quarta-feira, 18 de janeiro de 2017

Vem descobrir um pouco mais sobre esta tradição tão portuguesa e não só!!!

Em certas regiões (e países) existe um costume em que grupos de crianças cantam cânticos e canções de Natal de porta em porta, na esperança de que as pessoas ofereçam doces, chocolates, dinheiro, etc. Esses cânticos de Natal de rua têm nomes diferentes e ocorrem em dias diferentes conforme os países:
Na Grécia, no dia 24 de Dezembro, cantam-se as Kalandas.

  

No Reino Unidos e nos Estados Unidos, no dia 26 de Dezembro cantam-se os Christmas Carols.


   

Em Portugal cantam-se as Janeiras, a 6 de Janeiro, no Dia de Reis e, no mesmo dia, cantam-se em Espanha os Villancicos, geralmente acompanhados por pandeiretas e castanholas.







As Janeiras são uma tradição antiquíssima 

Formam-se grupos pequenos ou com dezenas de elementos que cantam e animam as localidades, indo de casa em casa ou colocando-se num local central (esta é uma versão mais recente), desejando de uma forma tradicional um bom ano a todos os presentes. Nos grupos de janeireiros, toca-se pandeireta, ferrinhos, tambor, acordeão e viola, por exemplo. Em muitas aldeias esta tradição mantém-se viva, especialmente no Norte de Portugal e nas Beiras: "Nesta altura juntam-se os amigos que vão cantar as janeiras a casa dos vizinhos. Antigamente recebiam filhoses, vinho e outros artigos que as pessoas possuíam" conta António Manuel Pereira, presidente da Federação de Ranchos Folclóricos da Beira Baixa. No entanto, cantar as Janeiras ainda se faz um pouco por todo o País. 
As pessoas visitadas eram (são) normalmente muito receptivas aos cantores e aos votos que vêm trazer, dando-lhes algo e desejando a todos um bom ano.

Esta casa é tão alta

É forrada de papelão

Aos senhores que cá moram

Deus lhe dê a salvação.


Mas há sempre alguém mais carrancudo que não recebe bem os janeireiros... e se isso acontece a “cantiga” é outra...


Esta casa é tão alta

É forrada de madeira

Aos senhores que cá moram

Deus lhe dê uma caganeira.

Sem comentários:

Enviar um comentário

Deixe aqui o seu comentário, as suas sugestões