A 9 de Outubro de 2010, no Jornal Nacional da TVI, o Professor Marcelo Rebelo de Sousa lançava o concurso ”Para que serve o Presidente da República?”
Podiam participar os alunos do 1º, 2º, 3º ciclos ou ensino Secundário
Para participarem neste concurso teriam de:
- Redigir um texto, individualmente ou em grupo, de acordo com o tema proposto;
- Não havia limite de espaço para expor as ideias;
- Podiam pedir ajuda na Biblioteca Escolar, ao professor de Língua Portuguesa ou outro para que este pudesse fazer uma última leitura e propor correcções;
- O trabalho devia ser enviado, via correio electrónico, para president@tvi.pt, até 15 de Janeiro de 2011.
A Professora Olinda Barreto esteve atenta a este concurso, e eis que uma excelente surpresa foi recentemente divulgada, em directo no mesmo canal televisivo, a dar conta que a sua aluna Inês Salvador (4ºAno) tinha obtido o 2º lugar a nível nacional.
Parabéns Inês, parabéns Prof. Olinda. O prémio será entregue em Lisboa. Ficamos a guardar uma fotografia desse momento!
Para que serve um presidente da República?
O Presidente da República, em Portugal, faz as vezes do Rei. Ele foi eleito pela maioria dos portugueses para os representar. É o representante máximo dos portugueses, e a imagem de um povo. Para que os estrangeiros e países ricos possam conhecer o nosso país e as coisas bonitas que fazemos, o presidente entra em contacto com outros países e mostra-lhes tudo o que Portugal tem para produzir e vender.
O nosso presidente tem uma equipa de pessoas para falar com todos os países do Mundo. Quando ele vê que há um país muito interessado em alguma coisa que possa enriquecer o nosso, ele vai ter com esse país ou convida os seus representantes para cá virem e mostra-lhes tudo de bom que temos para vender. A isto chama-se promover.
O Presidente tem um trabalho complicado que é promover tudo o que os portugueses conseguem imaginar, criar e vender ou até trocar.
O Presidente faz outra coisa importante. É ele que pode chamar a atenção das pessoas que devem guardar o dinheiro do nosso país. Ele vê se as contas estão bem ou não. É como os nossos pais, em casa. Só que no país, as contas e as despesas são muito maiores do que as de casa. O país é como a nossa casa. O presidente é o pai e o governo é a nossa mãe. É mais ou menos assim, mas também é mais complicado do que isto.
Inês Salvador - 4º B
Sem comentários:
Enviar um comentário
Deixe aqui o seu comentário, as suas sugestões