Prosseguindo o projecto de articulação do 1ºCiclo com o Pré-Escolar , as turmas de 1ºAno respectivamente das Professoras Cristina Sá, Helena Fernandes e Manuela Oliveira receberam os pequeninos do JI Cunha Reis na EB1 Nº1, onde viram o espaço envolvente. Na Biblioteca, visionaram a história "A bruxinha que voava numa escova de dentes" e foram às três salas onde pintaram legumes, frutos e guloseimas que colaram num cartaz anteriormente pintado pelos alunos do 1º Ano das respectivas turmas. Nesses trabalhos tiveram a ajuda dos colegas do 1º Ano.
Mostrar mensagens com a etiqueta Actividades dentro e fora da Biblioteca. Mostrar todas as mensagens
Mostrar mensagens com a etiqueta Actividades dentro e fora da Biblioteca. Mostrar todas as mensagens
quinta-feira, 14 de abril de 2011
quinta-feira, 3 de fevereiro de 2011
Alunos da Prof. Vera Morim no Atelier de Restauro da Santa Casa da Misericórdia
Observaram, participaram e entraram em directo na televisão
A Santa Casa da Misericórdia de Vila do Conde (SCMVC) inaugurou recentemente um atelier com vista ao restauro das mais de 100 peças, entre retratos, nomeadamente do Rei D. Manuel e da Rainha Dona Leonor, e de bandeiras, que fazem parte do espólio da instituição.
Até Julho de 2011, entre as 9h00 e as 18h00, as portas da Casa do Despacho da Igreja da Misericórdia vão estar abertas a todos os que queiram ver de perto os trabalhos de intervenção, levados a cabo por técnicos especializados.
Em virtude do interesse pedagógico associado à iniciativa da SCMVC, o atelier de restauro vai ter em funcionamento dois espaços para envolver «in loco» os alunos nos trabalhos que estão a ser desenvolvidos pelos especialistas da empresa Signinum – Gestão de Património Cultural, responsável pelas obras de conservação realizadas na igreja quinhentista.
O primeiro espaço é direccionado para a observação do trabalho executado nas peças, com visitas às bancadas de restauro. Já o segundo é feito o convite aos alunos, numa zona reservada, a desenvolverem actividades como desenho e pintura de alguns dos retratos objecto de recuperação.
Ler+ aqui
Hoje, os alunos TOP+ de Janeiro, alunos da Prof. Vera Morim, 3º C, foram até lá e foi dupla a emoção já que o programa Portugal em Directo da RTP1 estava lá e participaram no programa.
Apreciem e votem no trabalho dos da EB1 de Tougues
Recebemos, hoje, a informação da colega Cândida Henriques (EB1 de Tougues) acerca do trabalho que executou com os seus alunos para participação no concurso "Valores de Futuro".
Para ganharem necessitam de obter o maior número de votos.
Assim sendo, vamos todos votar. Como disse a colega Cândida todos os votos são preciosos
Para aceder ao "local de voto" basta clicar nesta imagem
Parabéns pelo trabalho!
quinta-feira, 27 de janeiro de 2011
domingo, 2 de janeiro de 2011
2011 - ANO INTERNACIONAL DAS FLORESTAS
“Florestas para o povo“
A Assembleia Geral da ONU - Organização das Nações Unidas, adoptou a Resolução A / RES / 61/ 93 em 20 de Dezembro, declarando o ano de 2011 como o Ano Internacional das Florestas. Actividades em apoio ao ano internacional terão como foco, a promoção do desenvolvimento sustentável, a conservação, o desenvolvimento das florestas em todo o mundo e a sensibilização da população para o papel decisivo que as florestas desempenham no desenvolvimento global sustentável.
O Ano Internacional das Florestas tem como principal objectivo mobilizar a comunidade mundial para assegurar que as florestas são geridas de modo sustentável para as gerações actuais e futuras.
O logo-tipo oficial foi pensado e executado por designers gráficos e recebeu a aprovação do Conselho de Publicações das Nações Unidas.
(informação recolhida em http://www.agroportal.pt)
Novo Ano...Novo Calendário
Um calendário com lindíssimas ilustrações da autoria de
Poly Bernatene
Poly Bernatene
(clique na imagem para aumentar e imprimir)
JANEIRO
JANEIRO, primeiro mês do ano, tempo de “cantar as janeiras”.
Essa adorável tradição portuguesa vem do tempo dos romanos, que festejavam o deus Janos, o porteiro do Olimpo, o senhor das Entradas, que podia proporcionar um ano venturoso, exorcizando as energias impuras. Era representado com duas cabeças, para retratar os términos e os começos, o passado e o futuro, uma cabeça olhando para trás, o passado e outra olhando para a frente.
Passaram os romanos, o deus Janos ficou relegado ao esquecimento, mas, ainda hoje é costume desejar-se as “Boas entradas” entre amigos e conhecidos.
Como já foi referido, as Janeiras, tipicamente, ocorrem em Janeiro, começando no dia 1 e estendendo-se até dia 6, Dia de Reis ou Epifania. Hoje em dia, muitos grupos (especialmente citadinos) prolongam o Cantar de Janeiras durante todo o mês.
As Janeiras, cantar as Janeiras ou "cantar os Reis" é uma tradição em Portugal que consiste no cantar de músicas pelas ruas por grupos de pessoas anunciando o nascimento de Jesus, desejando um feliz ano novo. Esses grupos vão de porta em porta, pedindo aos residentes as sobras das Festas Natalícias. Hoje em dia, essas 'sobras' traduzem-se muitas vezes em dinheiro.
A tradição geral e mais acentuada, é que grupos de amigos ou vizinhos se juntem, com ou sem instrumentos (no caso de os haver são mais comuns os folclóricos: pandeireta, bombo, flauta, viola, etc.). Depois do grupo feito, e de distribuídas as letras e os instrumentos, vão cantar de porta em porta pela vizinhança.
Terminada a canção numa casa, espera-se que os donos tragam as janeiras (castanhas, nozes, maçãs, chouriço, morcela, etc. Por comodidade, é hoje costume dar-se chocolates e dinheiro, embora não seja essa a tradição).
No fim da caminhada, o grupo reúne-se e divide o resultado, ou então, comem todos juntos aquilo que receberam.
As músicas utilizadas, são por norma já conhecidas, embora a letra seja diferente em cada terra. São músicas simples, habitualmente à volta de quadras simples que louvam o Menino Jesus, Nossa Senhora, São José e os moradores que contribuíram. Tipicamente havia também algumas quadras insultuosas reservadas para os moradores que não davam as janeiras.
Nos últimos anos, celebrizou-se uma música de Zeca Afonso, intitulada "Natal dos Simples" que, como começa com a frase 'vamos cantar as janeiras...' é entendida por alguns como se fosse música de Janeiras, embora não seja uma canção de folclore.
Nos últimos anos, celebrizou-se uma música de Zeca Afonso, intitulada "Natal dos Simples" que, como começa com a frase 'vamos cantar as janeiras...' é entendida por alguns como se fosse música de Janeiras, embora não seja uma canção de folclore.
Grandes escritores também recolheram quadras de Janeiras, foi o caso de Vitorino Nemésio
Ó de casa, alta nobreza,
Mandai-nos abrir a porta,
Ponde a toalha na mesa
Com caldo quente da horta!
Teni, ferrinhos de prata,
Ao toque desta sanfona!
Trazemos ovos de prata
Fresquinhos, prá vossa dona.
Ao toque desta sanfona!
Trazemos ovos de prata
Fresquinhos, prá vossa dona.
Senhora dona de casa,
À ilharga do seu Joaquim,
Vermelha como uma brasa
E alva como um jasmim!
Vimos honrar a Jesus
Numas palhinhas deitado:
O candeio está sem luz
Numa arribana de gado.
Numas palhinhas deitado:
O candeio está sem luz
Numa arribana de gado.
Mas uma estrela dianteira
Arde no céu, que regala!
A palha ficou trigueira,
Os pastorinhos sem fala.
Dá-lhe calorzinho a vaca,
O carvoeiro uma murra,
A velha o que traz na saca,
Seus olho mansos a burra.
O carvoeiro uma murra,
A velha o que traz na saca,
Seus olho mansos a burra.
Já as janeiras vieram,
Os Reis estão a chegar,
Os anos amadurecem:
Estamos para durar!
Já lá vem Dom Melchior
Sentado no seu camelo
Cantar as loas de cor
Ao cair do caramelo.
Sentado no seu camelo
Cantar as loas de cor
Ao cair do caramelo.
O incenso, mirra e oiro,
Que cheirais e luzis tanto,
Não valeis aquele tesoiro
Do nosso Menino santo!
Abride a porta ao peregrino,
Que vem de num longe, à neve,
De ver nascer o Menino
Nas palhinhas do preseve.
Que vem de num longe, à neve,
De ver nascer o Menino
Nas palhinhas do preseve.
Acabou-se esta cantiga,
Vamos agora à chacota:
Já enchemos a barriga,
Sigamos nossa derrota!
Rico vinho, santa broa
Calça o fraco, veste os nus!
Voltaremos a Lisboa
Pró ano, querendo Jesus
Calça o fraco, veste os nus!
Voltaremos a Lisboa
Pró ano, querendo Jesus
quarta-feira, 29 de dezembro de 2010
e foi assim...numa "gruta" diferente...
...as estagiárias fizeram, durante a noite, o presépio ao vivo na Biblioteca
![]() |
| This free picture slideshow created with Smilebox |
terça-feira, 14 de dezembro de 2010
segunda-feira, 13 de dezembro de 2010
Sabores de Natal
Durante o dia de hoje e amanhã, decorre no ginásio da EB1 Nº 1 – Escola dos Correios – uma actividade muito doce e tentadora.
O projecto “Sabores de Natal”, da autoria e responsabilidade da Coordenadora do 1º Ciclo Prof. Lina Vinhas, está a proporcionar a todos os alunos a participação na oficina de culinária “Vê como é e aprende como se faz.”
O objectivo principal é transmitir tradições, tão portuguesas e próprias desta época natalícia, aos nossos alunos.
O entusiasmo foi imenso e amanhã lá continuarão a sair pela porta do ginásio os cheiros e sabores de Natal.
Relembramos, que no ano anterior, levámos a efeito o Concurso “A rabanada que nos une” envolvendo os encarregados de educação. Foram apresentadas 17 travessas de rabanadas (uma por turma) a concurso e todo o corpo docente e auxiliar elegeu a melhor rabanada. Fizemos a recolha de todas as receitas mas lamentavelmente a que foi eleita como melhor rabanada não nos foi possível ter acesso à sua receita… segredo de família… que pena não ter sido partilhada…
Porém, este ano temos a certeza de que a receita das rabanadas desta oficina assim como a receita da aletria serão partilhadas e aqui publicadas.
Uma alternativa à tradição...(a pedido da Prof. Geninha Sanches :-) )
Ingredientes:
- 8 pães franceses (duros)
- 1 litro de leite de vaca;
- 1 lata de leite condensado;
- 8 ovos;
- 4 colheres (sopa) de maizena (amido de milho);
- 4 pitadas de sal;
- Manteiga light e óleo de soja;
- Canela;
- 5 colheres (sopa) de açúcar;
- Amêndoas para decorar.
- Corte os pães em fatias de 1 (um) centímetro.
- Junte o leite de vaca ao leite condensado e mergulhe o pão nessa mistura para amolecer.
- Bata as claras em ponto de neve, adicione as gemas e continue batendo até obter uma mistura homogénea.
- Acrescente a maizena e o sal e bata até ficar cremosa.
- Envolva as fatias de pão nesse creme e, numa frigideira com um pouco de manteiga e óleo, frite-as, virando para dourar dos dois lados.
- Junte canela ao açúcar até ganhar cor de chocolate e passe nele as rabanadas.
- Após, empilhe numa vasilha as rabanadas em forma de pirâmide (para ficar bonito) e decore com algumas amêndoas por cima das rodelas das rabanadas.
Sabias que...
Uma das receitas tradicionais de Natal em Portugal são as rabadas.
A rabanada é uma fatia de pão de trigo (pão de forma ou baguete) que, depois de molhada em leite, vinho (no Minho usa-se Vinho Verde tinto ou branco) ou calda de açúcar, é passada por ovos e frita.
As rabanadas fazem parte de muitas mesas da consoada em Portugal. Servem-se polvilhadas com açúcar e canela ou regadas com calda de açúcar ou mel. Outrora, a palavra rabanada era apenas utilizada para norte do rio Mondego e à mesma sobremesa atribuía-se, a partir da margem sul do referido rio, o nome de fatia-dourada, ou fatia-de-parida.
O nome mais curioso é Fatia Parida, pela história que trás consigo. Estas fatias foram chamadas assim porque, em tempos passados, nos meios rurais e mais pobres, estas fatias eram dadas às mulheres que acabavam de ser mães, pois acreditava-se que este alimento rico em ovo, açúcar, leite e pão alimentava bem a mãe e puxava o leite para alimentar o bebé. Por este motivo foram chamadas de fatias–de-parida.
terça-feira, 7 de dezembro de 2010
Logo bem cedo pela manhã...
...foram chegando à Biblioteca grupos de alunos muito entusiasmados com Feira do Livro. O fundo musical natalício, o convívio alegre e a conversa à volta dos livros tornou a Biblioteca, mais uma vez, num lugar mágico!
sexta-feira, 3 de dezembro de 2010
ESTÁ A CHEGAR!
Desta vez a Feira do Livro de Natal vai ser em GRANDE. As três Bibliotecas Escolares do nosso Agrupamento reunidas para este evento Natalício.
Hoje é um DIA ESPECIAL!
O dia 3 de Dezembro é o dia Internacional das Pessoas com Deficiência. É uma data promovida pelas Nações Unidas desde 1998, com o objectivo de promover uma maior compreensão dos assuntos relacionados com a deficiência e pretende-se também alertar para a defesa da dignidade, dos direitos e o bem estar das pessoas. A cada ano o tema deste dia é baseado no objectivo do exercício pleno dos direitos humanos e da participação na sociedade, estabelecido pelo Programa Mundial de Acção a respeito das pessoas com deficiência, adoptado pela Assembleia Geral da ONU em 1982.
quarta-feira, 17 de novembro de 2010
A arte de todos os sentidos - cozinhar!
Hoje foi dia de o Conselho Geral reunir.
Damos aqui referência a esta reunião, pelo facto de todos os conselheiros terem sido agradavelmente surpreendidos pelos alunos do Curso de Educação Profissional de Jovens de tipologia T2 com saída profissional – Cozinha –.
Estes alunos, puderam mostrar e nós provar e comprovar e o que de bom já sabem executar nesta arte que é a culinária. Os nossos parabéns a todos e ao seu professor.
sábado, 13 de novembro de 2010
Descanso, leitura... num ambiente único. Este fim de semana vá até Vidago
Localizado hoje a cerca de uma hora de distância do Porto, o Vidago Palace abriu pela primeira vez em 1910. Hoje sob, a autoria do reconhecido arquitecto português, Álvaro Siza Vieira, este parque renasce – preservando a herança arquitectónica dos edifícios e ajustando as valências às necessidades dos clientes do século XXI.
![]() |
| A acolhedora sala de leitura “Um lugar mágico, onde a Natureza, a História e a Tradição nos envolvem … e onde apetece sempre voltar.” Miguel Torga |
domingo, 7 de novembro de 2010
ESTAVA TUDO PRONTO...MAS...
Foi com muita pena que recebemos a notícia de que o escritor José Fanha não vinha à nossa Biblioteca na data prevista. Aqui ficam os trabalhos de grupo feitos pelos alunos para brevemente, assim esperamos, o escritor poder apreciar.
domingo, 24 de outubro de 2010
quinta-feira, 21 de outubro de 2010
O grande dia está cada vez mais próximo… uma festa à volta da Biblioteca
![]() |
Alunas da Escola Profissional de Vila do Conde, do Curso de Animação Sócio Cultural e nossas estagiárias, na preparação de materiais para a dramatização do conto de José Fanha “O Dia em que a barriga rebentou” para apresentar no dia 29 de Outubro. Nesse dia, iremos comemorar mais um aniversário da Biblioteca Escolar e celebrar o Dia Internacional das Bibliotecas Escolares. |
Subscrever:
Mensagens (Atom)






























