quinta-feira, 12 de janeiro de 2012

Algumas sugestões para o Concurso «Eu conto!»

Sinopse:
Marcadamente maravilhoso e dominado por uma subtil componente humorística, este álbum narrativo possui como protagonista um médico anónimo, que tem como consultório o fundo do mar e como pacientes os seus habitantes. Nesta divertida narrativa, escrita numa linguagem muito acessível e num registo coloquial, participam um cavalo-marinho que vê mal e tem de usar óculos, um tubarão com dores de dentes, um Polvo magoado nos seus oito braços e uma baleia que se considera muito gorda. O carácter inesperado e insólito, aliado ao desfecho positivo ou eufórico, do qual se destacam valores como a solidariedade, a amizade ou, até mesmo, moralidades implícitas como “a união faz a força”, bem como a expressividade da profusa vertente pictórica – um conjunto de extensas ilustrações que fazem sobressair o humor e/ou o cómico de situação – desempenham um importante papel na captação da atenção dos leitores mais novos que, com facilidade, aderirão a este livro.
Texto de :Sara Reis da Silva
Título: O Médico do Mar
Autor: Leo Timmers
Editora: Educação Nacional


Sinopse:
Nesta história tradicional recuperada por Alice Vieira são evidenciados valores de coragem e solidariedade, onde os mais fortes e imodestos reagem cobardemente, surgindo, inesperadamente, a ajuda solidária da pequena e empenhada formiga que, com a razão e o coração do seu lado, enfrenta o perigo para salvar o coelho a quem a cabra cabrês roubara a casa. 

Título: O Coelho Branquinho e a Formiga Rabiga
Autor(es) Alice Vieira, João Tinoco (Ilustrador)
Editora: Caminho

 

Sinopse:


Neste pequeno álbum, ideal para primeiros leitores, um delicado discurso visual, composto a partir da colagem e da articulação de papéis e de outros materiais (por exemplo, tecidos) de cores e de texturas distintas, conjuga-se expressivamente com um texto verbal em que se cruzam linhas ideotemáticas como a passagem da vida, a morte, a amizade ou a solidariedade, entre outros. O ciclo da natureza e/ou as estações do ano associam-se simbolicamente aos vários momentos da vida humana, testemunhada na vivência da protagonista anunciada pelo título. Com simplicidade discursiva, o relato, marcado também por um cativante sensorialismo, desenvolve-se, pois, em torno de alguns tópicos habitualmente encarados como “desconfortáveis”, tratados aqui com a subtileza suficiente para serem eficazmente descodificados e sentidos pelos mais novos.
Título: A Casa da Maria
Autor(es): Coby Hol, Coby Hol (Ilustrador)
Editora: Plátano

 Sinopse:
Seguindo uma linha e um estilo já habituais na escrita desta autora, reencontramo-nos, neste volume, com a célebre fábula de La Fontaine, mas, desta vez, com uma roupagem original. Nesta versão da famosa narrativa, recorre-se, como no texto matricial, à metáfora e ao símbolo, nascidos das “personalidades” de dois animais, uma industriosa e incansável formiga vs. uma descontraída e inconsequente cigarra. Assim, contra a filosofia de vida da primeira, resumida no ditado “quem não trabuca não manduca”, vivem a cigarra e os restantes animais, todos maravilhados com a natureza que os envolvia, até ao dia em que, afinal, percebem que o tempo da abundância já acabou e que precisam de procurar comida. A cigarra recorre, então, a sua “amiga” formiga, mas esta fecha-lhe a porta. Resta-lhe aceitar o inesperado chocolate que o menino, ouvinte da sua história, lhe oferece. Submetido a uma série de actualizações – como o facto da casa da formiga parecer um armazém de supermercado e da cigarra inventar um rap –, aspectos que, além de sustentarem uma cativante componente humorística, acabam por aproximar a mensagem textual do receptor implícito, a fábula de L. D. Soares, sem descurar a componente estética, procura moralizar e alertar os homens para algumas das dificuldades que as duas visões da vida, simbolizadas pelas atitudes da formiga e da cigarra, poderão suscitar. A mistura de dois universos, anunciados no início da narrativa e “recuperados” no seu final – o do texto e das suas personagens e o do acto de contar esta velha história –, bem como o desfecho original contribuem para que este renovado texto fique na memória do leitor.  
Texto de : Sara Reis da Silva
Título: A Cigarra e a Formiga
Autor(es): Luísa Ducla Soares, Pedro Nogueira (Ilustrador)
Editora: Civilização

 




Sinopse:
Beatrix Potter, neste conto, faz de um pequeno esquilo o herói de uma divertida aventura. Editada, pela primeira vez, em 1911, A História do Timóteo Pé-Leve (The Tale of Timmy Tiptoes), um dos volumes assinados por esta famosa escritora e ilustradora inglesa, a autora dos clássicos Peter Rabbit Books, esta narrativa breve testemunha, uma vez mais, o seu amor à natureza e aos animais. Conta-se, neste pequeno volume pormenorizadamente ilustrado, a história de Timóteo Pé-Leve e da sua esposa Belinha, casal precavido que se ocupa a colher nozes para o Inverno e a Primavera e, ao contrário dos restantes esquilos que as enterravam no chão, a guardá-las dentro de troncos ocos. O inesperado acontece quando, por culpa de um desmemoriado esquilo que desenterra nozes que não lhe pertencem, todo o bosque entra em reboliço… Com um enredo estruturado de forma simples e um discurso apelativo, pontuado pelos diálogos vivos entre as personagens, esta é uma narrativa em que o cómico desempenha também um importante papel na captação da atenção do leitor.
Texto: Sara Reis da Silva
Título: A História do Timóteo Pé-Leve
Autor(es): Beatrix Potter, Beatrix Potter (Ilustrador)
Editora: Verbo



Sinopse:
Inaugurada com o título Gira Gira e Adriana, a colecção Aventuras da Girafa Gira Gira, assinada por Mário Castrim e ilustrada por Elsa Navarro, tem como segundo número pequeno álbum Gira Gira Vai à Escola, obra que se centra na heroína da colecção, uma girafa, que aqui surge de novo como personagem animizada e totalmente dominada por um sonho original: ir à escola. Trata-se de um enredo facilmente «aceite» pelos pequenos leitores pela proximidade estabelecida a este nível e também pela presença / intervenção de crianças na própria diegese (veja-se, por exemplo, o cortejo de centenas de crianças a favor da entrada da girafa na escola). Há, ainda, a assinalar o facto de ser precisamente pela acção de uma criança, Adriana, que o desfecho feliz da narrativa se concretiza. Esta é uma narrativa estruturada de forma simples e linear, com um número reduzido de personagens, marcada por uma coloração maravilhosa e que conta com uma forte componente pictórica.  
Texto de: Sara Reis da Silva
Título: Gira Gira Vai à Escola
Autor(es) Mário Castrim, Elsa Navarro (Ilustrador)
Editora: Campo das Letras 


Sinopse:
Num formato ligeiramente diferente do habitual e também para um público um pouco mais crescido, esta publicação de OQO mantém-se fiel à filosofia da editora, recriando de forma original, um conto tradicional africano. A dimensão tradicional oral está presente nos paralelismos e repetições que estruturam a narrativa, assim como na temática escolhida e no cariz moralizante presente no encerramento da história. Premiando a solidariedade com os outros e a esperteza e castigando o egoísmo, a inveja ou cobiça, o texto recria diferentes sortes de dois amigos animais (o rato e o coelho), no que ao casamento diz respeito. As ilustrações de Marta Torrão recriam com inusitada originalidade os ambientes propostos, mantendo-se fiéis ao estilo da ilustradora portuguesa.  
Texto: Ana Margarida Ramos 
Título: O Rato Solteiro
Autor(es): Paco Liván, Marta Torrão (Ilustrador)
Editora: OQO
 
 Sinopse:
Esta narrativa de João Pedro Mésseder, com ilustrações de Gémeo Luís, recria literariamente a temática da diferença, apelando, de forma implícita, para a tolerância e aceitação do outro. O aquário, enquanto espaço fechado e limitado fisicamente, gera conflitos e metaforiza, de alguma forma, a vida em sociedade, também ela dominada muitas vezes por lutas pelo poder e pelo domínio dos outros. A resolução positiva da intriga segue-se à necessidade de colaboração entre todos de modo a resolver problemas comuns. 
Texto: Ana Margarida Ramos
Título: O aquário
Autor(es): João Pedro Mésseder, Gémeo Luís (Ilustrador)
Editora: Deriva

Sem comentários:

Enviar um comentário

Deixe aqui o seu comentário, as suas sugestões