segunda-feira, 19 de setembro de 2011

O dono da festa, o hospital das letras e o menino-Árvore

Três títulos juntos que já parecem o inicio de uma história...o dono da festa que foi ao hospital das letras e lá encontrou o menino árvore...
São sugestões para projectos sobre o corpo humano.


Sinopse:
Com apenas 17 anos Estevão Bertoni foi o grande vencedor do Prémio Branquinho da Fonseca 2007, atribuído pelo jornal Expresso em conjunto com a Fundação Calouste Gulbenkian. Brasileiro de nacionalidade o autor empregou em O Dono da Festa mais de 300 expressões idiomáticas da língua portuguesa, recorrendo a dizeres da tradição oral legados de geração em geração ao longo das várias épocas. Bertoni incentiva o leitor a decifrar o seu significado junto de um circuito mais próximo de amigos e família e só depois, caso não encontre explicação, deverá recorrer à ajuda do dicionário. Em O Dono da Festa diferentes órgãos do corpo humano (o nariz, os pés, o rosto, as mãos, os olhos, as orelhas, a boca, os joelhos, os cotovelos, o pescoço, o tronco, o cérebro e a cabeça) são-nos apresentados isoladamente. Foram todos convidados para uma festa em que o anfitrião era o coração, um coração forte e corajoso, bom e sincero. Depois de ouvirem o que ele tem para lhes dizer sabem que apenas juntos conseguirão ajudá-lo. Um livro encantador, original e divertido com o poder de nos fascinar logo nas primeiras linhas.
Título: O Dono da Festa
Autor: Estevão Bertoni
Editora: Editorial Presença

Sinopse:
Lançando mão de um conjunto de 24 composições poéticas, apoiadas numa estrutura métrica irregular – aliás, emblemática da poesia contemporânea –, José Jorge Letria convida o público infantil a entrar n’O Hospital das Letras: um hospital muito peculiar, onde são as letras do alfabeto as que ali procuram tratar as suas doenças. Desde o A que, por ter sofrido de asma na sua infância, e ter, hoje, a garganta fraca, qualquer angina o desatina, até ao Z que se sente incomodado com as manchas vermelhas que a zona lhe provocou na pele, este livro é uma autêntica viagem pelo corpo humano, onde, de forma lúdica e até nonsensical, se exploram fortes potencialidades da língua. A musicalidade das palavras e os jogos sonoros, sugeridos pela rima, aliam-se a recursos linguísticos estimulantes, como as assonâncias e aliterações constantes ou, ainda, a presença de palavras de difícil articulação, que vêm reforçar a dimensão lúdica e humorística da publicação, promovendo o riso na criança-leitora. O abecedário pictórico de Carla Nazareth, marcado pela sobriedade cromática, pelos jogos de tonalidades, de luzes e sombras, acrescenta pormenores às sugestões temáticas dos poemas que recriam. Trata-se, pois, de um excelente impulso para os primeiros passos no caminho da alfabetização infantil. 
Texto de: Carina Rodrigues
Título: O Hospital das Letras
Autor:José Jorge Letria
Editora: Portugália Editora 

Sinopse:
Filipe Come-Come era um rapaz malandro que comia tudo o que lhe apetecia: bonecos, caroços, canetas, papel... Desde que gostasse do cheiro, nada mais lhe importava.
Um dia, a sua fada - essa vozinha que nos avisa quando estamos quase a fazer uma asneira, mas a quem Filipe Como-Come nunca dava ouvidos -, decidiu pedir ajuda às outras fadas e marcou uma reunião na cidade Madrinha. Queria que Filipe Come-Come fosse um menino saudável.
A partir daí, e depois de uma dura decisão da Fada Mandona Rosa, a história complica-se. Filipe Come-Come transforma-se em árvores e arrisca-se a ficar assim para sempre. Quem poderá salvá-lo?
Uma história cheia de aventura em que a fantasia se confunde com uma grande preocupação de todos os pias: criar bons hábitos alimentares nos mais novos.
Título: O Menino-Árvore
Autor: Luísa Costa Cabral
Editor: Oficina do Livro

Sem comentários:

Enviar um comentário

Deixe aqui o seu comentário, as suas sugestões