para ficar com a Bondade toda para si e assim tornar-se uma fada boazinha. Mas - será este o verdadeiro valor da Bondade?
Título: Ouro Mágico.Qual é o verdadeiro valor da Bondade?
Autor:Gwyneth Rees
Editora: ASA

Sinopse:
Há dois tipos de habitantes. Os de cima e os de baixo. Os de cima vivem da mesma forma que os de baixo. E os de baixo da mesma que os de cima, mas ao contrário. Os de cima e os de baixo é um álbum que se destaca pela simplicidade e originalidade da sua proposta narrativa e estética. Parte da concepção do mundo ao contrário, de uma espécie de reflexo da realidade numa dimensão paralela. Longe de partir do princípio de que existem estilos de vida diferentes ou antagónicos, a proposta tenta demonstrar que se trata de mundos que convivem lado a lado, que partilham costumes, que se complementam, com a diferença apenas de que os acontecimentos decorrem em planos opostos… duplicam-se, podem encontrar-se e coincidir. Um álbum para ler ao alto, ou de pernas para o ar, ao gosto de leitor; ideal para partilhar, podendo ficar um para cada lado. As ilustrações apresentam-nos uma vizinhança muito particular, com personagens de formas básicas, cenas simétricas, cores suaves e cálidas.
Título: Os de Cima e os de Baixo
Autor:Paloma Valdivia
Editora:Kalandraka

Sinopse:
No ano em que a ONU comemora 20 anos sobre a Declaração dos Direitos das Crianças, Luísa Ducla Soares explica, aos mais novos, o significado de alguns dos Direitos das Crianças como, entre outros, o direito a ter um nome, a uma educação, à protecção, o direito a ter uma família e a poder brincar. Mas a autora termina lembrando que as crianças têm também deveres. Com ilustrações de Maria João Lopes, este livro é para crianças e adultos.
Título: Os Direitos das Crianças
Autor:Luísa Ducla Soares
Editora:Civilização Editora


Sinopse:
Em A Casa Grande, João Manuel Ribeiro apresenta-nos um Manifesto de Cidadania. Aborda temas plurissignificativos como as diferentes línguas, latitudes, culturas, cores e crenças religiosas. O escritor apela aos pequenos leitores e «(ainda) […] meninos de verdade» à prática e partilha de sentimentos como o amor, a verdade e o perdão. Convida-os a participar neste desafio que é o combate pela conquista de uma linguagem universal, nova e comum a todos aqueles que respeitam a diferença. A Casa Grande é um álbum metafórico onde se pode aprender a ser um maiúsculo cidadão que sonha sem medo de envelhecer e vive com intensidade. As ilustrações de Ricardo Rodrigues, de uma forma particularmente feliz, recriam os momentos-chave do texto, assim como contemplam aspectos que a componente verbal não inclui, enriquecendo-a. Para o conseguir, o ilustrador socorre-se de uma linguagem plástica com recurso constante às cores fortes e contrastantes, à colagem (ainda que subtil) para a simulação de padrões de vestuário, em associação com os diferentes pontos de vista que se podem ler em cada página assim como na sua leitura sequencial. O resultado é um livro de fruição fluida, rico de informação cromática e formal diversificada, ao mesmo tempo organizado de modo expressivo, variado e equilibrado, aspecto para o qual o design e as opções gráficas da publicação em muito contribuíram.
Texto de: Gabriela Sotto Mayor
Título:A Casa Grande.Manifesto de cidadania
Autor:João Manuel Ribeiro
Editora:Trinta por uma linha

Sinopse:
O que se comia antigamente? Como se fazem os douradinhos? O que são leguminosas? Além das respostas a estas perguntas, A Nossa Alimentação explica ainda, entre outros assuntos, como é composta a pirâmide alimentar, o que devemos comer, como é tratado o leite desde a ordenha, quais são os derivados do leite, e muitas outras coisas que todas as crianças gostam de saber e que as acompanharão pela vida fora.
Título: A Nossa Alimentação
Autor: Doris Rubel
Editora: Verbo


Sinopse:
Há que reaprender a comer porque grande é a confusão e esquecida está a cultura da mesa que guiava a escolha, elegia o cozinhado, satisfazia a comensalidade e regia mitos e simbologias.
Produtos bons para não se sabe o quê, ideais diferentes, ou seja, "coisas", invadem o quotidiano, criam novos mitos e relegam alimentos naturais e comida autêntica para a arca de velharias bolorentas.
Mas os humanos continuam biologicamente iguais nestes últimos 40 ou 50 mil anos; continuam a nutrir-se de comida, repartida por refeições e colações adequadamente ordenadas ao longo da jornada.
Pais e educadores são considerados por crianças e adolescentes como os mais credíveis informadores; atesta-o inquérito recente. Então que não sejam essas veneráveis referências a arrastar os mais jovens para o lixo alimentar, para o supérfluo, para a deglutição de "coisas" ao acaso. Que saibam, atentem e ensinem bem!
Este livrinho de Manuela Leitão, nutricionista e educadora, serve à maravilha para pais e educadores passarem informações cientificamente fundamentadas, com leveza, bom gosto e apetecivelmente.
O texto é uma história, a forma, uma delícia bela. As crianças vão adorá-lo (já foi experimentado). Falta que os adultos o leiam primeiro e aprofundem em boas fontes a razão das mensagens, porque saber comer é bem viver.
Título: Viagem ao Mundo da Alimentação
Autor: Manuela Leitão
Editora:Campo das Letras

Sinopse:
Álbum narrativo protagonizado por uma família numerosa de elefantes, este volume das aventuras da “Família Grande”, trata da questão do desejo de emagrecer e da forma súbita como ele passa a dominar a rotina da família. Contudo, a dieta e os exercícios, em vez de deixarem todos alegres e bem-dispostos, têm exactamente o efeito inverso, tornando-se de tal forma obsessivos que só conseguem sonhar com o bolo da avó. Apesar de protagonizada por animais, a família em causa é imediatamente identificada pelos pequenos leitores que se reconhecem nas personagens e nos comportamentos que estas adoptam. As ilustrações, fiéis ao texto, evocam os momentos centrais da acção e destacam-se pela cor, pelas formas arredondadas e pela promoção de movimento e sugestão de afecto que une as personagens, mesmo nas situações mais difíceis.
Texto de Ana Margarida Ramos
Título:Uma Fatia de Bolo
Autor: Jill Murphy
Editora: Ambar

Sinopse:
Sob a forma de uma narrativa muito simples protagonizada por animais, este volume dá conta das consequências negativas de uma alimentação pouco saudável combinada com a não prática de exercício físico. Palmira, a ovelha protagonista, ao ser confrontada com o seu problema de obesidade, vai encetar um programa de recuperação que acabará por incluir todos os animais da quinta. Descobrindo as vantagens de uma alimentação equilibrada, a ovelha descobre outros prazeres além da comida em excesso. As ilustrações combinam o desenho com a pintura colorida a aguarela que enche as páginas. Muito figurativos, os desenhos recriam as personagens e os momentos-chave da intriga, ajudando a pontuar a narrativa.
Texto de: Ana Margarida Ramos
Título: Palmira, a Ovelha Comilona
Autor: Elisabeth Perestrelo
Editora: Trinta por uma linha

Sinopse:
Álbum narrativo protagonizado por uma menina que, às escondidas dos adultos, prova biscoitos de cão, este livro acompanha as suas aventuras subsequentes, uma vez que a criança crê ter-se transformado num animal daquela espécie. Com muito humor, em resultado do cómico de situação recriado, a narrativa explora as consequências dos comportamentos infantis desviantes ao mesmo tempo que recria um universo paralelo, de características maravilhosas, em resultado da imaginação e da criatividade da protagonista. As imagens, muito expressivas, sublinham a dimensão humorística do texto e recriam os momentos principais da acção, permitindo o reconto fácil do texto. Texto de: Ana Margarida Ramos
Título: Biscoito de Cão
Autor:Helen Cooper
Editora: Caminho

Sinopse:
Trata-se de uma obra que cativa pelas inúmeras possibilidades estéticas a que não é estranho um especial cuidado plástico revelado pela autora/ilustradora que assina, igualmente, o tipo de letra utilizado em muitas das harmoniosas páginas que compõem o livro. A respeito da componente pictórica, saliente-se a articulação que o texto, do ponto de vista gráfico, estabelece com a ilustração, ocupando diferentes lugares nas páginas, conhecendo diversos tamanhos, cores e tipos de letra, com vista a demarcar claramente registos, emissores e, até, tons de voz das várias personagens intervenientes.
Texto de :Ana Margarida Ramos 
Título: Come a sopa, Marta!
Autor:Marta Torrão
Editora: O Bichinho de Conto

Sinopse:
Este álbum narrativo recria a história de uma avó e um neta japonesas, dando conta dos afectos que as unem e da forma como partilham a felicidade. Momoko é o nome da neta que colabora com a avó em todas as actividades que ela executa, exprimindo a sua profunda admiração por ela e pelas suas extraordinárias habilidades culinárias. Serão estas que farão da avó de Momoko uma pessoa muito especial e reconhecida junto dos outros. Com ilustrações feitas a partir de recortes, o álbum revisita o universo oriental, recriando, com expressividade e afectividade a cor local japonesa e uma relação intemporal entre avós e netos.
De: Ana Margarida Ramos
Título: Momoko
Autor:Coby Hol
Editora: Plátano

Sinopse:
Com texto de Carl Norac e ilustrações de Carll Cneut, Monstro não me comas! É um álbum narrativo que, através de uma história protagonizada por animais, tematiza conceitos e comportamentos próximos do universo infantil e facilmente identificados pelas crianças, como é o caso da desobediência, da gula, da relação entre pais e filhos e dos limites, nem sempre bem entendidos, que os primeiros impõem.
Texto de: Ana Margarida Ramos
Título: Monstro, Não Me Comas!
Autor:Carl Norac - Editora: Kual

Sinopse:
Álbum narrativo sobre as extraordinárias aventuras de Nina, uma menina traquina, este livro cruza realidade com fantasia, criando uma intriga cheia de aventuras, surpresas e acontecimentos inesperados. É visível o cuidado estético da publicação, nomeadamente no que à ilustração diz respeito, recriando os cenários e sugerindo a evolução da narrativa e as diferentes alterações que vão acontecendo na vida das personagens. Assim, é muito relevante uma leitura em diálogo do texto e da imagem que dê conta da variação das cores, das sugestões de movimento e acção e que as leia à luz das mudanças de humor e de expressão dos protagonistas.
Texto de: Ana Margarida Ramos
Título: Nina Traquina
Autor:David Lucas
Editora: Gatafunho

Sinopse:
Esta recriação de um conto tradicional infantil, com vagas afinidades com a História da Carochinha, adquire uma individualidade muito particular graças ao contributo da componente ilustrativa que acompanha o texto e o ilumina de forma espantosa. Recriando, através da variação cromática de grande efeito e consistência, os diferentes estados de espírito das personagens – da alegria à mais profunda tristeza e, novamente, o retorno à felicidade inicial que acaba por ser reforçada – as imagens multiplicam os sentidos do texto, dando-lhe consistência e profundidade. A conjugação da sugestão de textura obtida através do papel, da opções cromáticas realizadas, das diferentes técnicas utilizadas e da opção pela ausência de sinal contorno permite criar imagens expressivas e de enorme significado, mas também muito suaves, promovendo uma imediata identificação por parte dos leitores que acompanham as aventuras destes dois ratinhos amigos.
De: Ana Margarida Ramos
Título: O Tom Ratão e a Rata Tomasa
Autor:Marisa Nuñez
Editora: OQO