sexta-feira, 22 de abril de 2016

Hoje, Dia Mundial da TERRA




Todos os anos, a 22 de abril celebra-se o Dia Mundial da Terra.
 Origem da data 
A data foi criada em 1970, pelo senador norte-americano Gaylord Nelson que resolveu realizar um protesto contra a poluição da Terra, depois de verificar as consequências do desastre petrolífero de Santa Barbara, na Califórnia, ocorrido em 1969. Inspirado pelos protestos dos jovens norte-americanos que contestavam a guerra, Gaylord Nelson, desenvolveu esforços para conseguir colocar o tema da preservação da Terra na agenda política norte-americana. A população aderiu em força à manifestação e mais de 20 milhões de americanos manifestaram-se a favor da preservação da terra e do ambiente. Atividades Todos os anos, no dia 22 de abril, milhões de cidadãos em todo o mundo manifestam o seu compromisso na preservação do ambiente e da sustentabilidade da Terra. Neste dia de cariz educativo escrevem-se frases e poemas sobre a importância do planeta Terra nas escolas, entre outras atividades. É possível juntar-se a atividades existentes, criar eventos próprios, doar dinheiro, ou tomar simples atos como plantar uma árvore, por exemplo. O Dia Mundial da Terra conta já com mais de mil milhões de atos realizados em prol do ambiente ao longo da história. É o maior dia do ano para o planeta Terra, desejando que todos os habitantes do mundo realizem algum ato que o proteja. Impacto Ambiental Investigadores e associações ambientalistas alertam para o perigo e consequências do aquecimento global da Terra, nomeadamente: aumento da temperatura global da Terra; extinção de espécies animais; aumento do nível dos oceanos; escassez de água potável; maior número de catástrofes naturais, como tempestades, secas e ondas de calor. 

segunda-feira, 18 de abril de 2016

Mais uma turma... "Projeto Newton Gostava de Ler"

Ouvir, perguntar, descobrir, perceber, fazer ......e.... a parte divertida, comer !!!









Surpresa logo de manhã....eis o que chega à biblioteca....

Bem haja, PARABÉNS aluna Maria Miranda pelo interesse, pela dedicação!!!
(pesquisa feita pela aluna Maria Miranda, 4º ano - turma da Prof. Silvia Raquel Silva, após a sessão " Na tacinha das natas" - Projeto Newtom Gostava de Ler)


"E se fosse contigo? E se fosse consigo?"

...que melhor forma para começar mais uma semana???
Tudo aconteceu a propósito do novo programa de informação da SIC, cuja a ESTREIA É HOJE "E Se Fosse Consigo?", pouco antes das 21 horas. 
O formato é inédito na televisão portuguesa pretende pôr as pessoas a questionarem-se sobre os seus próprios comportamentos. 
A jornalista, autora e apresentadora do programa, Conceição Lino esteve no Jornal da Noite de domingo para falar de E SE FOSSE CONSIGO?







sexta-feira, 15 de abril de 2016

ATENÇÃO FAMÍLIAS, hoje ao jantar há aperitivo

"Brinde à tosta e à manteiga do Projeto Newton Gostava de Ler" 
Mais uma turma... alunos do 4º ano - Prof. Anabela








AQUI TODA A INFORMAÇÃO SOBRE ESTE CONCURSO

CLICAR NA IMAGEM

CONCURSO "A Hora do Sol Saudável "




 A Hora do Sol Saudável é um projecto de carácter pedagógico promovido pela Liga Portuguesa Contra o Cancro, com o apoio da Garnier Ambre Solaire, junto da comunidade escolar, mais precisamente de alunos do 1º Ciclo do Ensino Básico – público e privado – que decorre entre 11 de abril e 16 de maio de 2016. 

Desafie os seus alunos a recriar um videoclip inspirado no vídeo original "Hora do Sol Saudável", com letra e música dos D.A.M.A e a sua turma pode ser uma das vencedoras deste concurso.

Antes do sr. Newton, aqui está a 1ª turma inscrita para um novo desafio !!!
Alunos do 4º ano - Turma da Prof. Silvia Raquel Silva, "bora" lá ninguém quer ficar da cor do lagostim smile emoticon
 

quarta-feira, 13 de abril de 2016

HOJE, DIA DO BEIJO.SABIAS QUE ...

O BEIJO é um quadro do pintor austríaco GUSTAV KLIMT (foi um pintor simbolista austríaco). Em 1876, estudou desenho ornamental na Escola de Artes Decorativas.. Executada em óleo sobre tela, medindo 180x180 centímetros, entre 1907 e 1908, é uma das obras mais conhecidas do Klimt, graças a um elevado número de reproduções
É uma obra FABULOSA!!!


Hoje, é o DIA DO BEIJO

Sugestões para ler















...Continua o "Projeto Newton Gostava de Ler"

Sessão n°??? perdi a conta.... Turma de 3° ano, alunos da Prof. Liliana
Turma de 4° ano, alunos da Prof.  Sílvia Raquel