quinta-feira, 6 de novembro de 2014

As castanhas


A castanha é um fruto que vem de uma árvore: o castanheiro. 
Um conjunto de castanheiros chama-se souto.
No norte de Portugal é que os castanheiros se dão melhor qualidade, e é de lá que vêm as castanhas para vender por todo o país.
A castanha está protegida na árvorepor uma bola cheia de picos que se chama "ouriço". Quando chega o Outono, o ouriço abre e deixa cair a castanha no chão.
Antes de a batata chegar à Europa e se espalhar por todo o lado (séc. XVII), a castanha era a base da alimentação, especialmente no campo.
Pode cozer-se, assar-se, fazer-se em puré ou sopa, doce, etc.



Uma lenda, o valor da solidariedade

More PowerPoint presentations from Ana Luisa de Beirao


Na hora mais difícil do dia...

...a reta final...Tantas horas na escola!!! 
Grupo dos mais pequeninos. 1º ano, alunos da Prof. Maria Manuel, no conforto da biblioteca para descobrirem a biblioteca digital do PNL



Conhecer as tradições em tempo de castanhas




segunda-feira, 3 de novembro de 2014

Falar sobre medos

Final de dia
Alunos do 3 ano, turma da Prof. Vera Morim.
O livro de Ana Saldanha e Yara Kono " O Papão no Desvão" foi tema para conversar muito sobre os medos. Ganhou o "escuro". 
No final, para espantar o papão cantaram o hino da nossa biblioteca :-)




SOBE - Saúde Oral, Bibliotecas Escolares

A Direção-Geral da Saúde, o Plano Nacional de Leitura e a Rede de Bibliotecas Escolares estabeleceram um protocolo de colaboração no âmbito da prevenção da saúde oral em Portugal, formalizado pelo projeto SOBE - Saúde Oral, Bibliotecas Escolares, ligando a saúde oral, a literacia e as bibliotecas escolares.

São hoje comummente conhecidas as implicações da literacia na saúde e bem-estar dos cidadãos e a importância particular no campo educativo da literacia em saúde.

O projeto SOBE situa-se nesta área de intervenção, tendo como principais objetivos:
• Direcionar as atividades de promoção da leitura, da escrita e da saúde oral para as famílias e para a comunidade;
• Constituir os alunos como elementos catalisadores das mensagens de promoção da saúde para os membros da família;
• Trabalhar, com os alunos, a temática da Saúde Oral nos domínios das competências, atitudes e valores, de forma a integrar as valências específicas do projeto SOBE no quotidiano da escola;
• Suscitar a vontade de os estudantes explorarem o mundo da saúde oral, de forma autêntica, com meios divertidos e favorecendo o cruzamento de vários domínios do conhecimento.



Projeto SOBE

Mais uma sessão de informação sobre o Projeto SOBE ( Saúde Oral na Biblioteca Escolar ) na Biblioteca Correios com as docentes da EB1N.1
Docentes sempre disponíveis e recetivas a novos projetos.
O Prof. Manuel também estava presente

Ainda o 10º Aniversário da nossa biblioteca

Algumas das surpresas que chegaram à biblioteca pela mão dos alunos mais pequeninos - 1º ano da Prof. Arminda Rodrigues e Prof. Maria Manuel. Assunto: "10º Aniversário da BE Correios" Bem hajam pela fiel reprodução do momento