sexta-feira, 23 de setembro de 2011

Sugestões para os docentes do grupo de 1º Ano

Sinopse:
As protagonistas destas histórias curtas reunidas em dois tomos são duas amigas inseparáveis: a Milly e a Molly. As aventuras que vivem são o pretexto para falar de sentimentos, de comportamentos e de valores, ensinando a ter responsabilidade e iniciativa. São histórias fáceis de ler, cheias de ilustrações coloridas e divertidas, para aprender a respeitar os outros e a gostar de nós tal como somos.
Título: Milly Molly - Contos com Valores para... Conhecer, Respeitar e Brincar
Autor:Gill Pittar
Editora:Everest

Sinopse:
A Lucy nem consegue acreditar no que os seus olhos vêem quando dá de caras com a Goldie e a Bonnie, duas fadas dos dentes cuja missã o é recolher os dentinhos das crianças para serem transformados em Bondade. As fadas andam muito preocupadas, pois ultimamente os de ntinhos têm desaparecido. A Precious, uma fada egoísta, anda a roubá-los para ficar com a Bondade toda para si e assim tornar-se uma fada boazinha. Mas - será este o verdadeiro valor da Bondade?
Título: Ouro Mágico.Qual é o verdadeiro valor da Bondade?
Autor:Gwyneth Rees
Editora: ASA

Sinopse:
Há dois tipos de habitantes. Os de cima e os de baixo. Os de cima vivem da mesma forma que os de baixo. E os de baixo da mesma que os de cima, mas ao contrário. Os de cima e os de baixo é um álbum que se destaca pela simplicidade e originalidade da sua proposta narrativa e estética. Parte da concepção do mundo ao contrário, de uma espécie de reflexo da realidade numa dimensão paralela. Longe de partir do princípio de que existem estilos de vida diferentes ou antagónicos, a proposta tenta demonstrar que se trata de mundos que convivem lado a lado, que partilham costumes, que se complementam, com a diferença apenas de que os acontecimentos decorrem em planos opostos… duplicam-se, podem encontrar-se e coincidir. Um álbum para ler ao alto, ou de pernas para o ar, ao gosto de leitor; ideal para partilhar, podendo ficar um para cada lado. As ilustrações apresentam-nos uma vizinhança muito particular, com personagens de formas básicas, cenas simétricas, cores suaves e cálidas.
Título: Os de Cima e os de Baixo
Autor:Paloma Valdivia
Editora:Kalandraka

Sinopse:
No ano em que a ONU comemora 20 anos sobre a Declaração dos Direitos das Crianças, Luísa Ducla Soares explica, aos mais novos, o significado de alguns dos Direitos das Crianças como, entre outros, o direito a ter um nome, a uma educação, à protecção, o direito a ter uma família e a poder brincar. Mas a autora termina lembrando que as crianças têm também deveres. Com ilustrações de Maria João Lopes, este livro é para crianças e adultos.
Título: Os Direitos das Crianças
Autor:Luísa Ducla Soares
Editora:Civilização Editora


Sinopse:
Em A Casa Grande, João Manuel Ribeiro apresenta-nos um Manifesto de Cidadania. Aborda temas plurissignificativos como as diferentes línguas, latitudes, culturas, cores e crenças religiosas. O escritor apela aos pequenos leitores e «(ainda) […] meninos de verdade» à prática e partilha de sentimentos como o amor, a verdade e o perdão. Convida-os a participar neste desafio que é o combate pela conquista de uma linguagem universal, nova e comum a todos aqueles que respeitam a diferença. A Casa Grande é um álbum metafórico onde se pode aprender a ser um maiúsculo cidadão que sonha sem medo de envelhecer e vive com intensidade. As ilustrações de Ricardo Rodrigues, de uma forma particularmente feliz, recriam os momentos-chave do texto, assim como contemplam aspectos que a componente verbal não inclui, enriquecendo-a. Para o conseguir, o ilustrador socorre-se de uma linguagem plástica com recurso constante às cores fortes e contrastantes, à colagem (ainda que subtil) para a simulação de padrões de vestuário, em associação com os diferentes pontos de vista que se podem ler em cada página assim como na sua leitura sequencial. O resultado é um livro de fruição fluida, rico de informação cromática e formal diversificada, ao mesmo tempo organizado de modo expressivo, variado e equilibrado, aspecto para o qual o design e as opções gráficas da publicação em muito contribuíram.
Texto de: Gabriela Sotto Mayor
Título:A Casa Grande.Manifesto de cidadania
Autor:João Manuel Ribeiro
Editora:Trinta por uma linha

Sinopse:
O que se comia antigamente? Como se fazem os douradinhos? O que são leguminosas? Além das respostas a estas perguntas, A Nossa Alimentação explica ainda, entre outros assuntos, como é composta a pirâmide alimentar, o que devemos comer, como é tratado o leite desde a ordenha, quais são os derivados do leite, e muitas outras coisas que todas as crianças gostam de saber e que as acompanharão pela vida fora.
Título: A Nossa Alimentação
Autor: Doris Rubel
Editora: Verbo


Sinopse:
Há que reaprender a comer porque grande é a confusão e esquecida está a cultura da mesa que guiava a escolha, elegia o cozinhado, satisfazia a comensalidade e regia mitos e simbologias.
Produtos bons para não se sabe o quê, ideais diferentes, ou seja, "coisas", invadem o quotidiano, criam novos mitos e relegam alimentos naturais e comida autêntica para a arca de velharias bolorentas.
Mas os humanos continuam biologicamente iguais nestes últimos 40 ou 50 mil anos; continuam a nutrir-se de comida, repartida por refeições e colações adequadamente ordenadas ao longo da jornada.
Pais e educadores são considerados por crianças e adolescentes como os mais credíveis informadores; atesta-o inquérito recente. Então que não sejam essas veneráveis referências a arrastar os mais jovens para o lixo alimentar, para o supérfluo, para a deglutição de "coisas" ao acaso. Que saibam, atentem e ensinem bem!
Este livrinho de Manuela Leitão, nutricionista e educadora, serve à maravilha para pais e educadores passarem informações cientificamente fundamentadas, com leveza, bom gosto e apetecivelmente.
O texto é uma história, a forma, uma delícia bela. As crianças vão adorá-lo (já foi experimentado). Falta que os adultos o leiam primeiro e aprofundem em boas fontes a razão das mensagens, porque saber comer é bem viver.
Título: Viagem ao Mundo da Alimentação
Autor: Manuela Leitão
Editora:Campo das Letras

Sinopse:
Álbum narrativo protagonizado por uma família numerosa de elefantes, este volume das aventuras da “Família Grande”, trata da questão do desejo de emagrecer e da forma súbita como ele passa a dominar a rotina da família. Contudo, a dieta e os exercícios, em vez de deixarem todos alegres e bem-dispostos, têm exactamente o efeito inverso, tornando-se de tal forma obsessivos que só conseguem sonhar com o bolo da avó. Apesar de protagonizada por animais, a família em causa é imediatamente identificada pelos pequenos leitores que se reconhecem nas personagens e nos comportamentos que estas adoptam. As ilustrações, fiéis ao texto, evocam os momentos centrais da acção e destacam-se pela cor, pelas formas arredondadas e pela promoção de movimento e sugestão de afecto que une as personagens, mesmo nas situações mais difíceis.
Texto de Ana Margarida Ramos
Título:Uma Fatia de Bolo
Autor: Jill Murphy
Editora: Ambar

Sinopse:
Sob a forma de uma narrativa muito simples protagonizada por animais, este volume dá conta das consequências negativas de uma alimentação pouco saudável combinada com a não prática de exercício físico. Palmira, a ovelha protagonista, ao ser confrontada com o seu problema de obesidade, vai encetar um programa de recuperação que acabará por incluir todos os animais da quinta. Descobrindo as vantagens de uma alimentação equilibrada, a ovelha descobre outros prazeres além da comida em excesso. As ilustrações combinam o desenho com a pintura colorida a aguarela que enche as páginas. Muito figurativos, os desenhos recriam as personagens e os momentos-chave da intriga, ajudando a pontuar a narrativa.
Texto de: Ana Margarida Ramos
Título: Palmira, a Ovelha Comilona
Autor: Elisabeth Perestrelo
Editora: Trinta por uma linha

Sinopse:
Álbum narrativo protagonizado por uma menina que, às escondidas dos adultos, prova biscoitos de cão, este livro acompanha as suas aventuras subsequentes, uma vez que a criança crê ter-se transformado num animal daquela espécie. Com muito humor, em resultado do cómico de situação recriado, a narrativa explora as consequências dos comportamentos infantis desviantes ao mesmo tempo que recria um universo paralelo, de características maravilhosas, em resultado da imaginação e da criatividade da protagonista. As imagens, muito expressivas, sublinham a dimensão humorística do texto e recriam os momentos principais da acção, permitindo o reconto fácil do texto. Texto de: Ana Margarida Ramos
Título: Biscoito de Cão
Autor:Helen Cooper
Editora: Caminho

Sinopse:
Trata-se de uma obra que cativa pelas inúmeras possibilidades estéticas a que não é estranho um especial cuidado plástico revelado pela autora/ilustradora que assina, igualmente, o tipo de letra utilizado em muitas das harmoniosas páginas que compõem o livro. A respeito da componente pictórica, saliente-se a articulação que o texto, do ponto de vista gráfico, estabelece com a ilustração, ocupando diferentes lugares nas páginas, conhecendo diversos tamanhos, cores e tipos de letra, com vista a demarcar claramente registos, emissores e, até, tons de voz das várias personagens intervenientes.
Texto de :Ana Margarida Ramos 
Título: Come a sopa, Marta!
Autor:Marta Torrão
Editora: O Bichinho de Conto

Sinopse:
Este álbum narrativo recria a história de uma avó e um neta japonesas, dando conta dos afectos que as unem e da forma como partilham a felicidade. Momoko é o nome da neta que colabora com a avó em todas as actividades que ela executa, exprimindo a sua profunda admiração por ela e pelas suas extraordinárias habilidades culinárias. Serão estas que farão da avó de Momoko uma pessoa muito especial e reconhecida junto dos outros. Com ilustrações feitas a partir de recortes, o álbum revisita o universo oriental, recriando, com expressividade e afectividade a cor local japonesa e uma relação intemporal entre avós e netos.
De: Ana Margarida Ramos
Título: Momoko
Autor:Coby Hol
Editora: Plátano

Sinopse:
Com texto de Carl Norac e ilustrações de Carll Cneut, Monstro não me comas! É um álbum narrativo que, através de uma história protagonizada por animais, tematiza conceitos e comportamentos próximos do universo infantil e facilmente identificados pelas crianças, como é o caso da desobediência, da gula, da relação entre pais e filhos e dos limites, nem sempre bem entendidos, que os primeiros impõem.
Texto de: Ana Margarida Ramos
Título: Monstro, Não Me Comas!
Autor:Carl Norac - Editora: Kual

Sinopse:
Álbum narrativo sobre as extraordinárias aventuras de Nina, uma menina traquina, este livro cruza realidade com fantasia, criando uma intriga cheia de aventuras, surpresas e acontecimentos inesperados. É visível o cuidado estético da publicação, nomeadamente no que à ilustração diz respeito, recriando os cenários e sugerindo a evolução da narrativa e as diferentes alterações que vão acontecendo na vida das personagens. Assim, é muito relevante uma leitura em diálogo do texto e da imagem que dê conta da variação das cores, das sugestões de movimento e acção e que as leia à luz das mudanças de humor e de expressão dos protagonistas.
Texto de: Ana Margarida Ramos
Título: Nina Traquina
Autor:David Lucas
Editora: Gatafunho

Sinopse:
Esta recriação de um conto tradicional infantil, com vagas afinidades com a História da Carochinha, adquire uma individualidade muito particular graças ao contributo da componente ilustrativa que acompanha o texto e o ilumina de forma espantosa. Recriando, através da variação cromática de grande efeito e consistência, os diferentes estados de espírito das personagens – da alegria à mais profunda tristeza e, novamente, o retorno à felicidade inicial que acaba por ser reforçada – as imagens multiplicam os sentidos do texto, dando-lhe consistência e profundidade. A conjugação da sugestão de textura obtida através do papel, da opções cromáticas realizadas, das diferentes técnicas utilizadas e da opção pela ausência de sinal contorno permite criar imagens expressivas e de enorme significado, mas também muito suaves, promovendo uma imediata identificação por parte dos leitores que acompanham as aventuras destes dois ratinhos amigos.
De: Ana Margarida Ramos
Título: O Tom Ratão e a Rata Tomasa
Autor:Marisa Nuñez
Editora: OQO

Sem comentários:

Enviar um comentário

Deixe aqui o seu comentário, as suas sugestões