quarta-feira, 22 de março de 2017

SUGESTÕES PARA HOJE, DIA MUNDIAL DA ÁGUA


TÍTULO: A menina gotinha de água

AUTOR: Papiniano Carlos 
EDITORA: Porto Editora
SINOPSE
Esta é a história de uma gotinha de água e do percurso que realiza ao longo da sua vida. A gotinha vive no mar juntamente com as suas irmãs gotinhas e com elas faz grandes viagens, sofrendo sempre várias transformações. A gotinha transforma-se em chuva, em fonte, em ribeiro, em rio, regressando depois a casa. É o ciclo da água relatado de uma forma poética e didática.


A coleção Educação Literária reúne obras de leitura obrigatória e recomendada no Ensino Básico e Ensino Secundário e referenciadas no Plano Nacional de Leitura.




TÍTULO: Ciclo da Água
AUTOR: Cristina Quental e Mariana Magalhães; Ilustração: Sandra Serra 
EDITORA: Gailivro
SINOPSE
EXCERTOS
— Bom dia! — saudou a professora Tita.
— Bom dia? Com esta chuva toda?! — lamentou-se a Leonor.
— Porque está a chover tanto? Não percebo como! — disse o Mário.
— Pois é, ainda ontem estava sol… — atalhou a Sofia.
E tu, sabes de onde vem a chuva? E sabes porque é que ela é tão importante?
Vem com a professora Tita e os alunos descobrir o ciclo da água, saber de onde vem, para onde vai, para que serve e porque é tão importante para todos.
No final do livro, diverte-te com as lengalengas, a canção e a peça de teatro.





TÍTULO: A Fantástica História de Florzinha Gota de Água
AUTOR: José Carlos de Vasconcelos 
EDITORA: Gradiva
SINOPSE: 
Uma das tentações mais persistentes de quem se lança a escrever para crianças (caso do jornalista e director do Jornal de Letras, José Carlos de Vasconcelos) é condensar a sua visão do mundo num discurso cumulativo e pleno de espírito demissão, mas que tem pouco a ver com o público a quem se dirige. A «fantástica história» da gota de água chamada Florzinha que sai da sua rosa para partir «à descoberta do desconhecido» falha em originalidade o que compensa em lirismo tardio: «Esteve no copo de cristal dos senhores do universo e no cantil de alumínio dos mineiros da mina, dos pescadores no mar, dos soldados na batalha. Foi pérola,foi gota de suor, foi lágrima,Florzinha.» Sim,e depois?




TÍTULO: Conversas do Tiago e da Sara - A Água
AUTOR: Dorindo Carvalho 
EDITORA: Instituto Piaget
SINOPSE: 
As Conversas do Tiago e da Sara são inspiradas na ideia de que aprender pode tornar-se uma alegria, e de que existe em todos os domínios do conhecimento, ideias-chave ou noções de base, apaixonantes de descobrir, úteis de conhecer e fáceis de utilizar.

Sem comentários:

Enviar um comentário

Deixe aqui o seu comentário, as suas sugestões