sexta-feira, 15 de janeiro de 2016

Projeto "Contos da Terra e do Mar" (domínio da oralidade) - Sugestões

TÍTULO: CONVERSAS DE CAPOEIRA, E MUITA BRINCADEIRA

AUTOR: Palmira Martins

EDITORA: Educação Nacional
SINOPSE:

Conversar é próprio dos humanos. Através das conversas, partilhamos ideias, discutimos opiniões, revelamos sentimentos… Mas… serão só os humanos a gozar deste privilégio? Pusemo-nos à escuta e ouvimos animais, e até objetos, em acaloradas discussões, monólogos solitários ou diálogos estranhos. Assistimos ainda a um casamento na capoeira, a umas eleições na selva e a outros acontecimentos improváveis. Nestas Conversas de capoeira… partilhamos todas estas descobertas

 

TÍTULO: ABECEDÁRIO MALUCO

AUTOR: Luísa Ducla Soares
EDITORA: Porto Editora
SINOPSE:
Não se brinca apenas com brinquedos. Também com palavras.
Elas aborrecem-se de estar nas gramáticas e nos dicionários sempre sérias e bem-comportadas. As palavras saltam na ponta da língua, pregam partidas e mostram aos mais sisudos que também precisam de um recreio.
Divirtam-se com elas, lendo este Abecedário Maluco!

TÍTULO: O CAPUCHINHO VERMELHO NO SÉCULO XXI

AUTOR: Luísa Ducla Soares
EDITORA: Porto Editora
SINOPSE:
Todos conhecem a história da Menina do Capuchinho Vermelho, uma famosa história parada no tempo. Mas, como seria se a Menina saltasse do seu livro antigo para os dias de hoje? Desmaiava de espanto? Entusiasmava-se com o mundo atual? Encontraria algum lobo?
Se querem saber, façam com ela essa viagem.

TÍTULO: A CASA DA POESIA

AUTOR: José Jorge Letria
EDITORA: Booksmile
SINOPSE:
Sabias que, tal como tu, a poesia também tem uma casa? Não é bem igual à tua, mas é igualmente acolhedora e simpática. Lá dentro, encontras versos que podem ou não rimar, que podem fazer rir ou chorar, com diversos sons e de muitas cores. Estás pronto para abrir a porta?
«A poesia tem uma casa que não aparece nos jornais, talvez por iguais a ela não existirem muitas mais.
É uma casa hospitaleira onde o sono é fantasia e cada poema guarda a sua própria melodia.»

TÍTULO: EXPRESSÕES COM HISTÓRIA

AUTOR: Alice Vieira
EDITORA: Texto Editores
SINOPSE:
Na casa do Pedro há tantas histórias para contar como perguntas ele tem para fazer.
No meio de conversas quotidianas, surgem expressões idiomáticas que o Pedro não consegue perceber e que dão azo a risota e a histórias que até metem Romanos e dinossáurios!
Porque há sempre uma explicação para as frases que usamos mesmo sem saber porquê.
E, como de pequenino é que se torce o pepino, o Pedro vai ficar a saber porque é que se exclama «Eureka!», se corre a «tirar o pai da forca», se dizem coisas «com sete pedras na mão» ou se «fazem ouvidos de mercador.
Com a mestria das palavras de Alice Vieira e a magia das ilustrações de Ricardo Cabral, este livro explica-nos em pequenas histórias o significado e a origem destas e de tantas outras expressões, que tu, tal como o Pedro, certamente já ouviste.

TÍTULO: HISTÓRIAS CURIOSAS DA NOSSA HISTÓRIA

AUTOR: José Jorge Letria
EDITORA: Oficina do Livro
SINOPSE:
Livro recomendado para apoio a projetos relacionados com a História de Portugal nos 3º, 4º, 5º e 6º anos de escolaridade. A História de Portugal também é feita de curiosas peripécias e personalidades únicas que muito contribuíram para fazer do teu país uma pátria sem igual. De Egas Moniz à Revolução dos Cravos, passando pela Padeira de Aljubarrota ou pelo grande herói que foi Aristides de Sousa Mendes, Histórias Curiosas da Nossa História vai ajudar-te a descobrir Portugal!

TÍTULO: HOSPITAL DAS LETRAS
AUTOR: José Jorge Letria
EDITORA: Booksmile
SINOPSE:
Este é um hospital muito especial! É um hospital aonde as letras vão sempre que estão doentes. Mas estas letras também são especiais: cada letra tem uma doença diferente…E todo o abecedário é uma viagem pelo corpo humano: desde o A, que, de tantos ataques de Asma, qualquer Angina o incomoda, passando pelo B, que tem gatinhos a miar dentro do peito sempre que é fustigado por uma Bronquite, até à menina Z, que já tem manchas vermelhas espalhadas pela pele da Zona que a incomoda.

TÍTULO: LER DOCE LER
AUTOR: José Jorge Letria
EDITORA: Booksmile
SINOPSE:
Cada livro tem a sua magia, lendas, contos ou histórias. Cada leitor tem uma maneira própria de os interpretar, viajando e sonhando através das suas páginas.
Este livro é dedicado aos livros e à leitura. Ao lê-lo, ficarás a saber mais sobre os segredos que os livros escondem e sobre a sua principal missão: despertar o gosto pela leitura.
«Os livros são casas com meninos dentro e gostam de os ouvir rir, de os ver sonhar e de abrir de par em par as paisagens e as imagens, para eles, lendo, poderem sonhar.»

TÍTULO: LETRAS LETRONAS PALAVRAS BRINCALHONAS

AUTOR: Leonor Lourenço
EDITORA: Soregra
SINOPSE:
Ratinhos atrevidos, porquinhos descarados e muitos outros animais que te vão divertir. Não vais resistir ao convite de continuar a imaginar e rimar. Entra na brincadeira e diverte-te.



TÍTULO: MONGE DESASTRADO E OS PASTÉIS DE BELÉM

AUTOR: Isabel Alçada e Ana Maria Magalhães

EDITORA: Caminho
SINOPSE:
Este rapaz é um exemplo para todos nós - exclamou o prior, indicando o tabuleiro com um gesto breve.
 - Fez uma bonita ação, merece recompensa.
Manuel ainda olhou à procura do tal rapaz que ia ser recompensado, e ficou estupefacto quando percebeu que era ele próprio, pois não se lembrava de ter cometido nenhuma ação meritória.
- Passou a noite a trabalhar sem descanso - continuou o prior no mesmo tom aprovativo.
 - Com certeza não poupou esforços para inventar os melhores pastéis que comi na minha vida. Podem até ser vendidos para fora, o que muito ajudará as finanças do convento.

TÍTULO: O SOM DAS LENGALENGAS

AUTOR: Luísa Ducla Soares
EDITORA: Livros Horizonte
SINOPSE:
Do «Lagarto pintado» à «Criada lá de cima», as melhores lengalengas para desencravar a língua e conquistar as crianças para a leitura. Desta vez num maravilhoso 3 em 1: Daniel Completo fez as cantigas que ficam imediatamente no ouvido e João Vaz de Carvalho juntou o humor das suas ilustrações ao finíssimo e aclamado engenho de Luísa Ducla Soares, que neste CD nos oferece ainda a surpresa da sua voz.

Sem comentários:

Enviar um comentário

Deixe aqui o seu comentário, as suas sugestões