sexta-feira, 31 de maio de 2013

Entre muitas cores, doces e palavras

Hoje, 8:30 da manhã Entre muitas cores, doces e palavras os portões da Biblioteca Escolar dos Correios estavam abertos para dar os bons dias a todos os alunos em dia de festa!!! Motivos: amanhã é Dia Mundial da Criança e no domingo, em Vila do Conde, acontece manter a tradição "os tapetes de flores" Bem hajam, mais uma vez, a colaboração das estagiárias da Escola Profissional de Vila do Conde, Unipessoal Lda. Estão de parabéns todos os alunos que colaboraram na confecção dos tapetes e a ajuda imprescindível da nossa AO Rosa Ferreira. 



















quarta-feira, 29 de maio de 2013

Foi há 63 anos comemorado pela 1ª vez o Dia Mundial da Criança


 
Ilustração de Jesus de Perceva
Ao contrário do que muitas pessoas pensam, o Dia Mundial da Criança não é só uma festa onde as crianças ganham presentes.

É um dia em que se pensa nas centenas de crianças que continuam a sofrer de maus tratos, doenças, fome e discriminações (discriminação significa ser-se posto de lado por ser diferente).
Sabias que o primeiro Dia Mundial da Criança foi em 1950?
Tudo começou logo depois da 2ª Guerra Mundial, em 1945.
Muitos países da Europa, do Médio Oriente e a China entraram em crise, ou seja, não tinham boas condições de vida.
As crianças desses países viviam muito mal porque não havia comida e os pais estavam mais preocupados em voltar à sua vida normal do que com a educação dos filhos. Alguns nem pais tinham!
Como não tinham dinheiro, muitos pais tiravam os filhos da escola e punham-nos a trabalhar, às vezes durante muitas horas e a fazer coisas muito duras.
Sabias que mais de metade das crianças da Europa não sabia ler nem escrever? E também viviam em péssimas condições para a sua saúde.
Em 1946, um grupo de países da ONU (Organização das Nações Unidas) começou a tentar resolver o problema.
Foi assim que nasceu a UNICEF. Clica aqui para leres sobre esta organização.
Mesmo assim, era difícil trabalhar para as crianças, uma vez que nem todos os países do mundo estavam interessados nos direitos da criança.
Foi então que, em 1950, a Federação Democrática Internacional das Mulheres propôs às Nações Unidas que se criasse um dia dedicado às crianças de todo o mundo.
Este dia foi comemorado pela primeira vez logo a 1 de Junho desse ano!
Com a criação deste dia, os estados-membros das Nações Unidas, reconheceram às crianças, independentemente da raça, cor, sexo, religião e origem nacional ou social o direito a:
 - afeto, amor e compreensão;
 - alimentação adequada;
 - cuidados médicos;
 - educação gratuita;
 -proteção contra todas as formas de exploração; 
 -crescer num clima de Paz e Fraternidade universais.
Sabias que em só nove anos depois, em 1959 é que estes direitos das crianças passaram para o papel?
A 20 de Novembro desse ano, várias dezenas de países que fazem parte da ONU aprovaram a "Declaração dos Direitos da Criança".
Trata-se de uma lista de 10 princípios que, se forem cumpridos em todo o lado, podem fazer com que todas crianças do mundo tenham uma vida digna e feliz.
Claro que os Dia Mundial da Criança foi muito importante para os direitos das crianças, mas mesmo assim nem sempre são cumpridos.
Então, quando a "Declaração" fez 30 anos, em 1989, a ONU também aprovou a "Convenção sobre os Direitos da Criança", que é um documento muito completo (e comprido) com um conjunto de leis para protecção dos mais pequenos (tem 54 artigos!).
Clica aqui para os leres. Estão escritos de uma forma mais simples para tu os perceberes melhor.
Esta declaração é tão importante que em 1990 se tornou lei internacional.

terça-feira, 28 de maio de 2013

Descobre brincadeiras e jogos pelo mundo

Hoje é Dia Internacional do Brincar


Dia Internacional do Brincar (o World Play Day) foi criado na 8ª Conferência Internacional de Ludotecas em Tóquio, no ano de 1999, por iniciativa da presidente da International Toy Library Association (ITLA) – Freda Kim. Em 2001, numa reunião do Board da ITLA em Florença, definiu-se a data - 28 de Maio: o “World Play Day” coincide assim com o dia de aniversário da ITLA.

“O que eu prevejo não é um evento ou série de eventos, nem nada que envolva preparativos dispendiosos (ou presentes caros). A essência do Brincar é infantil. É o que todas as crianças fazem naturalmente. O “Dia Internacional do Brincar” deve ser um dia de atenção total ao outro, entre gerações. Um dia no qual as crianças e os adultos fazem o que querem. Um dia relaxante, que enfatiza as relações interpessoais. Não é preciso parar o mundo por um dia. Nós brincamos e jogamos na nossa casa, escola ou local de trabalho. Talvez esteja a descrever uma atitude e não uma atividade. Um dia divertido, que estimula a interação entre adultos e crianças, promovendo o crescimento saudável de ambos. Se todos conseguirmos fazer isto, todos os anos no mesmo dia, em diferentes partes do mundo, teremos o Dia Internacional do Brincar”. 
Freda Kim

 

segunda-feira, 27 de maio de 2013

O dia 1 de junho está a chegar!!! É o teu dia!

No próximo sábado é  um dia muito especial , o teu dia , o Dia Mundial da Criança.
Até que chegue o dia 1 de Junho, podes desde já descobrir várias coisas sobre este dia

O que é o Dia Mundial da Criança?  
Por que foi criado?
Os Direitos da Criança  - os 10 Princípios-1959
A Convenção dos  Direitos da Criança  -  54 Artigos-1989
Então vamos lá , basta clicares na imagem e descobrires
Clica na imagem e descobre.

quarta-feira, 22 de maio de 2013

Hoje é o Dia Internacional da Biodiversidade


Origem e historial

Hoje, dia 22 de maio, comemora-se o Dia Internacional da Biodiversidade proclamado pelas Nações Unidas (NU) com o objetivo de aumentar o grau de consciencialização e conhecimentos acerca da biodiversidade.

Inicialmente, esta efeméride era comemorada a 29 dezembro (data da entrada em vigor da Convenção da Diversidade Biológica). Porém, em dezembro de 2000, a Assembleia Geral das NU adotou 22 de maio como Dia Internacional da Biodiversidade, para comemorar a adoção do texto da Convenção a 22 de maio de 1992 pelo “Nairobi Final Act of the Conference for the Adoption of the Agreed Text of the Convention on Biological Diversity”. Tal deve-se, em parte, à dificuldade que muitos países sentiam em conseguirem organizar comemorações a 29 de dezembro época coincidente com outras comemorações.
(Inf. via ICNF-Instituto da conservação da Natureza e das Florestas)


terça-feira, 21 de maio de 2013

Durante os intervalos continua o entusiasmo pela tradição "tapetes" de Vila do Conde





Um regresso cheio de alegria

Alegria? muita!!! 
Os finalistas do 1º ciclo, alunos da Prof. Fernanda Rajão, deslocados no Centro Escolar Bento de Freitas, vieram passar a manhã de ontem à sua biblioteca. 
Aconteceram conversas sobre tradições de Vila do Conde, reconto de histórias passadas e redescobrir a biblioteca. Ao ar livre, participaram na construção dos  "tapetes" de flores. 
Hoje, bem cedo partiram para o seu passeio de finalistas. 
Boa viagem para todos.






Há muito mar!

A convite da Prof. Silvia Raquel Silva, os alunos do 1º ano continuaram a descobrir e a ter mais informação sobre o mar com o coordenador dos nadadores/salvadores, Sérgio Ferreira da Associação os Delfins. 
Munido de TODO o equipamento veio até à escola e fez a delícia de todos os pequenos alunos que o ouviram muito atentos e interessados.


 



sexta-feira, 17 de maio de 2013

Descobrir, conhecer tradições...tapetes de flores

"A  procissão do Corpo de Deus, de tradição secular, realiza-se de quatro em quatro anos. Resultado de um intenso trabalho de todos os moradores, com meses de preparação, as principiais ruas do centro histórico da cidade são cobertas por tapetes de flores naturais durante toda a noite anterior ao dia de Corpo de Deus."
(Inf. recolhida em http://www.cm-viladoconde.pt/)



Este ano realizar-se-á no dia  2 de junho. 
Até lá, durante os intervalos, os alunos vão construindo os seus tapetes de flores de papel após terem assistido na biblioteca a uma apresentação fotográfica dos tapetes de 2009.




quinta-feira, 16 de maio de 2013

310 ANOS APÓS A MORTE DE CHARLES PERRAUT, 16 de Maio de 1703



Escritor francês, nasceu a 12 de janeiro de 1628, juntamente com um irmão gémeo, François, em Paris. Oriundo de uma família burguesa abastada, dá início aos seus estudos em 1637, no colégio de Beauvais, que viria a concluir aos quinze anos, tendo demonstrado um certo talento para as línguas mortas. Em 1643 ingressa no curso de Direito e, em 1651, com apenas vinte e três anos, consegue o seu diploma, tornando-se pois advogado. Dois anos mais tarde termina o seu primeiro livro, Les Murs de Troie ou L'Origine du Burlesque (1653).
Em 1654, Perrault torna-se funcionário junto do seu irmão mais velho Pierre, cobrador geral do reino e, depois de ter publicado uma série de odes dedicadas ao rei, torna-se assistente de Colbert, o famoso conselheiro de Luís XIV. Em 1665 passou a ser superintendente das obras públicas do reino e, dois anos mais tarde, ordena a construção do Observatório Real, de acordo com as plantas do seu irmão Claude.
No ano de 1671 é eleito para a Academia Francesa e no dia da sua inauguração permitiu ao público presenciar a cerimónia, privilégio continuado ainda nos nossos dias. No ano seguinte, não só é nomeado chanceler da Academia, como contrai matrimónio com Marie Guichon. Em 1673 vê nascer a sua primeira criança, uma filha, e torna-se bibliotecário da mesma Academia.
Em 1678, após dar à luz o seu quarto filho, Marie Perrault morre. O escritor, desgostoso, cede, em 1680, o seu cargo de superintendente ao filho de Colbert. Publicou a sua obra mais famosa em 1697, Contes de ma Mère l'Oye, ou Histoires du Temps Passé, uma coletânea de contos de encantar, que incluíam "A Bela Adormecida", "O Gato das Botas" e "A Gata Borralheira", e que passaria a ser conhecida apenas como Contos de Perrault.
Perdeu o seu filho mais novo na guerra em 1700.
Faleceu na noite de 15 para 16 de maio de 1703, na sua residência em Paris.


Inf. via:<URL: infopedia.pt/$charles-perrault


Para aceder, clicar na imagem