Mostrar mensagens com a etiqueta Actividades dentro e fora da Biblioteca. Mostrar todas as mensagens
Mostrar mensagens com a etiqueta Actividades dentro e fora da Biblioteca. Mostrar todas as mensagens

quinta-feira, 14 de abril de 2011

Articulação do 1º Ciclo com o Pré-Escolar

Prosseguindo o projecto de articulação do 1ºCiclo com o Pré-Escolar , as turmas de 1ºAno respectivamente das Professoras Cristina Sá, Helena Fernandes e Manuela Oliveira receberam os pequeninos do JI Cunha Reis na EB1 Nº1, onde viram o espaço envolvente. Na Biblioteca, visionaram a história "A bruxinha que voava numa escova de dentes" e foram às três salas onde pintaram legumes, frutos e guloseimas que colaram num cartaz anteriormente pintado pelos alunos do 1º Ano das respectivas turmas. Nesses trabalhos tiveram a ajuda dos colegas do 1º Ano.



quinta-feira, 3 de fevereiro de 2011

Alunos da Prof. Vera Morim no Atelier de Restauro da Santa Casa da Misericórdia

Observaram, participaram e entraram em directo na televisão
A Santa Casa da Misericórdia de Vila do Conde (SCMVC) inaugurou recentemente um atelier com vista ao restauro das mais de 100 peças, entre retratos, nomeadamente do Rei D. Manuel e da Rainha Dona Leonor, e de bandeiras, que fazem parte do espólio da instituição.
Até Julho de 2011, entre as 9h00 e as 18h00, as portas da Casa do Despacho da Igreja da Misericórdia vão estar abertas a todos os que queiram ver de perto os trabalhos de intervenção, levados a cabo por técnicos especializados.
Em virtude do interesse pedagógico associado à iniciativa da SCMVC, o atelier de restauro vai ter em funcionamento dois espaços para envolver «in loco» os alunos  nos trabalhos que estão a ser desenvolvidos pelos especialistas da empresa Signinum – Gestão de Património Cultural, responsável pelas obras de conservação realizadas na igreja quinhentista.
O primeiro espaço é direccionado para a observação do trabalho executado nas peças, com visitas às bancadas de restauro. Já o segundo é feito o convite aos alunos, numa zona reservada, a desenvolverem actividades como desenho e pintura de alguns dos retratos objecto de recuperação. 
 Ler+ aqui


Hoje, os alunos TOP+ de Janeiro, alunos da Prof. Vera Morim, 3º C,  foram até lá e foi dupla a emoção já que o programa Portugal em Directo da RTP1 estava lá e participaram no programa.




Clicando sobre esta imagem pode aceder à gravação do programa



Os registos possíveis para mais tarde recordar




Apreciem e votem no trabalho dos da EB1 de Tougues

Recebemos, hoje, a informação da colega Cândida Henriques (EB1 de Tougues) acerca do trabalho que executou com os seus alunos para participação no concurso "Valores de Futuro".
Para ganharem necessitam de obter o maior número de votos.
Assim sendo, vamos todos votar. Como disse a colega Cândida todos os votos são preciosos
Para aceder ao "local de voto" basta clicar nesta imagem
Parabéns pelo trabalho!


domingo, 2 de janeiro de 2011

2011 - ANO INTERNACIONAL DAS FLORESTAS

Florestas para o povo

A Assembleia Geral da ONU - Organização das Nações Unidas, adoptou a Resolução A / RES / 61/ 93 em 20 de Dezembro, declarando o ano de 2011 como o Ano Internacional das Florestas. Actividades em apoio ao ano internacional terão como foco, a promoção do desenvolvimento sustentável, a conservação, o desenvolvimento das florestas em todo o mundo e a sensibilização da população para o papel decisivo que as florestas desempenham no desenvolvimento global sustentável.
O Ano Internacional das Florestas tem como principal objectivo mobilizar a comunidade mundial para assegurar que as florestas são geridas de modo sustentável para as gerações actuais e futuras.

O logo-tipo oficial foi pensado e executado por designers gráficos e recebeu a aprovação do Conselho de Publicações das Nações Unidas.

(informação recolhida em http://www.agroportal.pt) 

Novo Ano...Novo Calendário

Um calendário com lindíssimas ilustrações da autoria de 
Poly Bernatene 
(clique na imagem para aumentar e imprimir)

JANEIRO

JANEIRO, primeiro mês do ano, tempo de “cantar as janeiras”.
Essa adorável tradição portuguesa vem do tempo dos romanos, que festejavam o deus Janos, o porteiro do Olimpo, o senhor das Entradas, que podia proporcionar um ano venturoso, exorcizando as energias impuras. 
Era representado com duas cabeças, para retratar os términos e os começos, o passado e o futuro, uma cabeça olhando para trás, o passado e outra olhando para a frente.
Passaram os romanos, o deus Janos ficou relegado ao esquecimento, mas, ainda hoje é costume desejar-se as “Boas entradas” entre amigos e conhecidos.

Como já foi referido, as Janeiras, tipicamente, ocorrem em Janeiro, começando no dia 1 e estendendo-se até dia 6, Dia de Reis ou Epifania. Hoje em dia, muitos grupos (especialmente citadinos) prolongam o Cantar de Janeiras durante todo o mês.
As Janeiras, cantar as Janeiras ou "cantar os Reis" é uma tradição em Portugal que consiste no cantar de músicas pelas ruas por grupos de pessoas anunciando o nascimento de Jesus, desejando um feliz ano novo. Esses grupos vão de porta em porta, pedindo aos residentes as sobras das Festas Natalícias. Hoje em dia, essas 'sobras' traduzem-se muitas vezes em dinheiro.
A tradição geral e mais acentuada, é que grupos de amigos ou vizinhos se juntem, com ou sem instrumentos (no caso de os haver são mais comuns os folclóricos: pandeireta, bombo, flauta, viola, etc.). Depois do grupo feito, e de distribuídas as letras e os instrumentos, vão cantar de porta em porta pela vizinhança.
Terminada a canção numa casa, espera-se que os donos tragam as janeiras (castanhas, nozes, maçãs, chouriço, morcela, etc. Por comodidade, é hoje costume dar-se chocolates e dinheiro, embora não seja essa a tradição).
No fim da caminhada, o grupo reúne-se e divide o resultado, ou então, comem todos juntos aquilo que receberam.
As músicas utilizadas, são por norma já conhecidas, embora a letra seja diferente em cada terra. São músicas simples, habitualmente à volta de quadras simples que louvam o Menino Jesus, Nossa Senhora, São José e os moradores que contribuíram. Tipicamente havia também algumas quadras insultuosas reservadas para os moradores que não davam as janeiras. 
Nos últimos anos, celebrizou-se uma música de Zeca Afonso, intitulada "Natal dos Simples" que, como começa com a frase 'vamos cantar as janeiras...' é entendida por alguns como se fosse música de Janeiras, embora não seja uma canção de folclore.


Grandes escritores também recolheram quadras de Janeiras, foi o caso de Vitorino Nemésio 


Ó de casa, alta nobreza,
Mandai-nos abrir a porta,
Ponde a toalha na mesa
Com caldo quente da horta!
Teni, ferrinhos de prata,
Ao toque desta sanfona!
Trazemos ovos de prata
Fresquinhos, prá vossa dona.

Senhora dona de casa,
À ilharga do seu Joaquim,
Vermelha como uma brasa
E alva como um jasmim!
Vimos honrar a Jesus
Numas palhinhas deitado:
O candeio está sem luz
Numa arribana de gado.

Mas uma estrela dianteira
Arde no céu, que regala!
A palha ficou trigueira,
Os pastorinhos sem fala.
Dá-lhe calorzinho a vaca,
O carvoeiro uma murra,
A velha o que traz na saca,
Seus olho mansos a burra.

Já as janeiras vieram,
Os Reis estão a chegar,
Os anos amadurecem:
Estamos para durar!
Já lá vem Dom Melchior
Sentado no seu camelo
Cantar as loas de cor
Ao cair do caramelo.

O incenso, mirra e oiro,
Que cheirais e luzis tanto,
Não valeis aquele tesoiro
Do nosso Menino santo!
Abride a porta ao peregrino,
Que vem de num longe, à neve,
De ver nascer o Menino
Nas palhinhas do preseve.

Acabou-se esta cantiga,
Vamos agora à chacota:
Já enchemos a barriga,
Sigamos nossa derrota!
Rico vinho, santa broa
Calça o fraco, veste os nus!
Voltaremos a Lisboa
Pró ano, querendo Jesus

segunda-feira, 13 de dezembro de 2010

Sabores de Natal

Durante o dia de hoje e amanhã, decorre no ginásio da EB1 Nº 1 – Escola dos Correios – uma actividade muito doce e tentadora.
O projecto “Sabores de Natal”, da autoria e responsabilidade da Coordenadora do 1º Ciclo Prof. Lina Vinhas, está a proporcionar a todos os alunos a participação na oficina de culinária “Vê como é e aprende como se faz.”
O objectivo principal é transmitir tradições, tão portuguesas e próprias desta época natalícia, aos nossos alunos.
O entusiasmo foi imenso e amanhã lá continuarão a sair pela porta do ginásio os cheiros e sabores de Natal.

Relembramos, que no ano anterior, levámos a efeito o Concurso “A rabanada que nos une” envolvendo os encarregados de educação. Foram apresentadas 17 travessas de rabanadas (uma por turma) a concurso e todo o corpo docente e auxiliar elegeu a melhor rabanada. Fizemos a recolha de todas as receitas mas lamentavelmente a que foi eleita como melhor rabanada não nos foi possível ter acesso à sua receita… segredo de família… que pena não ter sido partilhada…
Porém, este ano temos a certeza de que a receita das rabanadas desta oficina assim como a receita da aletria serão partilhadas e aqui publicadas.


Uma alternativa à tradição...(a pedido da Prof. Geninha Sanches :-) )

Ingredientes:
  • 8 pães franceses (duros)
  • 1 litro de leite de vaca;
  • 1 lata de leite condensado;
  • 8 ovos;
  • 4 colheres (sopa) de maizena (amido de milho);
  • 4 pitadas de sal;
  • Manteiga light e óleo de soja;
  • Canela;
  • 5 colheres (sopa) de açúcar;
  • Amêndoas para decorar. 
Preparo:
  1. Corte os pães em fatias de 1 (um) centímetro.
  2. Junte o leite de vaca ao leite condensado e mergulhe o pão nessa mistura para amolecer.
  3. Bata as claras em ponto de neve, adicione as gemas e continue batendo até obter uma mistura homogénea.
  4. Acrescente a maizena e o sal e bata até ficar cremosa.
  5. Envolva as fatias de pão nesse creme e, numa frigideira com um pouco de manteiga e óleo, frite-as, virando para dourar dos dois lados.
  6. Junte canela ao açúcar até ganhar cor de chocolate e passe nele as rabanadas.
  7. Após, empilhe numa vasilha as rabanadas em forma de pirâmide (para ficar bonito) e decore com algumas amêndoas por cima das rodelas das rabanadas.

Sabias que...

Uma das receitas tradicionais de Natal em Portugal são as rabadas.
A rabanada é uma fatia de pão de trigo (pão de forma ou baguete) que, depois de molhada em leite, vinho (no Minho usa-se Vinho Verde tinto ou branco) ou calda de açúcar, é passada por ovos e frita.
As rabanadas fazem parte de muitas mesas da consoada em Portugal. Servem-se polvilhadas com açúcar e canela ou regadas com calda de açúcar ou mel. Outrora, a palavra rabanada era apenas utilizada para norte do rio Mondego e à mesma sobremesa atribuía-se, a partir da margem sul do referido rio, o nome de fatia-dourada, ou fatia-de-parida.
O nome mais curioso é Fatia Parida, pela história que trás consigo. Estas fatias foram chamadas assim porque, em tempos passados, nos meios rurais e mais pobres, estas fatias eram dadas às mulheres que acabavam de ser mães, pois acreditava-se que este alimento rico em ovo, açúcar, leite e pão alimentava bem a mãe e puxava o leite para alimentar o bebé. Por este motivo foram chamadas de fatias–de-parida.

terça-feira, 7 de dezembro de 2010

Logo bem cedo pela manhã...

...foram chegando à Biblioteca grupos de alunos muito entusiasmados com Feira do Livro. O fundo musical natalício, o convívio alegre e a conversa à volta dos livros tornou a Biblioteca, mais uma vez, num lugar mágico!

sexta-feira, 3 de dezembro de 2010

ESTÁ A CHEGAR!


Desta vez a Feira do Livro de Natal vai ser em GRANDE. As três Bibliotecas Escolares do nosso Agrupamento reunidas para este evento Natalício.








Hoje é um DIA ESPECIAL!


O dia 3 de Dezembro é o dia Internacional das Pessoas com Deficiência. É uma data promovida pelas Nações Unidas desde 1998, com o objectivo de promover uma maior compreensão dos assuntos relacionados com a deficiência e pretende-se também alertar para a defesa da dignidade, dos direitos e o bem estar das pessoas. A cada ano o tema deste dia é baseado no objectivo do exercício pleno dos direitos humanos e da participação na sociedade, estabelecido pelo Programa Mundial de Acção a respeito das pessoas com deficiência, adoptado pela Assembleia Geral da ONU em 1982.

quarta-feira, 17 de novembro de 2010

A arte de todos os sentidos - cozinhar!

Hoje foi dia de o Conselho Geral reunir.
Damos aqui referência a esta reunião, pelo facto de todos os conselheiros terem sido agradavelmente surpreendidos pelos alunos do Curso de Educação Profissional de Jovens de tipologia T2 com saída profissional – Cozinha –.
Estes alunos, puderam mostrar e nós provar e comprovar e o que de bom já sabem executar nesta arte que é a culinária. Os nossos parabéns a todos e ao seu professor.


sábado, 13 de novembro de 2010

Descanso, leitura... num ambiente único. Este fim de semana vá até Vidago

Localizado hoje a cerca de uma hora de distância do Porto, o Vidago Palace abriu pela primeira vez em 1910. Hoje sob, a autoria do reconhecido arquitecto português, Álvaro Siza Vieira, este parque renasce – preservando a herança arquitectónica dos edifícios e ajustando as valências às necessidades dos clientes  do século XXI.
A acolhedora sala de leitura

“Um lugar mágico, onde a Natureza, a História e a Tradição nos envolvem … 
e onde apetece sempre voltar.”
Miguel Torga

domingo, 7 de novembro de 2010

ESTAVA TUDO PRONTO...MAS...



Foi com muita pena que recebemos a notícia de que o escritor José Fanha não vinha à nossa Biblioteca na data prevista. Aqui ficam os trabalhos de grupo feitos pelos alunos para brevemente, assim esperamos, o escritor poder apreciar.

quinta-feira, 21 de outubro de 2010

O grande dia está cada vez mais próximo… uma festa à volta da Biblioteca


Alunas da Escola Profissional de Vila do Conde, do Curso de Animação Sócio Cultural e nossas estagiárias, na preparação de materiais para a dramatização do conto de José Fanha “O Dia em que a barriga rebentou” para apresentar no dia 29 de Outubro.
Nesse dia, iremos comemorar mais um aniversário da Biblioteca Escolar e celebrar o Dia Internacional das Bibliotecas Escolares.