segunda-feira, 26 de maio de 2014

Já começou o nosso mundial 2014

A "equipa de arranque no nosso mundial 2014" foi a turma dos finalistas da Prof. Alice Cristina. Para estes "jogadores" está concluída a 1ª fase, para a semana há mais Foi uma manhã de muito diálogo, muita informação e até houve tempo para música.












quarta-feira, 21 de maio de 2014

O mundo à volta de uma bola

O Campeonato do Mundo de Futebol FIFA de 2014 será a 20ª edição do evento e terá como país-anfitrião o Brasil. É a segunda vez que este torneio é realizado neste país, depois do Campeonato do Mundo de Futebol FIFA de 1950.

A competição será disputada entre 12 de junho e 13 de julho e ocorrerá pela quinta vez na América do Sul, a primeira após 36 anos já que a Argentina acolheu o evento em 1978.

Jogar à bola é um hábito muito antigo que se pratica um pouco por todo o mundo. Mas como é que apareceu? Descobre o que ainda não sabes sobre este desporto, basta clicares na imagem.

 

quarta-feira, 14 de maio de 2014

Bem vindo Sr. Bom Tempo

Durante os intervalos. Voltou a esplanada da leitura! 
Afetos, ajuda, os LIVROS, a LEITURA!!!








A Galinha Medrosa

"A galinha medrosa ", num reconto do nosso amigo António Mota, teve direito a reviver o passado. A estagiária, Flávia Barros, executou e utilizou esta velha "tecnologia", muito ecológica e muito amiga do ambiente, para ao longo de duas semanas proporcionar momentos fantásticos a todos os alunos que ouviram atentamente a história da tal Galinha Medrosa tão medrosa, tão medrosa, que até a própria sombra a assustava.


segunda-feira, 5 de maio de 2014

Mães

Li Zijian

Toya Walke

Vladimir Tretchikoff

Yihang Pan

Ontem, foi Dia da Mãe

O Dia da Mãe foi oficialmente criado pela norte-americana Anna Jarvis, que perdeu a sua mãe em 1904. Mas a História deste dia começou muito antes, há mais de 2000 anos!
Anna Jarvis
As mais antigas celebrações do Dia da Mãe estão ligadas à comemoração do início da Primavera, na Grécia Antiga. Estes festejos eram em honra da Deusa Rhea, mulher de Cronos e mãe de todos os deuses desta cultura.
Por seu turno, em Roma, as festas comemorativas do Dia da Mãe eram dedicadas a Cibele, a mãe dos deuses romanos. O dia dedicado a esta deusa foi criado cerca de 250 anos antes do nascimento de Cristo.
Durante o século XVII, a Inglaterra celebrava no 4º Domingo da Quaresma (os 40 dias antes da Páscoa) um dia chamado "O Domingo da Mãe", dedicado a todas as mães inglesas. Nesta época, a maior parte da classe baixa inglesa trabalhava longe de casa e vivia com os patrões.
Assim, no Domingo da Mãe, os criados tinham um dia de folga e eram encorajados a regressar a casa e passar esse dia com a sua mãe.
Sabias que a primeira vez que se falou realmente num dia especial só para mães foi nos Estados Unidos em 1872?
Julia Ward Howe
Julia Ward Howe e algumas colegas uniram-se para lutar contra a guerra e, segundo elas, o Dia da Mãe seria um dia de paz
Só em 1904 é que a ideia começou a pôr-se em prática.
Quando a mãe morreu, Anna Jarvis começou a chamar a atenção das pessoas para a importância de um dia especialmente dedicado a todas as mães. Três anos depois, a 10 de Maio de 1907, conseguiu celebrar o primeiro Dia da Mãe.
Nesse dia, Anna Jarvis enviou à igreja onde estava a ser feitas as comemorações 500 cravos brancos. Estas flores deviam ser usadas por todos e simbolizavam todas as coisas boas da maternidade.
Ao longo dos anos esta senhora enviou mais de 10 mil cravos para a igreja:
- encarnados para as mães ainda vivas e
- brancos para as já desaparecidas.
Sabias que ainda hoje os cravos são mundialmente considerados os símbolos da pureza, força e resistência das mães?
O objetivo deste dia é dar mais atenção à importância das mães, pensar nelas, conversar, oferecer presentes e descobrir novas maneiras de lhes dar felicidade!
Em 1911, o Dia da Mãe foi celebrado em praticamente todos os Estados Unidos da América e, em 1914, o presidente declarou oficialmente e a nível nacional o 2º Domingo de Maio como o Dia da Mãe.
Hoje em dia, celebra-se o Dia da Mãe com pouco conhecimento de como tudo começou. No entanto, podemos identificar-nos com o respeito, o amor e a honra demonstrados por Anna Jarvis.
Apesar de cada país escolher datas diferentes ao longo do ano para festejar o Dia da Mãe, o objetivo é sempre o mesmo: homenagear aquela que nos põe no mundo!
Em Portugal, até há alguns anos atrás, o Dia da Mãe era comemorado a 8 de Dezembro. Sabias que este é o dia de Nossa Senhora da Conceição, ou seja, o dia de Nossa Senhora como mãe. Por isso foi escolhido este dia. 


 Atualmente, em Portugal, o Dia da Mãe é comemorado no 1º Domingo de Maio!
(Inf.via junior.te)