terça-feira, 4 de outubro de 2011

Era uma vez ... muitos animais

Sinopse:
Curiosa parábola da sociedade contemporânea e das relações entre as pessoas, em particular os vizinhos, este álbum proporciona diferentes níveis de leitura, podendo ser fruído por pequenos e grandes leitores. Aos mais jovens interessará o humor que resulta de uma narrativa onde se combinam, a viver no mesmo prédio, pessoas e animais, incluindo elefantes e crocodilos e onde os homens se comportam de forma anti-social, rejeitando os novos vizinhos porque são diferentes. Os mais crescidos, ao decifrarem o jogo metafórico que estrutura o álbum, poderão reconhecer-se nos comportamentos intolerantes dos homens. O livro incentiva, deste modo, o olhar mais atento – e também mais crítico – para as relações sociais entre as pessoas, promovendo a aceitação e a tolerância perante as diferenças. As ilustrações sublinham a dimensão humorística do texto, explorando o insólito das situações recriadas e valorizando o comportamento da criança que narra a história e que, sem preconceitos, aceita a presença, a companhia e até a amizade dos novos vizinhos.Texto de: Ana Margarida Ramos
Título: O meu vizinho é um cão
Autor: Isabel Minhós Martins
Editora Planeta Tangerina 

Sinopse:
Narrativa paralelística protagonizada por uma tartaruga que, de forma insistente, vê o seu sono perturbado pelos amigos que lhe oferecem prendas, este álbum conta ainda com ilustrações de Alessandra Cimatoribus que, com expressividade e muita cor, recriam os elementos centrais do texto. O desafio colocado à ilustradora é considerável, atendendo às repetições que caracterizam o texto. Contudo, explorando diferentes focalizações e pontos de vista, assim como jogando com diferentes planos da heroína, a ilustradora pontua o texto e sublinha os seus paralelismos estruturais, criando um ritmo próprio. Divertido e surpreendente (sobretudo no que diz respeito ao epílogo), o livro apela a releituras e ao reconto oral.
Texto de: Ana Margarida Ramos
Título: A tartaruga que queria dormir
Autor: Roberto Aliaga
Editora: OQO

Sinopse:
Num registo consideravelmente diferente daquele a que nos habituou ao longo de quase 30 anos de publicação na área infanto-juvenil, Alice Vieira dá à estampa, com originais e sugestivas ilustrações de Madalena Matoso, um conjunto de poemas de temática animal que colocam, aos seus leitores, o desafio de descobrir qual a espécie que referem. As imagens de Madalena Matoso actuam em complemento com o texto, dando pistas para a identificação do animal, mas mantendo também a surpresa e o mistério que caracteriza os poemas. Numa linguagem fluente, de nítido recorte lírico, o sujeito poético revisita o rico imaginário animal, desafiando os leitores a jogarem com ele um divertido jogo de escondidas onde a poesia e o humor ocupam um papel de relevo.
Texto de: Ana Margarida Ramos
Título A Charada da Bicharada
Autor: Alice Vieira
Editora: Texto Editores

Sinopse:
Esta narrativa versificada conta a história de uma abelha, descrevendo as suas rotinas diárias e a sua ligação próxima à Natureza. Os contactos com as flores e outras espécies vegetais, o trabalho de recolha do pólen, a hierarquia na colmeia, as estações do ano, os habitantes do jardim, as viagens, o fabrico do mel são alvo de revisitação e recriação poética por parte de uma narrativa que é também uma espécie de elogio a uma espécie particularmente próxima do Ser Humano. As ilustrações, com recurso ao tratamento digital, exploram todas as potencialidades das cores fortes e das formas bem definidas, particularmente do agrado dos pequenos leitores. Sublinham, além disso, a dimensão humorística que percorre o texto, propondo a personificação da heroína.
Texto de:Ana Margarida Ramos
Título: A Abelhinha Giroflé
Autor: Vergílio Alberto Vieira
Editora: Caminho


Sinopse:
Construído sob a forma de um jogo no qual se vão sucessivamente multiplicando e dividindo animais, o álbum narrativo tematiza a importância da amizade e da vida em grupo, mesmo no âmbito dos animais da quinta. Assim, com o objectivo de combater a solidão de uma vaca, são várias as operações matemáticas que a família terá de fazer até que a quinta fique repleta de animais das mais diferentes espécies. Com humor, que decorre também das ilustrações de grande qualidade plástica e particular expressividade (com recurso a uma técnica mista que combina pintura, recorte e colagem de diferentes elementos visuais), o livro constitui uma experiência divertida, fazendo a leitura um jogo através do encadeamento lógico e dos paralelismos que caracterizam a narrativa. 
Texto de: Ana Margarida Ramos
Título: 200 amigos (ou mais) para uma vaca
Autor: Alessia Garilli
Editora: Livros Horizonte 


Sinopse:
Christian Voltz é autor e ilustrador de alguns álbuns narrativos particularmente bem conseguidos. Nesta nova edição da Kalandraka não desilude os seus leitores fiéis. Combinando humor e sensibilidade, cria um álbum muito original que tematiza a questão da morte dos entes queridos, em particular a avó, sugerindo a ideia de que aqueles que morrem e nos são próximos permanecem sempre junto de nós. A forma expressiva como alia texto e imagem, elementos visíveis e outros invisíveis, apela a uma leitura e uma observação atentas de todas as páginas do livro. Além disso, a repetição, com ligeiras variações, de imagens, convoca o leitor a recuar na leitura feita, a observar com mais atenção e a ver para além das aparências. Destaque-se ainda a composição das imagens e a expressividade do título, cujo sentido só pode ser compreendido no final da leitura. 
Texto de: Ana Margarida Ramos
Título: A carícia da borboleta
Autor: Christian Voltz
Editora: Kalandraka

Sinopse:
Recriação original de uma belíssima lenda do Nordeste Brasileiro que explica a multiplicidade de cores do papagaio, esta versão de Eduardo Galeano, com a colaboração de uma exemplar componente pictórica, muito colorida, expressiva e perfeitamente articulada com o universo textual, distingue-se pela forma como alia narrativa e poesia, tradição e modernidade, construindo uma narrativa que, para além de tudo, também fala de afectos e de como eles mudam o mundo e vencem até a própria morte. Com recurso a uma narrativa encadeada, baseada numa sequência específica que, depois, será determinante para o resultado final, o texto cativa a atenção dos leitores e promove até a sua recriação posterior, sugerindo a colaboração no acto de contar da história. O final, surpreendente e fantástico, é a prova da qualidade do imaginário popular e tradicional, sempre pronto a dedicar um olhar atento à realidade que o cerca.
Texto de: Ana Margarida Ramos
Título: História da ressurreição do papagaio
Autor: Eduardo Galeano
Editora: Kalandraka



Sinopse:
Orelhas de Borboleta é um álbum ilustrado que retrata, com particular expressividade, a intolerância que, às vezes, caracteriza o comportamento infantil, conduzindo a problemas de integração. Mara, a protagonista, é alvo das críticas e das perseguições dos seus colegas que repetem, até à exaustão, as suas particularidades físicas e a sua condição económica menos favorável. Mara, contudo, consegue descobrir formas originais e particularmente poéticas de explicar essas diferenças, resistindo, com coragem, às críticas e aos insultos. As ilustrações, muito belas e expressivas, não só recriam as situações concretas como exploram a dimensão metafórica do texto sublinhando a individualidade da pequena heroína. Capaz de promover a identificação com as situações recriadas, este álbum parece incentivar a tolerância perante a diferença, valorizando-a como forma de enriquecimento pessoal.
Texto de: Ana Margarida Ramos
Título: Orelhas de borboleta
Autor: Luisa Aguilar
Editora: Kalandraka

Sem comentários:

Enviar um comentário

Deixe aqui o seu comentário, as suas sugestões