quarta-feira, 3 de maio de 2017

Algumas opções para falar sobre a MÃE

Narrativa versificada sobre as ligações afectivas entre a mãe e os filhos, este livro de José Jorge Letria é também um hino à família, aos seus rituais e rotinas, relembrando o papel que ela desempenha na vida de todos e, muito em particular, na vida das crianças. Com um discurso acessível, a que se juntam as rimas e os ritmos próprios do texto poético, o autor promove a identificação dos leitores com o universo recriado e com as personagens, chamando a atenção para o papel insubstituível da mãe.
Por: Ana Margarida Ramos
Título:A Minha Mãe
Autor: José Jorge Letria
Editora: Ambar 


Álbum da autoria do prestigiado criador Anthony Brown, A Minha Mãe surge agora no mercado português numa edição de grande formato. Explorando a relação afectiva entre mãe e filho, o livro dá voz a este último e recria a visão que ele possui da figura maternal. Observada a partir do ponto de vista infantil, ela multiplica-se em funções e actividades diferenciadas, evidenciando a sua importância no ambiente familiar. A profunda admiração que a criança sente pela mãe mistura-se com o amor, a necessidade de protecção e faz dela, simultaneamente, uma mãe única e especial, mesmo se igual a muitas outras mães…
As ilustrações amplificam os sentidos de um texto muito breve e muito simples, explorando diferentes metáforas associadas a comportamento materno. Além disso, o criador utiliza o padrão florido do roupão da mãe como elemento coesivo do ponto de vista visual, actuando como fio condutor da leitura do texto e das imagens. Vocacionado para a família, este álbum, como outros do autor, exige múltiplas leituras, de preferência realizadas ao colo da mãe.
Por: Ana Margarida Ramos
Título:A Minha Mãe
Autor: Anthony Brown
Editora: Caminho

Sem comentários:

Enviar um comentário

Deixe aqui o seu comentário, as suas sugestões