sexta-feira, 1 de abril de 2011

Hoje, só hoje podemos “mentir”. É dia 1 de Abril, o Dia das Mentiras

Hoje em dia, o 1º de Abril é um dia especial para pregar partidas e mentiras aos outros para todos nos rirmos um bocadinho dos sustos e enganos que causámos.
É uma bela altura para pôr sal no açucareiro e açúcar no saleiro, é dia de pregar partidas para nos divertirmos, mas atenção, pregar partidas por maldade, é ser mau.
Quatro regras para as partidas do Primeiro de Abril:
1 - Não se pode magoar ou fazer mal à pessoa.
2 - A vítima tem de acreditar (ou não estar nada à espera).
3 - A vítima, quando descobre, tem pelo menos de sorrir.
4 - Nessa altura tem de se gritar: "1º de Abril!".
Para os adultos é sobretudo nos jornais, na televisão que se inventam histórias que são grandes mentiras, mas que têm de parecer verdade. A piada é tentar-se adivinhar se é mesmo verdade... ou não.

Há muitas e variadas explicações para o 1 de Abril se ter transformado no Dia da Mentira ou Dia dos Bobos. Não se sabe a origem desta brincadeira e qual das versões é a verdadeira.
Uma delas diz que surgiu em França. Desde o começo do século XVI, o Ano Novo era festejado no dia 25 de Março, data que marcava a chegada da primavera. As festas duravam uma semana e terminavam no dia 1 de Abril.
Em 1564, depois da adopção do calendário gregoriano, o rei Carlos IX de França determinou que o ano novo seria comemorado no dia 1 de Janeiro. Alguns franceses resistiram à mudança e continuaram a seguir o calendário antigo, pelo qual o ano iniciaria em 1 de Abril. Gozadores passaram então a ridicularizá-los, a enviar presentes esquisitos e convites para festas que não existiam. Essas brincadeiras ficaram conhecidas como plaisanteries.
Em países de língua inglesa o dia da mentira costuma ser conhecido como April Fool's Day ou Dia dos Tolos, na Itália e na França ele é chamado respectivamente pesce d'aprile e poisson d'avril, o que significa literalmente "peixe de abril". As crianças fazem um jogo típico que consiste em colar ou prender um peixe recortado em papel nas costas de alguém, sem essa pessoa dar por isso. Quando ela nota, grita-se: " Poisson d'avril! Poisson d'avril!".
Uma outra explicação francesa diz que, dantes, era o dia em que fechava a época da pesca e era a última hipótese para os pescadores que não tinham pescado nada... Então atiravam-se peixes aos rios para os safar da vergonha de não levarem nada para casa.

Uma das superstições deste dia diz que o casamento no Dia da Mentira não é uma boa ideia e que um homem que se casa nessa data, será para sempre controlado pela esposa :-)

 Existem várias mentiras “pregadas” neste dia que ficaram célebres para sempre:

A Colheita de Spaghetti Suiço
Em 1957 o respeitado programa de notícias "Panorama" da cadeia inglesa BBC anunciou que graças a um inverno temperado e a eliminação de um mortal fungo do spaghetti, os agricultores suíços viviam dias felizes com a sua colheita de spaghetti. A notícia era acompanhada com fotografias de camponeses suíços puxando largos fios de spaghetti das árvores. Muitos espectadores engoliram a “peta” e telefonaram para a BBC, querendo saber o que fazer para terem a sua própria árvore de spaghetti.

Em 1977, o jornal britânico "The Guardian" publicou um suplemento especial de 7 páginas dedicada a San Serriffe, uma pequena república localizada no Oceano Índico, que consistia em várias pequenas ilhotas. Uma série de artigos descrevia a excelência da geografia e cultura desta obscura nação. As suas duas ilhas principais eram chamadas de "Upper Caisse" e "Lower Caisse". A sua capital era Bodoni e o seu líder era o general Pica. Os telefones do "Guardian" tocaram o dia todo, com pessoas a querer saber mais informação sobre este paraíso idílico. Poucos notaram que tudo sobre esta ilha tinha nomes usados na terminologia de uma impressora. Ao sucesso desta peta é creditado o entusiasmo dos britânicos pelo "Dia das Petas" (April Fool’s Day) nos tablóides ingleses.


 

Sem comentários:

Enviar um comentário

Deixe aqui o seu comentário, as suas sugestões