terça-feira, 22 de setembro de 2015

Opções, várias para o Projeto "Contos da Terra e do Mar"


TÍTULO: A mala Vazia e algumas histórias de tradução oral
AUTOR(a): Alexandre Parafita
EDITORA: Plátano
SINOPSE:
Livro recomendado para o 1º ano de escolaridade, destinado a leitura autónoma.
A mala vazia e algumas histórias de tradição oral. Reforçadas pelo jogo lúdico das rimas, do ritmo e das imagens, estas histórias convidam todos, especialmente os mais pequenos, a uma leitura interessada e aprazível. Algumas trazem ainda o eco de antigas canções pastoris e canções de berço. Um eco que liga as crianças de hoje à memória das crianças de sempre. São histórias de ler e de ouvir. Histórias de dizer a brincar. De contar e recontar. Histórias onde o sonho e a fantasia dão que pensar.




TÍTULO: O MENINO DE COR 
AUTOR(a): Tradução: Manuela Pessoa
EDITORA: Livros Horizonte
SINOPSE:
Livro recomendado para Educação Pré-Escolar, destinado a leitura em voz alta. Um conto, quase uma lengalenga, originário da tradição oral africana.
Com alguma ironia faz-nos ver os outros de maneira diferente.


 


TÍTULO: Contos de Animais com Manhas de Gente. Histórias de tradição Oral
AUTOR(a):Alexandre Parafita
EDITORA: Plátano
SINOPSE:

Plano Nacional de Leitura. Livro recomendado para o 3º ano de escolaridade, destinado a leitura orientada. As histórias deste livro fazem parte da tradição oral. Por isso, voaram no tempo, de geração em geração, nas asas da memória dos seus narradores. Ao recriá-las para o livro, quis o escritor que outras asas as levassem mais longe. São histórias de animais que falam de gente: dos seus vícios, virtudes, diabruras. Com graça e humor, com ironia e verdades do povo. São histórias e verdades de sempre.




TÍTULO: Os sete cabritinhos
AUTOR(a): Tareixa Alonso
EDITORA: OQO
SINOPSE:
Livro recomendado para Educação Pré-Escolar, destinado a leitura em voz alta. Era uma vez sete cabritinhos que viviam felizes numa cabana do bosque com a sua mamã; mas perto dali rondava um lobo feroz... Este conto tradicional, amplamente difundido e popularizado a partir da versão do clássico dos Grimm, continua a ser um referente vivo de transmissão cultural. A história alimenta a imaginação dos mais pequenos e confere uma qualidade indiscutível ao panorama da literatura infantil.



TÍTULO: Como te sentes?
AUTOR(a): Anthony Browen
EDITORA: Kalandraka
SINOPSE:
Livro recomendado para Educação Pré-Escolar, destinado a leitura em voz alta.
Uma voz omnisciente formula o questionário que faz com que o protagonista deste álbum, um simpático macaco humanizado, comece a expressar os habituais sentimentos e estados de ânimo que qualquer criança experimenta: aborrecimento, alegria, tristeza, enfado, culpabilidade, surpresa, curiosidade...
 O texto, breve e simples, complementa-se na perfeição com as ilustrações, cujo destaque vai para a expressão e a atitude da personagem, adornadas com acessórios do quotidiano - brinquedos, pinturas, livros... - que reforçam cada conceito com a sua correspondente descrição visual.
Anthony Browne também joga com as cores, os tamanhos, as linhas cinéticas e as tipografias para intensificar a mensagem: tons sombrios para as sensações negativas e tons vivos para enfatizar as emoções positivas; figuras que diminuem para transmitir a solidão; traços ondulantes ou soltos para mostrar a descontração ou a irritação; palavras que crescem, encolhem, maiúsculas, minúsculas ou cursivas, em função da sua carga emotiva.
Como te sentes?" é um livro para primeiros leitores, especialmente concebido para que estes se familiarizem com a linguagem e a expressão das reações humanas; um livro de autoconhecimento e socialização que interage com o leitor quando e a vez do protagonista, no final, lhe devolver a pergunta inicial.




TÍTULO: A Verdadeira História do Capuchinho Vermelho 
AUTOR(a): Agnese Baruzzi
EDITORA: Ambar
SINOPSE:

Plano Nacional de Leitura Livro recomendado para Educação Pré-Escolar, destinado a leitura em voz alta. Pensas que conheces a história do Capuchinho vermelho? Ás vezes as coisas não são como parecem - vem descobrir o que aconteceu ANTES do famoso conto começar!

Este é um livro super especial. Com janelinhas, pop-ups, rodas para girar e muito, muito humor, a leitura desta versão da conhecida história do Capuchinho Vermelho vai encantar tanto as crianças como os adultos




TÍTULO: Histórias a Rimar para Ler e Brincar
AUTOR(a): Alexandre Parafita
EDITORA: Texto Editores


SINOPSE:

Livro recomendado para o 2º ano de escolaridade, destinado a leitura orientada. Porque nos dá tanto prazer dizer e repetir certas expressões e certas palavras? Claro que é pelo eco que elas produzem. E quando esse eco ressoa fora de nós e dentro de nós, tanto melhor. É o caso do livro Histórias a Rimar para Ler e Brincar. Vale pelo poder mágico das histórias, mas vale também por serem histórias que rimam. Histórias com eco. Histórias que dá gosto ler, ouvir, aprender e depois... contar.






TÍTULO: Fábulas do Mundo
AUTOR(a): Joana Rosa Basílio EDITORA: Girassol
SINOPSE:
Livro recomendado para Educação Pré-Escolar, destinado a leitura em voz alta.
As fábulas ensinam às crianças, de uma forma divertida, como devem comportar-se e reagir perante diversas situações. Neste livro vai encontrar as fábulas mais famosas acompanhadas por belas ilustrações.



TÍTULO: Grande coisa
AUTOR(a): William Bee
EDITORA: Planeta tangerina
SINOPSE:
Grande Coisa” foi publicado originalmente no Reino Unido, em 2005, pela Walker Books e editado em Portugal, em 2010, tendo sido até ao momento o único livro do catálogo do Planeta Tangerina que resultou da compra de direitos de autor.
E como foram as reações dos leitores a este “Grande Coisa”?
De extremos.
Há quem tenha sido seduzido de imediato pelo enredo e pelo humor um pouco negro; há quem não tenha achado graça absolutamente nenhuma e, antes pelo contrário, se tenha até sentido um pouco melindrado com o final da história e se recuse a contá-la às suas crianças (conhecemos alguns casos).
E que história é esta?
Neste livro conhecemos Billy, um miúdo mimado que não se deixa impressionar por qualquer coisa, e um pai empenhado em dar a conhecer ao filho as coisas espantosas do mundo:
Andar a grande velocidade num nave espacial?
Ver a girafa mais alta do mundo ou a borboleta mais minúscula?
Saltar num castelo insuflável ou andar de comboio a vapor?
“Grande coisa” diz o Billy com um encolher de ombros indiferente.
O caso é, portanto, este. E o final, bem..., o final é o que nem Billy esperava, nem o que nós poderíamos imaginar: o Billy é comido por um tigre, mas, não se espantem assim muito, porque não foi a primeira nem a segunda criança na história da literatura infantil a ser devorada por um felino...







TÍTULO: O Rei na Barriga e outras histórias
AUTOR(a): Alexandre Parafita
EDITORA: Lua de Papel
SINOPSE:
Plano Nacional de Leitura. Livro recomendado para o 3º ano de escolaridade, destinado a leitura autónoma.
Muitos certamente não sabiam que a expressão, hoje tão conhecida, "ter um rei na barriga" tem origem num conto popular muito bonito e muito antigo. Tão antigo como os reis, os príncipes, os castelos e os seres encantados...









TÍTULO: Os Bolsos da Marta
AUTOR(a): Quentin Blake
EDITORA: Kalandraka
SINOPSE:

Plano Nacional de Leitura. Livro recomendado para Educação Pré-Escolar, destinado a leitura em voz alta. A Marta tem bolsos à farta. O que guardará lá dentro? Um conto rimado, a transbordar de colorido, sobre uma divertida personagem que armazena no seu casaco os mais impensáveis objectos. Sempre rodeada de crianças, de distintas raças e idades, a Marta é a grande amiga que todos gostariam de ter, uma vez que tem recursos para tudo e todos; não deixando de ser, ao mesmo tempo, espirituosa, disparatada e extravagante. Qualquer objecto pode tornar-se útil nas suas mãos, por isso, como que por magia, de todos os recantos do seu casaco saem gelados, buzinas ou guarda-chuvas. Um livro para estimular a imaginação, com a espontaneidade que caracteriza o estilo do sempre genial Quentin Blake.



TÍTULO: Livro de Contar
AUTOR(a): Pep Bruno
EDITORA: OQO
SINOPSE:

Plano Nacional de Leitura Livro recomendado para Educação Pré-Escolar, destinado a leitura em voz alta. Há muitas formas de contar. Podemos contar as nuvens deitados na erva, podemos contar as formigas que saem do formigueiro sentados ao pé de um amigo, podemos contar as papoilas do campo enquanto passeamos... ou podemos contar uma história enquanto se contam as personagens e o que vão fazendo... Mas, ao chegar ao número doze, vem a Lua, manda toda a gente dormir, e começa a contar ao contrário!
 Este álbum propõe um divertido jogo de contas e contos. E contando por contar, contamos números e uma história. Será então um conto duplamente contado? E se para além disso ainda contarmos sílabas para fazer versos, já são três as contas, e se contarmos depois o que dizem as ilustrações é... um conto de nunca acabar, ou melhor, um conto e uma conta de nunca mais acabar.

Uma história criada por Pep Bruno e pensada para ser lida e narrada em voz alta, que se vai construindo consoante entram e saem as personagens, uma história de somar e subtrair com uma dúzia de personagens, uma aventura de ida e volta. Este álbum oferece uma história com múltiplas possibilidades e mais do que uma leitura. E se a tudo isto somarmos (…e já vamos em quanto?) algumas ilustrações em que Mariona Cabassa, contando ela também, cuidando cada pormenor, o resultado é uma história belissimamente ilustrada, com um texto divertido, rimado e, sobretudo, pronto para ser contado.


TÍTULO: O que é o amor?
AUTOR(a): Davide Cali
EDITORA: Gato na Lua

SINOPSE:
Plano Nacional de Leitura
Livro recomendado para Educação Pré-Escolar, destinado a leitura em voz alta.
Excerto
“O que é o amor?”, questiona-se Emma. Pergunta à mamã romântica, ao papá adepto de futebol, à avó doceira e ao avô apreciador de automóveis. Todos lhe dão respostas diferentes. Como é que o vai encontrar? Emma sente a cabeça a andar à roda…




TÍTULO: Papá, Por Favor Apanha-me a Lua
AUTOR(a): Eric Carl
EDITORA: Kalandraka
SINOPSE:
Plano Nacional de Leitura. Livro recomendado para Educação Pré-Escolar, destinado a leitura em voz alta.

Antes de ir para a cama, a Mónica olhou pela janela e viu a lua. "Quem me dera brincar com a lua, pensou ela"



TÍTULO: Minas, O Lápis Professor
AUTOR(a): Susana Cardoso Ferreira
EDITORA: Oficina do Livro
SINOPSE:

Plano Nacional de Leitura. Livro recomendado para apoio a projetos relacionados com a cidadania nos 3º, 4º, 5º e 6º anos de escolaridade. A história de um lápis que ensinou um menino a escrever. Esquecido, há tanto tempo, na gaveta da velha secretária do senhor Constantino, Minas, o lápis escritor, acreditava que a sua carreira tinha chegado ao fim. Tudo mudou no dia em que Mateus abriu a gaveta pela primeira vez. A história de uma amizade recheada de palavras entre um menino que queria aprender e o lápis que o ensinou a escrever.





TÍTULO:Vou morar no Arco-Íris
AUTOR(a): Alexandre Parafita
EDITORA: Gailivro
SINOPSE:


Plano Nacional de Leitura. Livro recomendado para apoio a projetos relacionados com a natureza/defesa do ambiente nos 3º, 4º, 5º e 6 anos de escolaridade. Vou morar no arco-íris é um livro de histórias em verso, histórias de sabor ecológico, onde a Natureza é um bem supremo. Foi concebido para todas as crianças, mesmo para aquelas que ainda não aprenderam a ler. E porquê? Primeiro, porque é preciso gostar de brincar para aprender a gostar de brincar com as palavras. Depois, porque é neste jogo divertido, brincalhão, que, aos poucos, vai nascendo o prazer da leitura e da escrita. Não admira, por isso, que este livro, que este livro esteja cheio de histórias que rimam. Histórias para ler, reler, recitar...e até cantar!




TÍTULO: O Bicho das Sete Cabeças. História de uma eleição democrática
AUTOR(a): Carmen Zita Ferreira 
EDITORA: Trinta por uma Linha
SINOPSE:
Livro recomendado para apoio a projetos relacionados com a cidadania nos 3º, 4º, 5º e 6º anos de escolaridade. Esta história é uma dessas que nos encanta e que ainda nos ensina como é importante ser bom, justo, humilde, determinado, honrado, sabedor e imparcial.



TÍTULO: Histórias que contei aos meus filhos
AUTOR(a): Fernando Nobre
EDITORA: Oficina do Livro
SINOPSE:
Livro recomendado para apoio a projetos relacionados com a cidadania nos 3º, 4º, 5º e 6º anos de escolaridade. Histórias valiosas para pais e filhos.
O Urso, o Macaquinho e o Colibri;
O Menino Pescador e o Golfinho;
A Princesa Viajante e o Velho Rei;
O Macaco albino;
O Nabo Vaidoso;
Idris.
Histórias que ensinam valores muito importantes, inventadas por um médico que tem dedicado grande parte da sua vida a ajudar os outros.





TÍTULO: Histórias com Direitos
AUTOR(a): Vários
EDITORA: Plátano
SINOPSE:
Plano Nacional de Leitura Livro recomendado para apoio a projetos relacionados com a cidadania nos 3º, 4º, 5º e 6º anos de escolaridade. Histórias com Direitos é um projecto do CEDI - Centro de estudos, Documentação e Informação sobre a Criança do Instituto de Apoio à Criança que resulta da generosidade de um conjunto de pessoas que carinhosamente uniram a sua "voz à voz" do Instituto de Apoio à Criança que desde 1983 tem desenvolvido esforços no sentido de apoiar e divulgar o trabalho de todos aqueles que se preocupam com a procura de novas respostas para os problemas da criança em Portugal, assumindo-se como promotor e defensor dos Direitos da Criança. Partindo do texto da Convenção sobre os Direitos da Criança, este audiolivro pretende que os Direitos da Criança sejam divulgados, debatidos e reflectidos por crianças e por adultos em casa, nas escolas e em toda a parte onde houver crianças, incentivando-as a descobrir os seus Direitos através de pequenos contos e poemas e a apropriarem-se deles como algo fundamental para o seu desenvolvimento integral.



TÍTULO:O Meu livro de Política
AUTOR(a):Jorge Sampaio
EDITORA: Texto Editores
SINOPSE:

Livro recomendado para apoio a projetos relacionados com a cidadania nos 3º, 4º, 5º e 6º anos de escolaridade. Quando, pela primeira vez, me apresentaram o projecto que, depois, se veio a concretizar neste livro, confesso que tive muitas hesitações e estive tentado a recusar o amável e aliciante convite. (…) E, no entanto, depois de tudo pesar, não resisti e aceitei o desafio. Por que o fiz? Por dever cívico. Porque quis partilhar com os mais novos uma experiência de vida - a minha - toda dedicada à causa pública; porque lhes quis transmitir uma convicção - a de que a política vale a pena; e, por último, porque os quis despertar para a cidadania, que é onde tudo começa.


TÍTULO: O Senhor Que Vivia na Lua e Outras Histórias Divertidas
AUTOR(a): Rita Antunes
EDITORA:Oficina do Livro
SINOPSE:

Livro recomendado para apoio a projetos relacionados com a cidadania nos 3º, 4º, 5º e 6º anos de escolaridade. Este é um livro de histórias alegres. Desde um senhor tão distraído que vai em pijama para o próprio casamento, até uma menina de prata que quer fazer as crianças felizes, encontrarás momentos para rir mas também para pensar no que é realmente importante. Contém as histórias:
O Senhor que Vivia na Lua

A Princesa Choramingas
A Menina de Prata
O Colar de Esmeraldas


 
TÍTULO:O Tesouro dos Maruxinhos
AUTOR(a):Alexandre Parafita
EDITORA: Oficina do Livro
SINOPSE:

Livro recomendado para alunos do 5º e 6º anos sem hábitos de leitura, destinado a leitura orientada. O Tesouro dos Maruxinhos dá-te a conhecer antigas lendas que perduram na memória dos povos da fronteira, no Norte de Portugal. Vais conhecer histórias que falam de uma raça de pequenos seres mitológicos, pequenos duendes, que viviam nas ruínas de velhos castros ou em grutas misteriosas que passam por baixo das aldeias. São os maruxinhos. Miudinhos de corpo, orelhudos, rosto enrugado, olhos vivos, garras em vez de mãos - tal é o aspecto destes seres elementais da natureza, conforme narram as lendas. Ainda hoje o povo exclama: "És fino como um maruxinho!". Para dizer o quê? Duas coisas: que é esperto e matreiro; ou que é miudinho e esguio, e em qualquer frincha se esconde. São assim os heróis destas histórias!
 


 
TÍTULO:Os Provérbios e a Cultura Popular
AUTOR(a): Alexandre Parafita
EDITORA: Edições Gailivro
SINOPSE:

O que é a cultura popular? Que manifestações e expressões populares estão autorizadas a merecer esse "rótulo"? Qual o seu futuro no quadro da globalização? O que são e como são os provérbios? Que saberes transmitem? De onde vêm, quem os inventou, quem os usa, como se propagam, como se classificam? Este livro apresenta respostas claras. E, para além dos provérbios, mostra outros exemplos do riquíssimo património oral: ditos populares, motejos, adivinhas, lengalengas, orações, rezas e muitos outros. Trata-se de uma obra concebida para um público curioso, sendo especialmente válido para professores e alunos das áreas de Antropologia Cultural, Etnografia, Sociologia, Ciências da Educação e da Comunicação, Linguística e Literaturas.





TÍTULO:O Maravilhoso Popular
AUTOR(a): Alexandre Parafita
EDITORA: Plátano
SINOPSE:

O Maravilhoso Popular é um livro que desafia o leitor a uma viagem pelo mundo sobrenatural, à descoberta dos cenários meio reais meio fantásticos que o povo conserva na memória oral. Fruto de uma pesquisa cuidada, no âmbito de rigorosos estudos sobre as crenças e superstições do povo rural, esta obra traz a lume um vasto conjunto de histórias de almas penadas, bruxas, diabos, fadas, lobisomens, morte, mouras encantadas, olharapos e trasgos - entidades narrativas que atormentam, entretêm e educam as gerações e as comunidades por onde vão passando.

 
TÍTULO: A Comunicação e a Literatura Popular
AUTOR(a): Alexandre Parafita
EDITORA: Plátano
SINOPSE:
O que é a literatura popular? Quem, onde, quando, como e porquê usa e transmite os provérbios, ditos populares, adivinhas, lenga-lengas, orações, contos populares, lendas, mitos, teatro popular, cantigas e romances?
Na generalidade dos textos, a que se convencionou chamar Literatura Popular, o homem do povo transmite às novas gerações o seu ideal estético, o senso comum, o normativo tradicional, e dota-as dos saberes elementares para a sua sobrevivência na comunidade e para a sobrevivência desta. Há, assim, mensagens culturais que nos chegam, habilmente, por essa via e quase não damos por isso. Que tesouros se "escondem", afinal, na Literatura Popular?
Esta obra, a pretexto de demonstrar a vocação comunicacional da Literatura Popular, quer na horizontalidade do acto comunicativo de expressão oral, quer na eficácia da transmissão intergeracional, apresenta respostas claras a estas e a outras perguntas.
O seu mérito está igualmente no facto de ser um dos primeiros estudos em Portugal a trazer a Literatura Popular para o Universo das Ciências da Comunicação. Professores, alunos e outros interessados em áreas como a Antropologia Cultural, a Sociologia, a Linguística, as Literaturas, a Semiologia e a Pragmática da Comunicação, entre outras, encontrarão nesta obra um valioso instrumento de estudo e consulta. 



Sem comentários:

Enviar um comentário

Deixe aqui o seu comentário, as suas sugestões