terça-feira, 18 de janeiro de 2011

Se Maomé não vai a montanha, a montanha vem até Maomé :-)

"Independentemente do nível de ensino, os professores bibliotecários estabelecem redes de trabalho cooperativo, desenvolvendo projectos de parceria(…). São eles os co-responsáveis pela liderança e gestão das bibliotecas e serviço de biblioteca no agrupamento. (…)"
(In, Para uma gestão integrada da biblioteca escolar do agrupamento
Orientações. 2010. Lisboa. Rede Bibliotecas Escolares)
Já em 1999, o Manifesto para as Bibliotecas Escolares da UNESCO fazia também a defesa do trabalho colaborativo, sublinhando os resultados que permite alcançar:
“…quando os bibliotecários e os professores trabalham em conjunto, os alunos atingem níveis mais elevados de literacia de aprendizagem, de resolução de problemas e competências no domínio das tecnologias de informação e comunicação.”(2)
Foi tudo isto que hoje aconteceu com e para os alunos do 4º ano da EB1 Nº1. Tentando eliminar as distâncias geográficas a docente de ET, Prof. Maria do Céu Silva, exercendo funções na escola sede e membro da equipa da BE Sede, deslocou-se até à BE dos Correios para fazer, com estes alunos, um workshop sobre a decoração de colheres de pau.
Numa primeira fase, os alunos foram recebidos na BE e aí tivemos tempo para dialogar acerca desta antiga e bonita tradição de Vila-condense “A Feira dos Vinte e as colheres de pau”. 
Depois e com base nos ensinamentos dados por esta mestre em arte, foi tempo de imaginação, muita criatividade e o AMOR foi a palavra-chave.

Alunos do 4º Ano 
Alunos das Professoras 
Ana Bouça-Nova, Olinda Barreto e Eulália Machado

Todas as colheres estarão em exposição na BE Sede até ao dia 14 de Fevereiro. Nessa data serão conhecidos os vencedores deste ano. Até lá irão continuar os workshops na BE Livros na Areia e na BE da Escola Sede.
No final, todos os alunos tiveram direito a um certificado!

Sem comentários:

Enviar um comentário

Deixe aqui o seu comentário, as suas sugestões