domingo, 13 de fevereiro de 2011

História de São Valentim

Diz-se que o imperador Cláudio pretendia reunir um grande exército para expandir o império romano.Para isso, queria que os homens se alistassem como voluntários, mas a verdade é que eles estavam fartos de guerras e tinham de pensar nas famílias que deixavam para trás...Se eles morressem em combate, quem é que as sustentaria? 
Cláudio ficou furioso e considerou isto uma traição. Então teve uma ideia: se os homens não fossem casados, nada os impediria de ir para a guerra. Assim, decidiu que não seriam consentidos mais casamentos. Os jovens acharam que essa era uma lei injusta e cruel. Por seu turno, o sacerdote Valentim, que discordava completamente da lei de Cláudio, decidiu realizar casamentos às escondidas. A cerimónia era um acto perigoso, pois enquanto os noivos se casavam numa sala mal iluminada, tinham que ficar à escuta para tentar perceber se haveria soldados por perto.Uma noite, durante um desses casamentos secretos, ouviram-se passos. O par que no momento estava a casar conseguiu escapar, mas o sacerdote Valentim foi capturado. Foi para a prisão à espera que chegasse o dia da sua execução.Durante o seu cativeiro, jovens passavam pelas janelas da sua prisão e atiravam flores e mensagens onde diziam acreditar também no poder do amor. Entre os jovens que o admiravam, encontrava-se a filha do seu carcereiro. O pai dela consentiu que ela o visitasse na sua cela e aí ficavam horas e horas a conversar. No dia da sua execução, Valentim deixou uma mensagem à sua amiga (por quem dizem que se apaixonou), agradecendo a sua amizade e lealdade.Ao que parece, essa mensagem foi o início do costume de trocar mensagens de amor no dia de S. Valentim, celebrado no dia da sua morte, a 14 de Fevereiro do ano de 269.

Os cartões que hoje conhecemos foram feitos pela primeira vez por volta de 1800 e alguns eram bem enfeitados e decorados com grinaldas de flores, corações, e "cupidos"



Nem todos os países comemoram o Dia dos Namorados como nós.
Na ITÁLIA, as pessoas fazem um grande banquete no dia 14 de Fevereiro
Na INGLATERRA, as crianças cantam canções e recebem dos pais chocolates e outros doces;
No JAPÃO a data foi introduzida em 1936 e o costume neste dia é as mulheres presentearem os seus amados com caixas de chocolates;
Nos ESTADOS UNIDOS nos dias que antecedem 14 de Fevereiro, livrarias e papelarias oferecem uma grande variedade de cartões comemorativos chamados Valentines.
Os adultos costumam comprar cartões para acompanhar os presentes: doces, flores ou perfumes. Nas escolas as crianças fazem cartões para os seus amigos e professores
Mas, cá entre nós, todos os dias são bons para se dizer: EU TE AMO!
(informação recolhida em http://www.junior.te.pt)

Sem comentários:

Enviar um comentário

Deixe aqui o seu comentário, as suas sugestões