segunda-feira, 14 de janeiro de 2013

É em Vila do Conde a Feira Grande de Janeiro ou...

Feira dos Vinte ou
Feira das Colheres de Pau ou
Feira dos Namorados, assim ficou conhecida uma das feiras que teve origem no século XVIII e uma das mais importantes do Norte do País.
Tudo começou num alvará régio, promulgado por D. Pedro II, a 5 de Setembro de 1704, por solicitação das gentes de Vila do Conde, e onde se instituía a Feira Franca de Santo Amaro, a realizar ao dia 20 de cada mês.
Durante séculos a "Feira dos Namorados" foi o local privilegiado para os jovens encontrarem o seu "par ideal", deslocavam-se até lá nos seus trajes de festa, levando colheres de pau que serviam de "suporte" para escrever versos e rimas de amor às suas amadas. Na feira não faltava o som das gaitas tocadas por músicos galegos e barracas onde se vendiam vinho, pão e figos.
Esta colher servia como tema de brincadeira, tentando os rapazes tirá-la às raparigas, o que provocava correrias e risadas e, por vezes, o início de alguns namoros.
Uma outra maneira de iniciar uma relação de amizade, ou até de futuro compromisso amoroso, consistia em o rapaz oferecer à rapariga que tinha "debaixo de olho", a colher que tinha decorado, e esta aceitá-la.
Desde os anos noventa, e até aos dias de hoje, a Câmara Municipal de Vila do Conde, através das Escolas de Ensino Básico deste concelho, pretende manter esta tradição, promovendo um concurso de colheres de pau.
Todos os anos, a autarquia compra centenas daquelas colheres que depois distribui pelas escolas para os alunos decorarem com pinturas e desenhos.
As colheres decoradas estarão expostas ao público, entre 9 e 17 de Janeiro, na Casa do Barco, na zona ribeirinha.
Paralelamente à venda das colheres, e contando com a participação da Associação Velha Lamparina, os alunos irão também recriar o mercado da época, comercializando produtos típicos da altura, assumindo os alunos da Escola Profissional a animação do evento com danças e a leitura de quadras de namorados.
Aqui fica a sugestão: dia 18 de janeiro, vá à Praça de S. João e viva este encontro ou reencontro com o passado. 



Sem comentários:

Enviar um comentário

Deixe aqui o seu comentário, as suas sugestões