Mostrar mensagens com a etiqueta Concursos. Feira dos Vinte. Concurso Colheres de pau. Mostrar todas as mensagens
Mostrar mensagens com a etiqueta Concursos. Feira dos Vinte. Concurso Colheres de pau. Mostrar todas as mensagens

segunda-feira, 14 de janeiro de 2019

Dia 18 vai acontecer

Feira Grande de Janeiro ou
Feira dos Vinte ou
Feira das Colheres de Pau ou
Feira dos Namorados, assim ficou conhecida uma das feiras que teve origem no século XVIII e uma das mais importantes do Norte do País.

Resultado de imagem para Feira dos Vinte 2019 em vila do conde

Tudo começou num alvará régio, promulgado por D. Pedro II, a 5 de Setembro de 1704, por solicitação das gentes de Vila do Conde, e onde se instituía a Feira Franca de Santo Amaro, a realizar ao dia 20 de cada mês.

Durante séculos a "Feira dos Namorados" foi o local privilegiado para os jovens encontrarem o seu "par ideal", deslocavam-se até lá nos seus trajes de festa, levando colheres de pau que serviam de "suporte" para escrever versos e rimas de amor às suas amadas. Na feira não faltava o som das gaitas tocadas por músicos galegos e barracas onde se vendiam vinho, pão e figos.
Esta colher servia como tema de brincadeira, tentando os rapazes tirá-la às raparigas, o que provocava correrias e risadas e, por vezes, o início de alguns namoros.
Uma outra maneira de iniciar uma relação de amizade, ou até de futuro compromisso amoroso, consistia em o rapaz oferecer à rapariga que tinha "debaixo de olho", a colher que tinha decorado, e esta aceitá-la.
Desde os anos noventa, e até aos dias de hoje, a Câmara Municipal de Vila do Conde, através das Escolas de Ensino Básico deste concelho, pretende manter esta tradição, promovendo um concurso de colheres de pau.
Todos os anos, a autarquia compra centenas daquelas colheres que depois distribui pelas escolas para os alunos decorarem com pinturas e desenhos.
As colheres são depois expostas e vendidas ao público na feira de Vila do Conde, revertendo as receitas para uma instituição de solidariedade local. Os alunos apresentam-se vestidos à época setecentista e são acompanhados por música, de forma a ser recriado o ambiente original festivo.

domingo, 26 de janeiro de 2014

Uma colher especial!!!

Uma surpresa para a biblioteca!!! 
Trabalho dos alunos da Prof. Silvia Raquel Silva.
 Bem hajam, está lindíssima esta colher especial!!! 


 "Neste mês de tradição 
Uma colher decidimos fazer 
Para homenagear a biblioteca 
Por tão bem nos receber." 


segunda-feira, 21 de janeiro de 2013

segunda-feira, 14 de janeiro de 2013

É em Vila do Conde a Feira Grande de Janeiro ou...

Feira dos Vinte ou
Feira das Colheres de Pau ou
Feira dos Namorados, assim ficou conhecida uma das feiras que teve origem no século XVIII e uma das mais importantes do Norte do País.
Tudo começou num alvará régio, promulgado por D. Pedro II, a 5 de Setembro de 1704, por solicitação das gentes de Vila do Conde, e onde se instituía a Feira Franca de Santo Amaro, a realizar ao dia 20 de cada mês.
Durante séculos a "Feira dos Namorados" foi o local privilegiado para os jovens encontrarem o seu "par ideal", deslocavam-se até lá nos seus trajes de festa, levando colheres de pau que serviam de "suporte" para escrever versos e rimas de amor às suas amadas. Na feira não faltava o som das gaitas tocadas por músicos galegos e barracas onde se vendiam vinho, pão e figos.
Esta colher servia como tema de brincadeira, tentando os rapazes tirá-la às raparigas, o que provocava correrias e risadas e, por vezes, o início de alguns namoros.
Uma outra maneira de iniciar uma relação de amizade, ou até de futuro compromisso amoroso, consistia em o rapaz oferecer à rapariga que tinha "debaixo de olho", a colher que tinha decorado, e esta aceitá-la.
Desde os anos noventa, e até aos dias de hoje, a Câmara Municipal de Vila do Conde, através das Escolas de Ensino Básico deste concelho, pretende manter esta tradição, promovendo um concurso de colheres de pau.
Todos os anos, a autarquia compra centenas daquelas colheres que depois distribui pelas escolas para os alunos decorarem com pinturas e desenhos.
As colheres decoradas estarão expostas ao público, entre 9 e 17 de Janeiro, na Casa do Barco, na zona ribeirinha.
Paralelamente à venda das colheres, e contando com a participação da Associação Velha Lamparina, os alunos irão também recriar o mercado da época, comercializando produtos típicos da altura, assumindo os alunos da Escola Profissional a animação do evento com danças e a leitura de quadras de namorados.
Aqui fica a sugestão: dia 18 de janeiro, vá à Praça de S. João e viva este encontro ou reencontro com o passado.