domingo, 20 de novembro de 2016

É hoje, mas festejado AMANHÃ, em muitas escolas



A Missão Pijama é uma iniciativa criada pela MUNDOS DE VIDA, em 2012, com a finalidade de sensibilizar o país para o "direito de uma criança crescer numa família", promover o acolhimento familiar de crianças e reduzir o número de crianças institucionalizadas.
A Missão Pijama da MUNDOS DE VIDA nasceu com este propósito e tem vindo a organizar um conjunto de iniciativas de sensibilização, sendo as mais significativas o DIA NACIONAL DO PIJAMA e a maior CAMINHADA DO PIJAMA do mundo.
Com um povo tão solidário como o português, é possível encontrar novas soluções, dando esperança a milhares de crianças que vivem uma infância sem memórias de uma vida em família. Como aconteceu noutros países, a gestão da mudança, passa pela sensibilização e pela mudança de mentalidades de uma cultura de institucionalização que ainda prevalece nas estruturas do país.
Na realidade, 8.142 crianças, em Portugal, vivem em centros e lares de acolhimento, número que representa 96% do total das crianças separadas dos seus pais. Apenas 4% das crianças vivem com uma família, no nosso país, quando em França são 64% e em Inglaterra o número sobe para 77%.
A União Europeia, em 2013, fez inclusivamente uma recomendação a Portugal para que fossem criados filtros para impedir a institucionalização de mais crianças e que fosse desenvolvido o acolhimento familiar. 
A Mundos de Vida, pioneira no desenvolvimento do acolhimento familiar, no nosso país, já acolheu 118 crianças em famílias de acolhimento de qualidade que tem vindo, anualmente, a captar através do seu programa “Procuram-se Abraços”.
Este ano, no dia 20 de novembro, a Convenção Internacional dos Direitos da Criança faz 26 anos. A missão pijama foi, em 2014-2015, um pilar das celebrações. Espera chegar a cada vez mais portugueses para juntos, passo a passo, criança a criança. abraço a abraço, criarmos um país onde crescer numa família possa ser para cada criança a realidade de cada dia.

Sem comentários:

Enviar um comentário

Deixe aqui o seu comentário, as suas sugestões