segunda-feira, 26 de setembro de 2011

"Os verdadeiros agentes do Plano Nacional de Leitura são os professores bibliotecários"

Quem o afirma é Fernando Pinto Amaral, comissário nacional do PNL, a Rita Pimenta (Pública, 25.09.11). E acrescenta: "As escolas e agrupamentos escolares que tenham um determinado número de alunos, têm um professor bibliotecário. São eles que estão no terreno e contactam directamente com as crianças. [...] É muito importante o papel dos professores bibliotecários, pois são eles que dinamizam as actividades e as práticas de promoção da leitura. "
Segundo o comissário, e a propósito das leituras dos e para os jovens "Eles têm de saber que, se quiserem ler este ou aquele livro, o têm na biblioteca. Sobretudo naquela fase de transição, no 3º ciclo, 14/15 anos, em que se perdem hábitos de leitura. É muito importante não forçar. Estão numa fase contestatária e pode surtir o efeito contrário."
[...] Durante este último ano, já lançaram um projecto piloto em articulação com a Rede de Bibliotecas Escolares. São Clubes de Leitura dirigidos para o secundário, numa base voluntária. As escolas envolvidas foram: ES José Régio (Vila do Conde), Colégio Moderno (Lisboa) e ES de Castro Verde (Alentejo).

Sem comentários:

Enviar um comentário

Deixe aqui o seu comentário, as suas sugestões