terça-feira, 22 de fevereiro de 2011

Mais um encontro para partilhar

Realizou-se hoje mais uma reunião concelhia. Desta vez o acolhimento a todos os PB´s foi feito pela PB Celeste da BE da EB1 das Caxinas. 
Foram muitos os assuntos debatidos, mas destacamos alguns livros recomendados pela Coordenadora Interconcelhia Dr.ª Angelina Pereira.

O livro A Contradição Humana, de Afonso Cruz, foi ontem distinguido na categoria de melhor livro de literatura infanto-juvenil .
Este escritor já em 2009 tinha recebido outro prémio, o prémio Maria Rosa Colaço 2009 para Literatura Juvenil com Os Livros Que Devoraram o Meu Pai

Afonso Cruz traz-nos, neste livro, as observações de uma criança atenta ao mundo, às suas contradições e opostos, combinando ironia e argúcia com um talento narrativo que passa igualmente pela sua ilustração.


Sinopse
Textos inéditos de Carlos Tê sobre o Porto, em diálogo com as ilustrações de Manuela Bacelar. É um conjunto de textos mais ou menos indefinidos que abarcam sentimentos, memórias, vivências, atmosferas...

Excerto
«Um ancião passou por mim na Rua de Júlio Dinis e disse: a Ilha do Bom Sucesso ficava aqui. Na primeira casa vivia uma mulher de virtude que talhava aftas e lombrigas e cozia fracturas com um ovo de costura e um púcaro de água fervida.»

Sinopse:
Neste livro Peter Newell conta-nos que um menino dispara inadvertidamente uma arma e a poderosa bala fura a parede e abre caminho através de todos os obstáculos que vai encontrando.

Parece que nada é suficientemente resistente para a deter, o que significa que, dando a volta ao mundo, poderá mesmo atingir, pelas costas, o próprio responsável pelo tiro. Como irá tudo acabar?

O leitor está convidado a assistir ao acidente, ou à série de acidentes, desde o início até ao desenlace, e pode literalmente olhar através do buraco que também nas páginas do livro a bala abre.

Sem comentários:

Enviar um comentário

Deixe aqui o seu comentário, as suas sugestões